quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Reflexões sobre a postagem anterior

Quando escrevi a postagem anterior, denominada Flora intestinal - muito além dos carboidratos, pensei por um momento que seria uma postagem pouco popular. Afinal, é acima de tudo uma exposição de minhas dúvidas, de hipóteses novas e não testadas e temas complexos.

Me enganei. Nunca, em toda a história do blog, houve tantos acessos em um único dia. O que é mais relevante ainda por se tratar de um feriadão (quando tipicamente os acessos caem pelo menos 30%).

Minha interpretação é 1) meus leitores são, em sua maioria, pessoas sofisticadas, que apreciam um texto mais complexo; 2) as mesmas dúvidas que me inquietam, parecem inquietar muitas pessoas.

No entanto, fiquei preocupado com o contingente diário de novos leitores do blog que, ao lerem aquela postagem, podem sentir-se perdidos.

Então, como complemento da postagem precedente, ofereço aqui minhas reflexões e meu atual pensamento; se a portagem prévia teve um viés de análise, esta pretende ser uma síntese.

1) A insulina segue sendo um hormônio fundamental no particionamento das calorias em direção ao armazenamento. Estratégias para reduzi-la são, portanto, de grande utilidade (restrição de carboidratos), especialmente nas pessoas em que a causa do ganho de peso foi justamente o excesso de doces e farináceos;
2) Uma dieta bastante restrita em carboidratos - cetogênica em alguns casos - continua sendo uma intervenção terapêutica extremamente útil e eficaz para obesidade, síndrome metabólica e diabetes;
3) Levar em conta a evolução da espécie como uma base sobre a qual devemos estruturar a dieta (o que não significa tentar "comer como um homem das cavernas") e como uma forma de avaliar a plausibilidade das hipóteses dietéticas continua sendo essencial;
4) O esquema básico da dieta continua sendo, como consta nesta postagem, o seguinte:
"Não há necessidade de complicar com fases, regras detalhadas, etc. aquilo que, no fundo, é simples:
1) Cortar açúcar;
2) Eliminar grãos (especialmente trigo e soja);
3) Evitar raízes ("tubérculos", em especial batatas) se você precisa perder muito peso (caso contrário, não);
4) Optar por comida de verdade;
5) Não consumir azeites extraídos de sementes;
6) Perder o medo da gordura natural dos alimentos;
Pessoal, no fundo é só isso!! Precisa de um doce? Coma uma fruta.
Tá difícil perder peso? Elimine um pouco as frutas e/ou batatas. Cada um é diferente. Cada um precisa testar em si mesmo o que funciona, e aquilo que lhe torna possível seguir com o estilo de vida de forma continuada.¨
Isto não é comida de verdade:

Isto é comida de verdade:


5) Páleo não é necessariamente low carb. É possível fazer páleo com abundância de frutas e raízes. Quem já tem uma certa idade, talvez se lembre de um comercial que dizia "existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua". Pois então, existem 1000 maneiras de comer páleo.

  • Ovo-lacto-vegetariano? Corte o açúcar e os farináceos; foque-se, além das saladas, em abacate, coco, nozes, castanhas, e suplemente com ovos e laticínios;
  • Responde mal com gordura saturada? Faça uma versão "mediterrânea" da dieta: foque-se em abundância de vegetais, peixes e frutos do mar, azeite de oliva, nozes e castanhas, e laticínios como iogurte low fat - além de vinho tinto;
  • Não quer perder peso? Apenas exclua o açúcar e os farináceos e evite alimentos processados, mas consuma frutas e raízes sem restrição, além do restante (carnes, frutos do mar, ovos e laticínios fermentados);
  • Quer perder peso rapidamente? Faça páleo LCHF (low carb, high fat), sem frutas, mas com muita salada, ovos carnes, peixes e aves com sua gordura natural e laticínios full fat;
  • Tem problemas de auto-imunidade? Além do glúten, remova completamente o que cresce em vagens, laticínios e ovos (e, eventualmente, algumas outras coisas: clique aqui para ler o protocolo auto-imune).
Essas são apenas algumas variações possíveis. Monte a sua, experimente - não somos todos iguais - só mesmo o governo poderia acreditar que há uma diretriz alimentar que vale para todos.

O que a postagem anterior ACRESCENTA é a possibilidade de que a flora intestinal esteja fortemente envolvida com a regulação hormonal do peso (set point). Esta flora alimenta-se das fibras solúveis presentes nos vegetais da dieta.

Em um primeiro momento, uma dieta de baixíssimo carboidrato exerce seus efeitos benéficos sobre o metabolismo reduzindo a insulina, a glicemia e os triglicerídeos. Além disso, a retirada do açúcar e da farinha ajuda a eliminar espécies patogênicas e pró-inflamatórias do intestino, cuja presença contribui para a resistência à insulina e leptina. No entanto, acaba eliminando também as fibras solúveis e o amido resistente (um tipo de amido que não pode ser digerido, sobre o qual falarei mais no futuro) que alimentam a flora intestinal saudável.

Assim, o que se postula é que uma dieta de muito baixo carboidrato (menos de 40g/dia) seja uma estratégia extremamente útil em um primeiro momento para alguns casos específicos (diabetes e/ou síndrome metabólica), mas que possa não ser ideal no longo prazo. O consumo abundante de vegetais (incluindo smoothies de hortaliças com frutas de pouco açúcar) e de frutas de baixa frutose é uma estratégia que pode ser universalmente adotada, com vistas a nutrir uma flora intestinal anti-inflamatória. Para aqueles que já toleram quantidades maiores de carboidratos sem ganho de peso e sem hiperglicemia, raízes como a batata doce, a batata inglesa e a mandioca poderiam ser consumidos. Mas, ao fim e ao cabo, há que experimentar.

Food for thought...

374 comentários:

  1. Essa postagem tem que ficar em destaque, pra quem chegou de paraquedas vai entender tudo em poucas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Genial!
    UP!
    Destaque inicial sempre, concordo!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, Dr. Souto! :) Algo que andava me inquietando ultimamente era justamente isso, sentir a comunidade paleo brasileira muito "carbofóbica". Eu acredito sim que a maioria acaba esbarrando na dieta procurando uma forma de perder peso - assim, a abordagem low-carb é de fato MUITO válida. Mas não é a única, nem necessária para todos, os quais poderiam estar usufruindo de uma dieta mais variada. E como seu blog acaba sendo um manual para os seguidores, acho muito bom ter um post como este, explicando essas diferenças. Concordo com o Henrique, merece ficar em destaque.

    ResponderExcluir
  4. show td bastante claro !!!!

    ResponderExcluir
  5. Esclarecedor e sintético. Obrigador doc!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Dr. Souto,

    Resumidamente gostaria da sua opinião sobre os alimentos abaixo:

    - quinoa (fonte de proteína e fibras)
    - amaranto (fonte de proteína e fibras)
    - semente de chia (fonte fibras)
    - cacau puro (amêndoa de cacau)
    - pólen de abelha (fonte de proteína, vitaminas e minerais)
    - geleia real (fonte de proteína, vitaminas e minerais)



    São produtos meio caros e gostaria de saber se vale a pena consumi-los ou se são apenas alimentos da "moda".


    Desde já grato!

    ResponderExcluir
  7. Dr. Souto, como muitos amigos estão se interessando no assunto, resolvi fazer um documento organizando os posts em diversos tópicos para facilitar a consulta. Vou postar aqui também, talvez possa ajudar mais alguém (:

    SUMÁRIO

    1 - O que é a dieta paleolítica/low carb?
    2 - O que devo comer?
    3 - Por que devo evitar o consumo de carboidratos?
    4 - Por que devo evitar o consumo do trigo?
    5 - Por que devo evitar o consumo do açúcar?
    6 - O que a insulina tem a ver com tudo isso?
    7 - Por que devo aumentar o consumo de gordura?
    8 - O que a ciência diz sobre o assunto?
    9 - O que a mídia diz sobre o assunto?
    10 - Que atividade física se recomenda?
    11 - E a atividade física sem carboidrato, é possível?
    12 - E se a dieta não gerar mais perda de peso?
    13 - E a saúde? Quais os benefícios dessa dieta?
    14 - Vídeos, podcasts e videocasts
    15 - Receitas

    Acho que consegui garimpar mais de 50% de suas postagens, talvez até bem mais! Seguem abaixo os links para download:

    Em docx:
    http://www.4shared.com/file/gr8C0m_mba/Dieta-paleolitica.html

    Em pdf:
    http://www.4shared.com/office/ITlztqUeba/Dieta-paleolitica.html

    ResponderExcluir
  8. Clap, clap, clap. Acho até que tirar o glúten é mais fundamental que tirar açúcar, visto que o glúten causa mais demanda por açucar do que o próprio e que, no cotidiano, tirar o glúten, para mim, equivaleu, quase, à abstinência que tive após largar o cigarro. Dica de coisa delícia total, que agora tem para vender em Porto Alegre, no Zaffari: TAPIOCA! Tudo de bom, baixo teor glicêmico, com côco ralado - compra-se a própria fruta no super, também -, manteiga e queijo (coalho ou brie). Ah, Tudo na vida!

    ResponderExcluir
  9. Teresa,




    Gostei muito da iniciativa. Pena que o documento é feito com os links e não com os textos em sim. Porque seria bom para imprimir e passar principalmente para os mais velhos que não tem tanta afinidade com computador.




    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Katarina,


    Com certeza TAPIOCA melhor que TRIGO, mas acho que o IG da tapioca é de médio para alto e não baixo.



    Eu também adoro TAPIOCA, mas na minha opinião. Se você já está no peso ideal pode comer tapioca, se você quer emagrecer comer com moderação.


    Abraço, Maurício

    ResponderExcluir
  11. https://plus.google.com/108781860855644104634/posts/5JnBxyPpC86

    ResponderExcluir
  12. Eu li a pagina sobre o protocolo auto imune e qd ela falou dos ovos fiquei tão frustrada pq numa dieta paleo, o ovo é ator principal..sem contar que qq receita vai ovo...mais adiante ela fala que a gema pode ser consumida.. é isso mesmo ou eu li errado?

    ResponderExcluir
  13. Sensacional!! Melhor impossível. Minhas dúvidas estão sendo esclarecidas através deste maravilhoso blog!
    Obrigada Dr Souto, pelo fantástico trabalho e divulgava do mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente, eu também já estava grilada com esse radicalismo e perseguição dos radicais da páleo aos carbos. Cada organismo é de um jeito e responde de forma diferente a mais ou menos carbos, a mais ou menos gordura etc. Eu não me dei bem com a páleo muito baixa em carboidratos, mas tinha que ficar quietinha para não ser atacada pelos radicais.

    ResponderExcluir
  15. O firewall do hospital não me permite abri, mas vou olhar sim!


    Em 10 de janeiro de 2014 00:49, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Eu, pessoalmente de tudo isso, como cacau em pó 100%. Já li em blogs que algumas pessoas com autoimunidade podem ter reação cruzada com esses grãos. Acho que, se a pessoa não tem autoimunidade, tudo Ok. Mas que é coisa da moda, é!


    Em 10 de janeiro de 2014 00:43, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  17. :-) Eu nunca sei de antemão quando uma postagem vai fazer sucesso - essa aí, pelo jeito, vai!


    2014/1/10 Disqus

    ResponderExcluir
  18. Leu certo. Páleo auto-imune é muito restritivo, muito mesmo. Mas, se a pessoa tem uma patologia auto-imune grave, periga ter força de vontade para testar. Mas é duro mesmo.


    2014/1/10 Disqus

    ResponderExcluir
  19. Sabe o que eu sugiro? Comprar um glucosímetro e medir a glicemia em jeuum, 1h, 90 min e 2h após sua tapioca. Se não alterar muito, vc saberá se é alto ou baixo no SEU organismo.


    Em 10 de janeiro de 2014 01:30, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  20. "Craque é aquele que faz o difícil parecer fácil."
    Esse post é um resumão completo pra antes da prova...


    Ps: A fécula de batata até agora está dando um banho no polvilho. elevação de quase nada da glicemia.
    Exemplo de hoje (em fase de aferições):
    Jejum 75
    ingestão de 75g de fécula de batata (60g de carbs)
    30 min 80
    60 min 77
    inacreditável!!

    ResponderExcluir
  21. Dr. Souto, já fizeram o sumário para o seu livro! Hahahaha.

    ResponderExcluir
  22. me lembro que no barriga de trigo o autor nao recomenda a fecula de batata e mandioca, alguem sabe pq?

    ResponderExcluir
  23. Mesma coisa pra mim


    Em 10 de janeiro de 2014 08:37, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  24. Porque quando cozidos viram uma BOMBA de glicose. O assunto de amido resistente é experimental, ainda não estou na fase de recomendar para as pessoas, e é para usar CRU, não em receitas, como um pré-biótico.


    Em 10 de janeiro de 2014 09:26, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  25. Dr. Paulo, a respeito da perda de peso, eu malho 3 x por semana, o que seria interessante comer antes e após o treino? Estou fazendo LCHF para perda de peso um pouco mais rápida, portanto estou evitando frutas e tubérculos e não sei o que comer e se comer antes do treino, até pq às vezes não sinto fome e nem vontade de comer. Mas seria interessante aproveitar esse período pré e pós treino para ingerir algum alimento? E os suplementos como whey protein e beef protein após os exercícios, devem ser usados ou evitados? Ainda faço AEJ 3 ou 2x por semana e funcional (HIIT) 2x. Desculpe as dúvidas, mas é a oportunidade que tenho de esclarecer melhor sobre essa dieta, já que moro no ES, numa cidade do interior, é muito difícil achar um profissional realmente bom em meu estado qdo se trata de nutrição, principalmente qdo se trata da dieta rica em gorduras e com baixos carboidratos. Recentemente fui a um nutricionista na Capital muito conceituado no Brasil, cuja consulta custa R$400,00, mas que demonstrou pouco compromisso com os pacientes e que também não apresentou nada de novo, somente me encheu de batata doce, aveia e banana, quantidades limitadas de gorduras e proteínas e suplementos caríssimos e perdi 2,5 com ganho de 2,5 de massa magra...Ah! E exercícios! Muitos! E até agora com esta dieta já se foram 5 kg. Espero estar no caminho certo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Compre este livro por 17 reais e tenha resultados realmente bons: http://www.estantevirtual.com.br/q/volek-jeff-campbell-adam-dieta-tnt


    Em 10 de janeiro de 2014 09:58, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  27. Maurício, para os meus amigos na casa dos 20 anos é o contrário. Se eu juntasse todas as postagens num documento só, eles nem passariam da primeira página! Assim, eles podem selecionar o que interessa.


    Agora, só para você ter uma ideia, juntando as 3 últimas postagens do dr. Souto, usando letra tamanho 12 e fonte times new roman, temos 42 páginas. E isso sem organizar nada, só juntando as postagens. Imagina juntar todos os links? Uma verdadeira barsa!


    É por isso que estou aqui na torcida pelo livro do dr. Souto! Depois que ele lançar, nem tenho mais que me preocupar com presente para os amigos, será o livro na certa (;

    ResponderExcluir
  28. A Cláudia Vilaça toma óleo de coco antes e após o treino (: experimenta!

    ResponderExcluir
  29. Adoro esse blog!!!

    ResponderExcluir
  30. Sensacional esse post Dr. Souto! Já estou indicando pors amigos que estão interessados no estilo paleo e tem muitas dúvidas. Simples e direto ao ponto.

    ResponderExcluir
  31. A farinha de banana verde não é recomendada?Se escrever amido resistente no Google é a primeira coisa que vejo, alguém já testou esta farinha?E tem a biomassa, tem gente comendo banana verde cozida, ali tem mesmo o tal amido resistente?

    ResponderExcluir
  32. Dr., houve um 'boom' do estilo de vida paleo, LCHF e primal no Instagram nos últimos 40 dias e, com certeza, 100% das pessoas que seguem esse estilo, acompanham seu blog e indicam como leitura imprescindível. Eu mesma ganhei mais de 700 seguidores em 10 dias. Muitas pessoas mostrando resultados reais, pratos ótimos, variação de comidas clássicas adaptadas a esses estilos.

    Neste caso, a tendência é aumentar cada vez mais! Seu blog é nosso manual de instruções!
    Agradecemos!

    ResponderExcluir
  33. Testei a farinha de banana verde. Meu objetivo é identificar qual tem mais amido resistente e menos amido comum (o comum aumenta a glicose no sangue). Banana Verde pior que polvilho, que é pior que fécula de batata Yoki, que é pior que fécula de batata giro verde, que é perfeita. Lembrando que estou avaliando ainda esse assunto, e que TUDO se perde em receitas, que é para usar FRIO e como pré-biótico. Ou seja, não vai rolar pão ou massa de pizza com esse experimento.


    Em 10 de janeiro de 2014 11:19, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Que legal!


    Em 10 de janeiro de 2014 11:23, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  35. Doutor, e o amendoim? Entendo que não é "páleo" pq é legume, mas fora essa visão "preto ou branco", aproveitando a sua postagem mais em escala de cinza, tem tantos anti-nutrientes assim que mesmo quem não tem alergia não deva consumir?

    ResponderExcluir
  36. Olá Dr. Souto.
    Primeiramente parabéns por me ajudar a retirar esse capuz industrial que nos cegou por tanto tempo.
    Encontrei seu blog meio que sem pretensão alguma, apenas buscando algo para ler e passar o tempo e agora estou simplesmente fascinado pelo assunto e há 1 mês minha vida mudou radicalmente por conta da alimentação. Bem, sou paraense e há alguns alimentos que são meio que sagrados para nós, buscando algumas informações encontrei esse site que analisa o IG do açaí, tapioca e mandioca. Gostaria de saber se o sr. acha a fonte confiável e qual a sua análise, principalmente do açaí, que pelo que sei é altamente antioxidante.

    http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/nutricao-e-ciencia/422

    ResponderExcluir
  37. Fica proibido só para quem tem leaky gut, alergias e autoimunidade. Eu ainda me preocupo um pouco com as aflatoxinas.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 10/01/2014 12:24, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  38. Qual o resultado com essa fécula giro verde? Já estava achando a Yoki perfeita...

    ResponderExcluir
  39. Dr., tem algo contra eu postar o link do livro em inglês?
    Com muita dificuldade eu consegui achar ele na net.

    ResponderExcluir
  40. ótimo o medidor eu já tenho, essa sugestão de medir nesses tempos eu não tinha. Vou testar e posto no blog.




    Vlw!

    ResponderExcluir
  41. Patrícia, o Dr. Souto disse que vc está testando a fécula de Batata. Você comprou em São Paulo?

    ResponderExcluir
  42. Ola Dr Souto, muito obrigada por postar valiosas informacoes por aqui. Eu tenho uma duvida, fui adepta a dieta low carb atkins desde 2012, perdi peso mas moderadamente e limitado, esse ano resolvi seguir a paleo, e gostaria de saber sobre sua opiniao sobre alimentos ameridios como a semente de chia e o cacau (cacau em po), eles se encaixam na dieta paleo ou nao? desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
  43. Milene Lizot Dalpiccolli10 de janeiro de 2014 13:08

    salvou meu dia... otimo ler isso... obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Sim, vamos aguardar o livro, principalmente para as pessoas mais velhas com dificuldade com internet.




    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Sim

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 10/01/2014 13:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  46. Tava upando no dropbox...

    Livro TNT Diet (Dieta TNT) - Em inglês - Download
    https://www.dropbox.com/s/vjyq90q1rnvpgx0/TNT.pdf

    ResponderExcluir
  47. Oi, Patrícia,
    Qual a marca da fécula que vc testou que o Dr. Souto menciona?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  48. Abacate aumenta a saciedade (u no say!?)
    http://saude.terra.com.br/dietas/comer-abacate-no-almoco-ajuda-a-evitar-petiscos-entre-refeicoes,d4b329caf4c73410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  49. Há 10 meses acompanhando o blog e vc sempre nos surpreendendo Dr.Souto, suas últimas 4 postagens (Fígado, Vesícula, Flora Intestinal e essa reflexão) são de tirar o chapéu. Obrigado por toda dedicação, pesquisa e divulgação do seu conhecimento. Um forte abraço e que em 2014 você realize todos os seus desejos! Felipe

    ResponderExcluir
  50. Dr. Souto, faço minhas as palavras da Juliana.

    Entrei de cabeça na lchf faz quase uma semana e, embora não tenha notado diferença de peso, minha disposição e auto controle melhoraram absurdamente. Sem contar a saciedade que um prato bem colorido podem trazer.

    Muito Obrigada por veicular tantas informações.

    ResponderExcluir
  51. :-) obrigado, amigo.


    Em 10 de janeiro de 2014 14:05, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  52. E vamos concordar que uma semana é pouco...


    Em 10 de janeiro de 2014 14:06, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  53. Muita gente (eu também) treinam em jejum. Não acho que é necessário comer nada após o treino, principalmente se você não sente fome ou vontade de comer. Para o pós-treino o ideal é colocar a maior parte dos carboidratos nessa hora do dia. Meu pós treino eu como 200g de banana + 30g de whey + canela (para melhorar a resposta insulínica).

    ResponderExcluir
  54. Exatamente. Diferentemente das outras tentativas que fiz, desta vez não estou tão ansiosa para a perda de peso, embora queira muito eliminar, pelo menos, uns 10 kg.


    Acho que até nisso a alimentação diferenciada tem ajudado dia a dia. Fome, quase zero. Vontade de comer doce, diria que 70% menor que semana passada.


    Realmente estou muito feliz com tais resultados!


    Sigo em busca!


    Abraços Dr.

    ResponderExcluir
  55. Lendo algumas coisas sobre o que comer e também lendo alguns artigos sobre a Dieta TNT, do livro que o Dr. Paulo me indicou, e que já comprei, mas ainda não chegou..rs...vi que para quem quer perda de peso/gordura e com redução de medidas o ideal é não utilizar fontes de carboidratos antes ou após o treino (como os que são utilizados de costume como frutas, tubérculos...) e priorizar as proteínas e gorduras. Como meu objetivo é perder gordura/peso/medida vou tomar uma dose de whey protein com beef protein meia hora antes e uma dose após o treino de musculação e no AEJ, sempre espero meia hora ou mais para ingerir uma omelete de dois ou três ovos inteiros, feito na manteiga ou com bacon. Vou fazer o teste por uns dias e ver como meu corpo vai reagir me pesando. Eu estava de férias, comecei a mudar meu estilo de vida há duas semanas, durante as férias, após os excessos de fim de ano, voltei a praticar exercícios esta semana, por enquanto, sem exercícios estou tendo resultados satisfatórios. Mesmo antes já praticava exercícios, pois me ajudou a sair da depressão e agora amo fazer qualquer atividade e sinto falta. Espero que os resultados continuem aparecendo. :D

    ResponderExcluir
  56. Paulo?


    Em 10 de janeiro de 2014 14:33, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Desculpa, Dr. J. C. Souto!! Confundi, é que tenho um professor, que gosto muito, com o mesmo sobrenome, foi foça do hábito e distração.. :/

    ResponderExcluir
  58. Dr. Souto, obrigado por tudo.
    Depois que li o post anterior, enquanto aguardo os amidos resistentes, passei a consumir diariamente um potinho de Yakult 40 que tem 40 bilhões de probióticos Lactobacillus casei Shirota. Tem açúcar e não contem glutem. Meu intestino melhorou muito e acho até que sai do platô.

    ResponderExcluir
  59. Thiago, seus testes foram feitos com a Yoki?

    Eu já usei dois dias a Yoki, mas não senti nada, nenhum dos efeitos reportados em fóruns estrangeiros. Nem um mísero "pum" extra...

    Já estou achando que ela tem misturas ocultas...

    ResponderExcluir
  60. Dr. Souto.
    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo brilhante trabalho que vem realizando. Encontrei seu blog meio que por acaso, e hj posso dizer que estou simplesmente fascinado pelo tema. Mudei minha alimenatação, minha qualidade de vida melhorou e agora estou tentando trazer toda a minha família pra essa "nova vida" melhor.
    Bem, sou paraense e temos alguna alimentos meio que sagrados, disto isso encontrei uma pesquisa sobre o IG do açaí e da tapioca.gostaria de saber do Sr. se a fonte é confiável e qual a sua análise dos resultados obtidos?
    http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/nutricao-e-ciencia/422

    ResponderExcluir
  61. Eu quis dizer que não é necessário comer nada antes do treino, eu digitei errado. Sobre os aeróbicos em jejum, o ideal é que você faça numa frequência cardíaca baixa (< 70% FCMáx), senão não atingirá os melhores resultados para queima de gordura. Seu AEJ não é corrida não, né? Estou assumindo que você coma alguma quantidade de carboidratos e, caso afirmativo, o melhor é concentrá-los na refeição após o treino. Ou seja, se durante o dia você come alguma fruta ou tubérculo, o melhor seria ingerir após o treino. Eu deixaria o whey protein apenas para o pós treino e de preferência ingerindo com algum carboidrato, senão você vai usar o whey como fonte de energia, estará pagando caro no whey que seria utilizado como um carboidrato.

    ResponderExcluir
  62. Só não gosto NADA do açúcar. Patrícia, passa pra ele a receita de Yakult caseiro


    Em 10 de janeiro de 2014 14:50, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  63. Sérgio, o a fécula Giro Verde é uma quantidade inacreditável de gases


    Em 10 de janeiro de 2014 14:57, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  64. Paulo Lima do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  65. Lembre-se de que o índice glicêmico do açúcar de mesa é 64. Quase igual ao da farinha de mandioca. O açaí na forma como é consumido no Norte/Nordeste parece Ok. Não na forma como é consumido aqui (cheio de açúcar).


    Em 10 de janeiro de 2014 14:58, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  66. Meu AEJ é bicicleta ou elíptico. Meus carboidratos são verduras, folhas..nada de batata, mandioca, frutas...pois quero otimizar o processo de emagrecimento.

    ResponderExcluir
  67. Obrigado... Mas desde agosto/2013 perdi mais de 40k. Cortei o açúcar 100% e carboidratos semente as verduras do leite só como a manteiga e cerca de 8 ovos dia, todas as carnes com muita gordura. Estava com um pouco de prisão de ventre, mas agora normalizou e o cinto que não cabia em mim com 135 centímetros em agosto, agora precisa fazer novos furos para apertar, tenho muita disposição e pele ótima.

    ResponderExcluir
  68. Obrigado, Patrícia! E vc a comprou em São Paulo? Eu procurei e não achei!

    ResponderExcluir
  69. Só um louco mudaria o que está dando tão certo! Parabéns.


    Em 10 de janeiro de 2014 15:23, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  70. HAHAHAHA!

    Tenho que procurar outras marcas aqui em Brasília, mas é difícil achar.

    ResponderExcluir
  71. Dr. , queria confirmar uma informação: qual "tipo" de dieta paleo, dentre as apresentadas, vc aconselharia para a SOP? A LCHF, restringindo, em um primeiro momento, até os carbs bons? Depois da uma eventual reversão do quadro, vc aconselharia a voltar com os carbs bons à vontade, uma dieta paleo normal? Ou começar direto com a paleo comum?

    ResponderExcluir
  72. Muito ponderado e esclarecedor!

    ResponderExcluir
  73. Foi com a yoki Sérgio. Anteriormente com o polvilho já tinha sofrido com muiiitos gases, e olha que o resultado do polvilho não é nem perto dessa fécula de batata. Essa da giro verde deve ser absurda. Tenta confirmar com a glicemia capilar, é mais sensível que o "sinal de fumaça", sua fécula pode estar "batizada", kkk.

    ResponderExcluir
  74. Bom saber que a glicemia não é afetada tanto com essa Yoki. E condiz com meus resultados, pois nao senti sintoma nenhum, nem cansaço no dia posterior (sintoma típico em caso de ingestão de carbs em excesso). É como se tivesse ingerido uma comida páleo qualquer!

    ResponderExcluir
  75. Não quer perder peso? Apenas exclua o
    açúcar e os farináceos e evite alimentos processados, mas consuma
    frutas e raízes sem restrição, além do restante (carnes, frutos do mar,
    ovos e laticínios fermentados);

    Se fizer uma alimentação com mais carbos é necessário diminuir a gordura ingerida, correto? A principal fonte de energia passa a ser o caboidrato ao invés da gordura como na alimentação LCHF?

    ResponderExcluir
  76. Dr, li um artigo que ligava o amendoim ao aumento no risco de câncer. Já leu algo a respeito?

    ResponderExcluir
  77. Dr. Souto, tenho uma duvida, pessoas que fazem dieta cetôgenica, podem fazer uso da Faseolamina??? Há alguma contra indicação? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  78. Silvio, eu fiz confusão! Desculpe! Achei que tinha perguntado sobre a marca que o Dr. Souto está usando!
    Em SP não tem, até liguei na Giro Verde. Parece que eles não fornecem pra cá. Comprei numa banca de mercado, essas a granel. A marcar é 'Brasil'. Já liguei na Zona Cerealista e, em todas as casas que liguei (7 ao todo), comercializam esta marca a granel.

    ResponderExcluir
  79. Isso é relativo. Saí de um mega platô comendo batata doce ou aipim pós treino. Meu pós treino é meu almoço, então é carne + azeite + batata doce + alface.

    Treino 6x por semana com progressão de carga por semana e tenho perdido gordura e mantido muito bem a massa magra.

    ResponderExcluir
  80. Yakut (ou iogurte) Caseiro

    O processo é o mesmo do iogurte comum. Eu uso o Actimel. Ele tem mais gordura e menos açúcar que o Yakult, mas já fiz com o Yakult e com os dois ficam muito bons! Cada um tem um tipo de "bichinho". O Yakult tem Lactobacillus casei shirotaLactobacillus e o Actimel tem o Lactobacillus c. defensis.

    A diferença entre os dois é pequena. O Yakult tem leite desnatado, o Actimel leite parcialmente desnatado e leite em pó. Os dois tem açúcar: açúcar líquido e dextrose no Actimel; e açúcar e glicose no Yakult. Mas isso não vai fazer muita diferença pra nós porque, na fermentação todo o açúcar que se encontra nos potinhos será consumido pelos milagrosos bichinhos! E graças a essa maravilha, teremos um Leite Fermentado SEM AÇÚCAR E COM ALTO TEOR DE GORDURA!

    Você vai precisar de:

    --2 potinhos de Actimel sem sabor

    --1 litros de leite integral

    --essência de baunilha (opcional)

    --sucralose (opcional)

    Faça assim:

    Coloque os dois litros de leite para ferver. Pra quem tem termômetro culinário, espere o leite chegar a 80º e depois espere esfriar até 40º.... pois é, eu não tenho termômetro! e nem precisa viu? Aí vão as dicas:

    Coloque no fogo, espere 5 minutos e depois fique de olho! Ele NÃO pode ferver... Como o leite ferve a 100º, quando ele "quase" feve, vai estar na temperatura boa (80º - 90º). Eu desligo o fogo quando nas da panela o leite começa a formar pequenas bolhinhas de fervura. Espere uns 10 minutos, mecha o leite para igualar a temperatura e faça o "teste do dedo". Coloque o seu dedo no meio do leite. Quando conseguir ficar com ele
    por 5 segundos é porque a temperatura está entre 35 e 40º!

    Derrame 2 potinhos de Actimel no leite e misture BEM. Bem mesmo, porque eu já misturei mais ou menos e ficaram umas partes mais 'talhadas' que as outras.

    Tampe a panela e coloque no forno DESLIGADO. Depois de 8 horas está pronto seu Leite Fermentado! Eu faço a noite e de
    manhã está pronto! Guarde potes de vidro ou plásticos na geladeira.

    Agora se quiser, adoce e coloque essências da sua preferência.
    Ele vai encorpando com o tempo, vai ficando mais grossinho. Eu já deixei 20 dias e não estraga, mesmo porque qualquer iogurte já é azedo... Pra fazer de novo é só você guardar a 'isca' para a próxima leva. Separe 200ml desse seu leite fermentado em um pote na geladeira para repetir o mesmo processo. Ou... se esqueces de guardar a 'isca', compre outro Actimel e faça!

    ResponderExcluir
  81. Betriz,

    a fazeolamina é extraída do feijão branco e sua ação é de inibir a absorção de amidos, açúcares e carboidratos. A dieta cetogênica é praticamente ausente disso!

    ResponderExcluir
  82. Humm, carbs como principal fonte de energia não cheira bem. Consumir frutas sem restrições pra mim é quase igual comer DOCES sem restrições. Todos os nutrientes encontrados nas frutas podem ser substituídos por saladas sem consumir FRUTOSE.

    Conheço algumas pessoas pré diabeticas e são magras ou com pouco

    ResponderExcluir
  83. Olá Pablo,


    Dr. Souto me corrija se estiver errada mas não creio que precise se preocupar com isso. Quem faz paleo, come comida de verdade e pronto! E existe uma diferença enorme entre aumentar carbs sendo estes paleo carbs e comer carbs refinados. Claro que tudo requer experimentação. O que faz bem pra uns não é tolerado por outros.

    ResponderExcluir
  84. É animador ler um post desse!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  85. Oi Patrícia,


    Não concordo com sua afirmação de quem faz paleo pode comer a vontade. Comigo isso nunca deu certo. Faço uma dieta totalmente dentro da paleo, mas se eu abusar na proteína acabo engordando, mesmo praticando exercicio 6x por semana.


    O máximo que posso comer sem prejudicar minha dieta é 2gr de proteína por kg de massa magra. Mais que isso acabo engordando.



    Me referia ao carboidrato paleo, claro, já que não como nada refinado. Depois de um tempo de paleo fui comer um pedaço de pizza e me senti muito mal, coração muito acelerado, sensação de desmaio horrível.

    ResponderExcluir
  86. Oi Maurício,

    Nunca vou comer frutas sem restrições, só gostaria de poder uma fruta de vez em quando, já que cortei todas para emagrecer mais rápido.

    A minha dúvida é só no quesito distribuição de macros na dieta quando se aumenta a ingestão de carboidrato.

    Fiquei quase 3 meses comendo no máximo 20gr de carboidrato por dia. Atualmente estou mais próximo dos 50gr, já que incluí a batata doce e aipim no meu almoço. E graças a essa inclusão saí do platô de muuuuuito tempo.

    ResponderExcluir
  87. Mais se de alguma maneira tomar, pode fazer mal? é que eu manipulo 5htp e dessa vez me mandaram a formula errada contendo a faseolamina na composição e estou com medo de tomar, como em média 20 grs de carbo, por dia, será q tomando isso pode zerar meus carbos e me fazer mal? ou ela apenas diminui a absorção de amidos e não de carbos complexos? Desde já agradeço,

    ResponderExcluir
  88. Acho que fui eu quem perguntei Patrícia, kkk. Os resultados foram semelhantes aos da giro verde? nada de alterar a glicemia capilar?

    ResponderExcluir
  89. Ana Cristina Castro10 de janeiro de 2014 20:22

    Obrigada, Teresa!!

    ResponderExcluir
  90. Pablo, não falei para comer a vontade. Aliás, devemos comer somente quando temos fome e até a saciedade. O que regula nossa ingesta deve ser a fome! Minha afirmação leva em consideração de que, quem faz paleo, não está preocupado em emagrecer. Já quem faz paleo/LCHF é quem precisa de certas restrições para não engordar. E ainda existem outras restrições por questões de saúde, alergias, intolerâncias.

    ResponderExcluir
  91. Eu vou comprar um desses, de tanto vcs comentarem! Rsrs!
    O ideal é não passar de 90? Qual seria o limite? (meus exames são ok, mas tenho ainda 30kg pra queimar... )

    ResponderExcluir
  92. Yacon
    (Smallanthus sonchifolius) é uma raiz de origem andina, no Brasil, seu cultivo
    pode ser encontrado no interior paulista, nos municípios de Ibiúna e Capão
    Bonito.

    A inulina e oligossacarídeos sob GP (grau de
    polarização) estão na categoria de alimentos de difícil digestão, estes
    compostos não são assimiladas ao comer Yacon em sua forma natural não vai
    aumentar o peso da pessoa não ira elevar os níveis de glicose no sangue. Em uma
    pesquisa, Christine Williams, da Universidade de Reading, no Reino Unido,
    informou que uma dieta suplementada com inulina o “açúcar” da batata Yacon de
    10g/dia durante 8 semanas, observou diminuir significativamente o nível de
    triglicérides no sangue.

    Além disso oligofrutanos inulina e, em geral, vai
    desempenhar um papel como prebióticos, substâncias que nutrem seletivamente as
    bactérias benéficas que fazem parte da nossa flora intestinal, chamadas
    bifidobactérias incentivando o crescimento e retardando o desenvolvimento de
    microorganismos nocivos. Estas
    substâncias (inulina e oligofrutanos) são fator bifidogênico. Ambas as bifidobactérias vai aliviar o
    aumento da gordura no sangue (colesterol e triglicérides).

    ResponderExcluir
  93. Comido cru tem um sabor doce e agradável como o
    sabor da pêra.


    :-) Zero Gazes!

    ResponderExcluir
  94. LCHF sem laticínios seria o melhor


    Em 10 de janeiro de 2014 16:37, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  95. Em geral vai ficar abaixo de 150g de carbs. Gordura ainda ficará em uns 60% das calorias.


    Em 10 de janeiro de 2014 18:14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  96. O problemas são as aflatoxinas


    2014/1/10 Disqus

    ResponderExcluir
  97. Não faria muito sentido se vc não está comendo amido


    2014/1/10 Disqus

    ResponderExcluir
  98. A quantidade de carboidratos requerida pelo corpo humano é zero. Já a flora intestinal talvez se ressinta.


    Em 10 de janeiro de 2014 19:33, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  99. Não está indicado para pessoas doentes (síndrome metabólica ou diabetes)

    Em 10 de janeiro de 2014 18:42, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  100. Mais se eu usar, posso passar mal, o importante pra mim é o 5htp que me faz muito bem, agora essa feseolamina nunca tomei isso na minha vida! Obrigada Dr,Souto te admiro muitooo!

    ResponderExcluir
  101. Dr Souto, o sucesso de suas postagens é simplesmente resultado do seu trabalho! Parabéns!
    Agora vou fazer um desabafo: Meu marido está em um hospital privado cerca de 03 dias (cirurgia ortopédica), resumo da dieta nesses dias: polenta, arroz, feijão, macarrão, lasanha, pure, pão em todas refeições e lanches, bolachas salgadas e doces e o pior de tudo é o suco de pacote que servem, tipo Tang. Fui barrada na porta do hospital hoje com alface, rúcula, frutas, queijo e castanhas por ser muito "danoso" para o paciente comida que não tenha passado pela nutricionista.! Escondi na bolsa e literalmente fiz contrabando de comida!

    ResponderExcluir
  102. Sua subversiva! Alface e castanhas são armas de destruição em massa!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 10/01/2014 23:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  103. eu ri com seu contrabando! kkkk

    ResponderExcluir
  104. Farad Oliveira de Araujo11 de janeiro de 2014 01:01

    Dr. Souto. Gostaria de pedir que considere a possibilidade de falar da Biomassa de banana verde no post que você vem preparando sobre alimentos probióticos. Abração.

    ResponderExcluir
  105. Postaem perfeita para mim Dr.Souto!Ainda me sinto perdida com tanta informação !Comecei a lchf segunda e estou super feliz, preciso perder 10 kg para ficar no meu peso ideal mas nao havia cristo que me fizesse perder esses 10 depois de já ter pesado quase 90 kg aos 14 anos!Hoje tenho 25 anos,72 kg, 1,67 e 2 kg perdidos em menos de uma semana!Sei que esses dois foram líquidos e inchaos do trigo que consumia numa dieta low fat(so comia salada, coisas light e torradinhas integrais, nao aguentava mais) !Pesquisei muito sobre a lchf e resolvi me jogar nesse mundo mesmo nao gostando mto de carnes vermelhas e gorduras visiveis( como com os olhos)!Estou amando a dieta mas estou receosa se vou mesmo emagrecer pq sinto que estou comendo muito mais do que comia !Comprei óleo de coco, manteiga, queijos amarelos , castanhas , enfim, estou cozinhando mta coisa boa e diferente inclusive com bacon, cortando as frutas mais doces e comendo o dobro de vegetais do que comia antes !Desculpe a pergunta "idiota" mas será que vou emagrecer mesmo comendo bastante desse jeito? Pq antes eu comia tao pouco, era tao neurótico com calorias e isso tudo acaba me assuntando um pouco rs, apesar de estar firme e forte!Enfim, obrigada pelo espaço e por tanta informação valiosa, me delicio todos os dias por aqui!Beijos e abraços a vc e a todos aqui!

    ResponderExcluir
  106. Postagem maravilhosa. Obg Dr. Esse blog vai bombar rs.
    Ja mandei pra vários amigos com saúde +- e ate pra minha nutricionista por email. Vamos ver o que ela vai dizer!

    Post muito esclarecedor! Vou enviar pra quem está começando (como eu). Só fiquei em dúvida ainda em 2 coisas. Fora isso, tirou todas as minhas dúvidas!!! Obg!

    1) Dr, e sobre as sementes? (chia, linhaça, gergelim, amaranto, quinoa) elas entram na categoria GRÃOS que tem que evitar em todas as variações? Ou algumas dessas são permitidas? Quais? O único que eu tive certeza foi q nao pode nenhuma delas no protocolo autoimune. Mas nas outras fiquei na dúvida, se algumas dessas sementes podem/são paleo...e sem malefícios à saúde.

    Farei a outra pergunta/dúvida em outra postagem para nao ficar muito grande. MUITO OBRIGADA desde já!!!

    ResponderExcluir
  107. 2) Dr, na variação auto-imunidade o sr. escreveu: "Além, do glúten, remova completamente o que cresce em vagens". (ou seja feijão, ervilha etc.)

    Eu entendi errado ou essas leguminosas seriam "permitidas" nas outras variações (por ex. na 'paleo - que não quer perder peso') sem prejudicar a saúde?
    Seria apenas deixar de molho e não abusar e as leguminosas não fariam mal? (exceto no autoimune) Ou entendi errado mesmo? rs

    Desde já, agradeço! E essa postagem me ajudou muito! (vai ajudar a todos que estão começando...) :)

    Ah e notei/achei tb que eliminar 100% seria mais para o trigo e soja, mas os outros grãos, arroz BRANCO, por ex.... poderia numa eventualidade. Sem prejuízos tb? (sempre em prejuízo me refeiro à saude). Obg Dr.!

    ResponderExcluir
  108. Dr. Souto, estou na paleo/lchf a 10 meses e depois de perder em torno de 50 kilos (ainda falta eliminar cerca de 70 kilos) entrei numa plataforma interminavel. Creio que minha flora intestinal deve ser algo parecido com o solo da lua, nadica de fauna nem flora, apenas umas pedras duras.Desde minha infancia tenho muita dificuldade de ir ao banheiro. Com a paleo melhorou muito as dores abdominais terriveis com os gases presos, mas o intestino continua amarrado, acorrentado. Esta semana comecei a fazer meu proprio iogurte, alem de estar caprichando nos prebioticos (por enquanto minha fonte seria apenas cebola e alho) como ultimo esforco de tornar meu intestino sedentario num intestino serio e trabalhador e se eu nao voce me ensina a fazer o transplante de fezes, porque eu juroooooooo vou virar uma ladra de cocos alheios.So espero nao ir pra cadeia com meu novo tratamento intestinal...

    ResponderExcluir
  109. Vai sim

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/01/2014 02:00, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  110. Não vejo grandes vantagens nessas sementes, mas não vejo grandes prejuízos. Se a dieta pretendida for cetogênica, algumas delas têm mais carboidratos do que seria o ideal.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/01/2014 02:24, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  111. Páleo clássico não tem leguminosas. Mas o que vc escreveu é uma possibilidade (adequadamente preparadas...). Leia o livro Perfect Heath Diet.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/01/2014 02:34, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  112. Pablo, você realmente precisa se policiar para não comer mais de 2g/kg de proteína? Você toma whey protein? Eu estou querendo ganhar peso e acho extremamente difícil comer mais de 500g de carne por dia.

    ResponderExcluir
  113. Consumir frutas sem restrição é MUITO diferente de comer doces sem restrição. Um doce de chocolate consegue ter 60% do peso de carboidratos e 30% do peso de gorduras (muitas vezes gordura vegetal rico em ômega 6). As frutas têm pouca frutose se comparado a alimentos industrializados, grande parte do peso é água. Por sua vez, uma banana (fruta muito rica em carboidratos), possui menos de 25% do peso em carboidratos. No fim das contas, você precisaria comer 500g de banana para equivaler as calorias de 100g de chocolate. Coma 400g de banana por dia e você ainda está abaixo dos 100g de carboidratos. E se quiser piorar o quadro, basta ingerir bebidas açucaradas (sucos ou refrigerantes ou leite de soja)... Quantas e quantas pessoas não tomam facilmente 1L de coca-cola? O que acha mais fácil? Tomar 1L de coca-cola ou comer 1kg de mamão (sim, é necessário 1 kg de mamão pra ter a mesma quantidade de carboidratos da coca-cola)... Mamão tem 9% do peso de carboidratos. São comida de verdade, não precisa se preocupar tanto assim, exceto para os casos de pessoas doentes como o Dr. Souto falou.

    ResponderExcluir
  114. Oi Patrícia grato pela postagem tenho feito de forma semelhante e estou bem
    seguro da multiplicação dos lactobacilos neste método, o meu receio no início
    foi em relação à sobrevivência dos lactobacilos com um aumento ou diminuição brusca
    da temperatura eles vivem bem e se multiplicam em 37 graus.

    Para solucionar isto eu coloco no recipiente para [um litro e meio de leite,
    isto é importante volume de leite maior ou menor altera a temperatura] um
    aquecedor de aquário de [2,5 W 127 V~ ] fabricante VigoAr quem for de Sampa
    pode adquirir na loja Cobasi mais pode encontrar em qualquer cidade Brasil a
    fora e on-line no site dos caras; custa em media uns 20 mangos, termômetro de
    vidro lá é baratinho também em média uns R$ 5,00.

    Agora a minha dúvida e estou pesquisando é sobre se os lactobacilos devem
    ficar na cultura [leite] “paradão” ou uma agitação moderada seria benéfica para
    eles.

    Abraço forte sucesso e bom êxito em tudo!

    Wagner.

    ResponderExcluir
  115. Ervilha torta também tem que ficar de molho?

    ResponderExcluir
  116. Vai emagrecer sim!Eu comecei dia 25/11/13 e já emagreci bastante, mas percebi que no meu caso, esta dieta me fez não sentir mais fome no café da manhã e da tarde, então apenas almoço, e janto, tem dia que como algo permitido qndo chego em casa, 19:00 h, depois só janto ás 21:00 h, mais cedo ainda não consigo. Mas foi isso que fez meu peso despencar.Detalhe, não estou fazendo isso forçado, estou fazendo, pois não sinto fome mesmo!Meu jantar é omelete de 2 ou 3 ovos com tudo que é permitido, queijo, ou bacon, espinafre, cebola, tomate, tirei salsichas, acho que consigo viver sem elas...rs.Minhas pernas doiam muito , já estava com varizes, e esta dieta tirou o peso e a dor nas pernas, meu rosto não tem espinhas, minhas gengivas não inflamam mais, quero fazer lchf para toda a minha vida!

    ResponderExcluir
  117. Quem bom, resumo melhor do que grandes textos prolixos e enrrolados.

    ResponderExcluir
  118. a tapioca tem alto IG. mas se misturar a goma com a semente de chia o IG baixa. E nem altera o sabor. Pra quem "morre" de chorar em tirar o pão , vale a pena usar a tapioca, que é sem glúten. Como estou com 20g de carb n to comendo mais, mas quando quero "enfiar o pé na jaca", como a tapioca rsrs jaca saudável. Uso 2 colh sopa da goma hidratada , que vende pronta na feirinha( no nordeste), misturada com 1colh de sopa de chia. A chia tem fibras, diminui nao sóo IG como tbm fornece nutrientes.

    ResponderExcluir
  119. Onde compro um? Indica alguma marca?

    ResponderExcluir
  120. Dr. Souto, o senhor se supera a cada postagem. Não temos como a escolher a melhor, mas tenho a certeza que ta no topo das mais esclarecedoras e objetivas. Parabéns e obrigada por existir!!!! Vou viajar para os EUA semana que vem, ficarei 15 dias, então reli seu post sobre como se alimentou quando foi ao Congresso. Para me servir de inspiração e não ter desculpas de que não dá pra fazer LCHF em viagens rsrs
    Abraços.

    ResponderExcluir
  121. Dr., eu tenho uveíte, mas está controlada, a uns 2 anos que não tenho uma crise. Será que eu precisaria seguir esse autoimune protocol? Já vou cortar o leite e as vagens, mas ovos e café eu não quero largar. Acho que a minha doença autoimune não é tão séria assim.

    ResponderExcluir
  122. Entre pão (trigo) e tapioca, COM CERTEZA tapioca!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/01/2014 14:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  123. Qualqer farmácia. Eu uso o OneTouch.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/01/2014 14:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  124. Tirar o trigo e as leguminosas já resolve para a maioria dos casos.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/01/2014 14:59, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  125. Dr Souto, tenho uma bebe de um ano que toma ainda umas 03 mamadeiras por dia de leite. sei que não faz bem mais as avós não querem nem escutar em não dar leite para ela. e são as avos que cuidam dela, enquanto trabalho.
    gostaria de saber se posso adicionar óleo de coco na mamadeira dela. e se sim quanto? creio que assim o leite ficaria mais nutritivo.

    ResponderExcluir
  126. Esse muito seria qto? Abaixo de 100, 115, 140?

    ResponderExcluir
  127. Eu não gosto passar de 100

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/01/2014 18:22, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  128. Vim aqui deixar meu depoimento, que envolve um assunto pouco comentado, mas pode ser de valia para outras pessoas. Estou fazendo low carb há quatro meses. Não chamaria de páleo, pois no almoço eu como em restaurantes e acabo consumindo óleo de sementes (acho que só falta isso pra adequar totalmente a dieta). Tenho 27 anos e tive acne cística desde os 14. Cheguei a fazer 2 ciclos completos de Roacutan, mais um incompleto. Com o medicamento ficava bom, mas cerca de um ano após encerrar voltava tudo do mesmo jeito de antes. Em quatro meses de low carb, não tive mais espinhas. Acabou completamente. Quem me dera ter sabido anos atrás que adequações simples na alimentação poderiam ter resolvido o problema! Até onde sei, cortar açúcar e leite é o responsável pela melhora da pele, não sei se farinhas teriam influência. E vejam que eu bebia mais ou menos meio copo de leite por dia, e nunca fui formiguinha de doces. Ainda não emagreci tanto quanto pretendo, pois meu peso é normal, quero só baixar a % de gordura e isso demora, mesmo (emagreci quatro quilos em quatro meses, quero emagrecer mais uns três ou quatro). Mas pra mim, definitivamente o melhor benefício da dieta foi resolver uma condição que, embora afetando mais a estética que a saúde, muito me prejudicava. Espero ajudar pessoas com problemas parecidos. Há várias causas de acne, e uma delas é alimentar. Pena que os médicos não falam muito disso - fiz inúmeros ultra-sons em busca de um ovário policístico que simplesmente não existe (TODO médico achava que era isso). E deixo aqui os agradecimentos ao autor desse blog, que me deu o primeiro contato com o estilo paleo.

    ResponderExcluir
  129. :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/01/2014 18:52, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  130. Igual você falar na academia que para emagrecer como mais gordura e menos cabrs

    ResponderExcluir
  131. Dr. Souto

    Minha namorada sofre com acnes principalmente em período pré menstrual. Low carb paleo além de ajudar emagrecer favorece na diminuição de acnes ? Vi também em alguns artigos frutose e lactose também têm impacto ?

    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  132. Cura acne na maioria dos casos

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/01/2014 19:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  133. Ótimo fiz um desafio com ela. Ela irá fazer low carb paleo por 3 meses. Após isso postarei os resultados sobre perda de peso e o que aconteceu sobre as acnes.


    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

  134. Bárbara,

    Td bem ?

    Que ótimo seu relato. Minha namorada também sofre com acne. Fiz um desafio com ela. Ela irá fazer low carb paleo por 3 meses. Após isso postarei os resultados sobre perda de peso e o que aconteceu sobre as acnes.

    Sei que principalmente para as mulheres esse problema tem forte impacto para a auto estima.

    Agora estou mais confiante sobre o sucesso da dieta para esse problema. Além de ajudar ela perder uns 5 kg que ela também quer perder.


    Só umas perguntas:

    Você cortou totalmente as frutas foces ?

    Cortou lacticínios: leite (isso ela já toma), queijo, etc ?

    Você cortou todas as frutas doces ?

    Quanto tempo levou para seu corpo diminuir o ataque de acnes ?

    Toma pouca ou muita água?

    Alguma dica que tenha esquecido?


    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  135. Sillas,

    Td bem ?


    Com certeza fruta melhor que qualquer porcaria de doce refinado. Nem precisamos discutir sobre isso.

    Mas minha experiência própria só comecei emagrecer quando parei de comer frutas com IG alto . Consumo diariamente abacate, coco e tome suco de limão puro ao acordar e dormir.

    Prefiro investir meu consumo de carbs com saladas que acompanham meu bife.

    Todos os nutrientes presentes nas frutas estão nas saladas sem o problema da frutose.



    Bem, essa é minha experiência e espero ter colaborado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  136. Pois é, eu a ainda estou na fase onde frutas com alto IG são com uma bomba.

    Diariamente consumo apenas coco e abacate.

    ResponderExcluir
  137. Antonio Themoteo Varela12 de janeiro de 2014 07:41

    Wagner, se tiver os links dos artigos citados pode colocar aqui? Valeu

    ResponderExcluir
  138. Maurício, cortei apenas leite puro, e mantive laticínios fermentados. Consumo creme de leite e queijo diariamente, e iogurte feito em casa de vez em quando. Frutas eu cortei quase completamente - como apenas coco umas duas vezes por semana, mirtilos, morangos e cerejas muito eventualmente, limão de vez em quando em sobremesas. Tomo muita água, tenho tomado quase três litros por dia, na verdade estou tentando diminuir água. No primeiro mês a minha pele já melhorou, o resultado foi imediato, mesmo. Boa sorte para sua namorada!

    ResponderExcluir
  139. Olá doutor! Gostaria de agradecer imensamente pelas dicas. Tenho uma dúvida. O azeite de oliva extra virgem para cozinhar é saudável? Obrigada.

    ResponderExcluir
  140. É melhor cru (na salada). Mas pode usar sim.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/01/2014 11:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  141. E com relação às sementes de girassol e de abóbora, alguma vantagem ou são dispensáveis?


    Abraços e parabéns por esta postagem!

    ResponderExcluir
  142. Oi Varela, tenho o link do PDF de onde “resumi os melhores momentos” que achei interessante nele tem todas as referencias; acabei não colocando, pois não tinha muita certeza se era permitido e da legalidade autoral, mais você colocando este titulo abaixo no :-)
    “São Google” é o primeiro e segundo da lista.

    [Inulina e Oligofrutoses: uma revisão sobre propriedades funcionais]

    Autoras: Maria Célia e Janaína Moscatto - docente do departamento de bioquímica e mestrado em ciência e
    tecnologia de alimentos.


    Sucesso e bom êxito em tudo!

    Wagner.

    ResponderExcluir
  143. Para quem não sofre de autoimunidade, pode comer. Embora eu sempre ache que isso é comida de caturrita (brincadeira :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/01/2014 11:35, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  144. Taraxacum officinale

    É bem provável que você que foi uma criança paléo e foi desmamado com um mix de água e castanhas [leitinho legal] correu sem perder e fôlego e chegou à frente das outras crianças para pegar e soprar aquela bolinha fofa de sementes aladas que acabam parando e germinando em alguma praça, terrenos abandonados ou frestas de calçadas.

    E quem sabe um dia na França por seus méritos de uma dieta paleolítica (Páleo), pois você tem grande chance de estar na frente em muitos quesitos da vida arriscou no restaurante e pediu uma salada de pissenlit.



    Dente-de-leão [Taraxacum officinale] pode ser encontrado quase todo o ano e é uma “praga nos jardins” esta folhinha lembra o almeirão :-)



    CRUZ GREDO, não pode ser pão?

    Não!

    Taraxacum officinale tem uma boa quantidade de Inulina nas folhas é um bom alimento para seus lactobacilus.

    Receita de dent-de-lion :-)

    Ovo cozido do bar da esquina casca rosa ou amarelão.

    Pelo caminho peguem nas praças publicas umas folhas de dente-de-leão.

    Sal rosa do Himalaia [leve de casa]

    Sucesso e bom êxito a todos!

    Wagner.

    ResponderExcluir
  145. Cara Patricia.

    Preparei uma Tapioca grande recheada de muzzarela e peito de perú.
    Fiz medições de glicemia com os seguintes resultados:

    Jejum : 101
    60 min pós tapioca : 107
    90 min pós tapioca : 91
    120min pós tapioca : 95

    Você entende que esses resultados são satisfatórios para meu corpo?

    Grato

    ResponderExcluir
  146. Nesse caso, o pum é bom? Experimentei a farinha de banana verde e interpretei o pum como ruim, mas nesse caso é um sinal positivo? O que é batata giro verde?

    ResponderExcluir
  147. Parece bom

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/01/2014 13:34, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  148. Sim, o pum é a efervescência da flora.

    É uma marca de fécula de batata que não afetou em nada minha glicemia. Nada Mesmo.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/01/2014 13:37, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  149. Dr., qual anti-nutriente a semente de abóbora contém? E eu achando que era páleo

    ResponderExcluir
  150. Agora que li o protocolo. Evitar ao máximo café, cacau, nozes, castanhas, amêndoas, ovos (especialmente as claras), tomate, beringela, pimenta, páprica e outras especiarias, adoçantes e analgésicos, máximo de 20g de frutose por dia.


    A lista de alimentos permitidos me lembra páleo 2.0

    ResponderExcluir
  151. July, tbm estou me sentindo bem melhor, menos cansaço , mais disposição, quase nada de espinhas( elas sempre foram uma guerra pra mim) e estou começando a nao sentir mais fome tbm!Percebi na hora do almoço de ontem que aguentei metade de um bife com queijo tbm e nao queria nem a salada, deixei muito no prato!A noite fui num churrasco e mesmo podendo comer as carnes quase nao comi nada e fiquei bebendo água a noite toda!!Enfim, foi de dois dias pra cá, mal sinto fome e apetite zero!!!!Muito obrigada pela ajuda a vc e o Dr!Beijis

    ResponderExcluir
  152. Iniciei minha dieta na segunda-feira (sempre ela, né?) pesando 75,5kg
    Hoje, domingo pela manhã (sétimo dia com a nova alimentação), estou com 73,8kg.

    No entanto, tenho sentido muita falta de carboidrato, especialmente a famosa combinação de arroz e feijão.
    Será que essa vontade passa com o tempo?

    ResponderExcluir
  153. Passa. É como cigarro ou qualquer outro vício.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/01/2014 16:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  154. Tranquilo, Patrícia. Comprei na Cerealista Helena (Rua Santa Rosa, 141/149, Brás, Tel. 3227-6767).
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  155. Para combater a autoimunidade, devo deixar de comer nozes e OVOS!!!! Eu como muito ovo!! Essa me surpreendeu! Será que todos com doenças autoimunes devem retirar o ovo da dieta ou somente os que tem alergia ao ovo? E os laticínios? Queijos, creme de leite e nata tb devem ser retirados ou somente aqueles que tem conhecida alergia a lactose? Me parece muito restritivo o protocolo autoimune... :-(

    ResponderExcluir
  156. Infelizmente é esclerose múltipla ☹

    É difícil saber o quanto de cada coisa vai nos prejudicar, afinal, somos todos muito diferentes.
    Já vi casos de pessoas que reverteram sequelas de esclerose múltipla com doses altas de vitamina D, sem necessidade de dieta restritiva. No meu caso, me senti muito bem com a retirada do glúten. Suplemento a vitamina D toda a semana.
    Vou esperar para ver a evolução antes de sair restringindo mais alimentos. São 10 anos com o diagnostico de esclerose sem qualquer sequela e sem tomar remédios (que são absurdamente fortes e caros).
    Obrigada!


    Tatiana Carli
    Via Gmail Account
    Enviado do Email do Windows 8



    De: Disqus
    Enviado: ‎domingo‎, ‎12‎ de ‎janeiro‎ de ‎2014 ‎19‎:‎35
    Para: taticarli@gmail.com




    Disqus Settings






    A new comment was posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica







    J. C. Souto

    É absurdamente restritivo. Mas ficar em uma cadeira de rodas é mais. Tudo depende de que autoimunidade estamos falando (nariz correndo versus esclerose múltipla, por exemplo).
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/01/2014 19:18, "Disqus" escreveu:
    4:35 p.m., Sunday Jan. 12



    Reply to J. C. Souto





    J. C. Souto’s comment is in reply to Tatiana Carli:

    }
    Para combater a autoimunidade, devo deixar de comer nozes e OVOS!!!! Eu como muito ovo!! Essa me surpreendeu! Será que todos com doenças autoimunes devem ...
    Read more










    You're receiving this message because you're signed up to receive notifications about replies to disqus_eXTneiIVS9.
    You can unsubscribe from emails about replies to disqus_eXTneiIVS9 by replying to this email with "unsubscribe" or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings.
    Disqus

    ResponderExcluir
  157. No seu lugar eu faria a mesma coisa, começaria tirando o glúten, otimizando vitamina D e fazendo o Wahls Protocol. Mas pensaria seriamente no protocolo autoimune se visse sinais de progressão.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/01/2014 19:59, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  158. Obrigada pela dica Dr Souto!



    Tatiana Carli
    Via Gmail Account
    Enviado do Email do Windows 8

    ResponderExcluir
  159. Encontrei uma receita de fécula de batata-doce feita em casa (desconfio um pouco de industrializados até pela leitura do blog). Será que o resultado é amido resistente? http://come-se.blogspot.com.br/2011/01/quinta-sem-trigo-9-farinha-de-batata.html

    ResponderExcluir
  160. Teste com o glucosímetro e nos conte.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/01/2014 22:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  161. Vou fazer isso, ainda usando, além de mim, minha mãe e mulher como cobaias. Acho que semana que vem tenho os resultados. Abração.

    ResponderExcluir
  162. Como atleta, creio que o acumulo de gordura se da ao fato da variacao da insulina devido as comilanças de carboidratos, principalmente carboidratos simples.

    ResponderExcluir
  163. Eu passo por isso também kkk

    ResponderExcluir
  164. Ótimo!




    Leite ela já não toma mesmo e queijo não gosta;


    O desafio maior será cortar o pão, os doces e frutas;


    Ela já gastou muito dinheiro com "tratamentos" estéticos que sempre atacam o problema de fora pra dentro ou remédios que como você disse funcionam apenas de forma temporária e não como cura.


    Obrigado, pela atenção.


    Abraço, Maurício

    ResponderExcluir
  165. Doutor, como você tem consumido esta fécula? Crua, as colheradas?

    ResponderExcluir
  166. Para teste com glucosímetro, em água. Para suplementação, com iogurte, etc (frio e cru).

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/01/2014 13:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  167. Juliana,


    Td bem?

    Sim, concordo pão com trigo pior opção. Glúten é péssimo. Tapioca é uma ótima opção (não tinha pensando em colocar chia - deve ficar crocante).


    E é bom variar de comer omelete todo dia no café da manhã. Acho que de 2x à 3x por semana fica bacana. Se a pessoa está no peso ideal pode comer mais vezes.


    Bjo, Maurício

    ResponderExcluir
  168. É você já deve estar em cetose, só cuidado, que você pode ficar horas sem sentir fome, e ás vezes pode passar mal, sentiu fome coma!Se perder bastante peso, vá adicionando algumas frutas, até você ver que consegue comer e não engordar, esta dieta é pra vida toda, é um estilo de vida, então nada de passar fome.Beijos !!

    ResponderExcluir
  169. abacate com creme de leite faz milagres viu...

    ResponderExcluir
  170. Guerreira Evelane, também estou na luta contra a obesidade. No meu caso eu saí do platô quando cortei café, refrigerante diet, castanhas, tomate, beringela, queijo (mesmo gordo), manteiga, adoçantes e bacon industrializado de “grandes marcas” (compro o de uma fazenda artesanal quando acho). Passei também a tomar um suco de couve, salsa e morango logo pela manhã, a comer mais peixe (pelo menos duas vezes por semana, para evitar suplementar omega 3, comprimidos me dão azia), a só comprar ovo caipira (para minha sorte minha diarista cria galinhas e me vende os ovos) e a utilizar azeite extra-virgem de alta qualidade (é bem mais caro e o sabor é diferente, você sente uma pungência na garganta, na primeira vez acha até ruim, tem que procurar em lojas especializadas). Também utilizo o sal-rosa do himalaia, banha e óleo de coco extra-virgem. Então minha alimentação é carne vermelha, aves, peixes, ovos caipiras, azeite, bacon artesanal quando acho, folhas escuras, repolhos e verduras low-carb, etc. e três frutas apenas: abacate, morango e limão, todas orgânicas. Agora estou experimentando o amido resistente. Nada de café, refrigerante diet, castanhas, queijo, etc. É uma radicalização, mas talvez para nós grandes obesos seja a única solução.

    ResponderExcluir
  171. Complementando, tem também que tomar sol sem protetor solar (vitamina D, procura na net que ensinam), fazer exercício (treino intervalado é o melhor mas até uma caminhada ajuda no começo se o excesso de peso afeta o joelho, basta sempre tentar um tempo menor ou uma distância maior), evitar o estresse (no meu caso eu me organizei mais e passei a recusar serviços que fossem me sobrecarregar, mesmo perdendo dinheiro). Tudo isso muda a resposta hormonal do seu corpo e ajuda sua flora e seu intestino. Aprendi tudo isso aqui no Blog do Dr. Souto ou por indução dele, no melhor Blog que já li. Mas se nada der certo vou com você catar o coco alheio! Abração.

    ResponderExcluir
  172. Muito obrigada, tomara que eu já esteja mesmo :) e sim, pretendo levá-la pra vida toda !!!!a única coisa que sito falta são as sobremesas cheias de carbo, um brigadeiro por exemplo!Mas creio que é questão de tempo e acostumar o paladar, pq compulsão por doces nao estou tendo mais!

    ResponderExcluir
  173. Sei como é, eu pego creme de leite, umas 3 col. cheias e coloco cacau em pó umas 3 col. mexo bem.Fica bem pastoso coloco um pouco de adoçante, fica bem próximo ao brigadeiro de colher, mas pode misturar a manteiga sem sal, testar e ver o sabor, é só para dizer que comeu doce...rs. A polyana deve ter alguma receitinha lá de chocolate, vc pode fazer morangos com caldinha de cacau que tem lá a receita:
    Nutri das Panelas - Polyana Freitas

    ResponderExcluir
  174. Hoje completei o 8° dia com a alimentação Paleo.
    Estou sentindo uma certa fraqueza e os músculos mais vulneráveis ao esforço (por exemplo, ao subir as escadas de minha casa, sinto como se os tivesse submetido a uma força desproporcional).
    Isso é normal no começo?

    ResponderExcluir
  175. Sim

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/01/2014 21:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  176. :-) Eu até que gostava do meu “yakut caseiro” mais o Methanobrevibacter smithii será mais eficiente; o interessante neste trabalho é que L. reuteri é utilizado para fazer o peru crescer; pombas mano velho e normalmente esta ave já é bem grandinha.

    Um pouco de atenção ai, pois algumas matérias na net tem indicado o M. smithii como principal causador da obesidade eu logo desconfio se o L. reuteri esta sendo utilizado para engorda de animais os grandes criadores não são nada bobinhos.

    Sucesso e bom êxito a todos.

    Wagner.

    Em conclusão, níveis diminuídos de M. smithii foi confirmado como sendo associado com a obesidade. Além disso, os níveis mais elevados de B. animalis, L. paracasei, ou L. plantarum foram associados com um peso
    normal, enquanto que níveis mais elevados de L. reuteri foram associados com a obesidade, o que sugere uma possível relação entre certas espécies probióticas, comercializado em outros lugares para o consumo humano, e obesidade.

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3374072/

    ResponderExcluir
  177. Mmm que delicia, vou fazer!!!Hoje fiz um bolinho tipo aquele de coco do Dr, mas com uma colher de farinha de amêndoa e uma de cacau em pó, ficou perfeito!!!

    ResponderExcluir
  178. Estou com uma dúvida. Estou há uma semana em tentativa de cetose, com acompanhamento do medidor de cetonas. Entretanto, tem dois dias seguidos que a medição está em 0,3 mmol/L, embora já tivesse alcançado 0,7mmol/L anteriormente. Mesmo estando baixa a medição, ainda estou em cetose? Qual a medição mínima para se considerar em cetose?
    Desde já agradeço qualquer informação.

    ResponderExcluir
  179. 0,5
    Não há necessidade de fazer dieta cetogênica. Mas é bom lembrar que proteína demais lhe tira da cetose (é convertida em glicose).


    Em 14 de janeiro de 2014 09:34, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  180. Deve ser exatamente isso que está acontecendo, pois a quantidade de carboidratos está realmente mínima. Estou fazendo a dieta cetogênica porque os meus níveis de triglicérides estão absurdamente altos, acima de 350. Uma dieta lowcarb apenas resolveria isso?
    Grato pela pronta e valiosa resposta, Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  181. Em geral, com menos de 50g de carbs/dia, seus triglicerídeos vão para menos de 100 em 30 dias


    Em 14 de janeiro de 2014 10:45, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  182. Fantástico....fico mais tranquilo com essa resposta, porque estou no caminho certo. Não preciso me preocupar tanto com a cetose, né? Grato, novamente, Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  183. Mais mastigado que isso, acho impossível. Agora minha dúvida. Por que restringir os ovos para doenças auto-imune?

    ResponderExcluir
  184. Porque tem pessoas que reagem a eles - especialmente à clara.


    2014/1/14 Disqus

    ResponderExcluir
  185. ahhh mas de que serve o polvinho se nao pra fazer pao de queijo kkkkk :)

    ResponderExcluir
  186. Pata fazer gases

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/01/2014 13:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  187. :-( Há eu não acredito que uns beijinhos e abraços naquela gordinha na balada e somente os cinco camarões do tempura o restante fiz uma doação para natureza [lixo], mais as 7 fatias fininhas de embutidos fermentados [salame] a vodka grey goose que suponho ser devidamente
    batizada exceto no pre$$o ficou evaporando naturalmente no copo, ela “tadinha” comeu só salada deixou as azeitonas disse que engorda e água muita água; eu fiz a minha parte indiquei este Blog, fez eu engordar 2 quilos (kg) ...

    :-) Será possível ajudar aquele frango da academia que não ganha massa mesmo com a dieta de 12 mil calorias “o carinha já esta com cheiro de ovo” e esta afundando o orçamento familiar com tantos potes importados, a mãe não agüenta mais ver tanta magreza, mais afinal ele é um ser legal e limpa sempre o suor dos aparelhos depois do uso.

    Sucesso e bom êxito a todos.

    Wagner.

    ResponderExcluir
  188. A espécie Lactobacillus reuteri

    O microrganismo Lactobacillus reuteri é uma espécie heterofermentativa que reside no trato oral dos humanos, gastrointestinal e vaginal.

    L.reuteri foi isolado a partir de muitos alimentos, especialmente
    carnes e produtos lácteos.



    Temperatura ótima de crescimento 37⁰- 38⁰C
    Temperatura máxima de sobrevivência 45⁰-47⁰C
    Os ensaios de inibição de microrganismos patogênicos feitos com o extrato de L. reuteri, apresentaram resultados positivos para cinco cepas indicadoras:



    *Bacillus cereus,

    *Escherichiacoli,

    *Proteus vulgaris,

    *Staphylococcus aureus,

    *Vibrio cholerae.

    L.reuteri foi incluido na classificação científica de bactérias
    do ácido láctico (BAL), embora neste momento ele tenha sido erroneamente classificado como uma cepa de Lactobacillus fermentum. Gerhard Reuter, começou a distinguir L. reuteri de
    L. fermentum. REUTER (1965) reclassificou a espécie como "Lactobacillus fermentum biótipo II". L. reuteri foi
    finalmente identificada como uma espécie distinta em 1980 por KANDLER & WEISS (1986). Foram encontradas diferenças significativas entre L. reuteri e outros biótipos de L.
    fermentum, e, assim, a espécie ganhou identidade
    formal. L. reuteri desde então tem sido reconhecida como uma espécie separada dentro do gênero Lactobacillus.
    No início de 1980, logo após o seu reconhecimento como uma espécie distinta, os cientistas começaram a encontrar L. reuteri em muitos ambientes naturais.
    Sugere-se que L. reuteri produz reuterina através da
    fermentação do glicerol, e esta foi eficiente para a inibição dos
    microrganismos testados neste trabalho. L. reuteri, como todas as BAL, é capaz de converter açúcares em ácido lático com produção de peróxido de hidrogênio. A sua ação probiótica é atribuída a sua capacidade de exercer um efeito inibitório sobre microrganismos patogênicos com uma combinação de diversos mecanismos, incluindo a produção de ácido lático, peróxido de hidrogênio e produção de bacteriocinas. Reuterina é uma substância solúvel em água, ativa em uma larga faixa de pH e resistente a ação de enzimas proteolíticas e lipolíticas. Em um novo estudo realizado por AQUES et al. (2007), estes relatam que a presença de reuterina no leite levou a uma redução das contagens de S. enterica e Y. enterocolitica após 12 dias,
    enquanto que C. jejuni e A. hydrophila foram completamente inativados pela reuterina após 7 e 12 dias, respectivamente. Neste trabalho os autores afirmam que a reuterina é bastante efetiva quando aplicada em alimentos armazenados sob refrigeração. Lactobacillus reuteri é uma bactéria autóctone do trato gastrointestinal humano e sabidamente seguro
    para a ingestão como probiótico pelo homem.

    * A transpiração [trabalho] é de: Helen Silvestre.

    * Titulo para encontrar o PDF no Gloogle:

    [Ação inibitória de Lactobacillus reuteri na microbiota de camarão (Litopenaeus vannamei) refrigerado]

    * A empresa BioGaia AB da Suécia uso comercial de L. reuteri.

    ResponderExcluir
  189. E o farelo de aveia?Posso consumir?

    ResponderExcluir
  190. Tem glúten

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/01/2014 11:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  191. Caros Páleos,
    Após cerca de 80 dias de alimentação de verdade, sem sacrifícios e com muita energia, ah, com cerca de 23 quilos a menos, fiz alguns exames.

    Meu exame de urina mostrou corpos cetônicos em 50 mg/dl, isso é bom?

    Fiquei muito tranquilo com glicose em 71 mg/dl e triglicérides em 90 mg/dl, mas curioso com colesterol total em 238 e HDL em 38. Algo errado?

    No mais, agradeço todo o conhecimento e generosidade na sua transmissão. Ainda tenho um longo caminho pela frente...

    Cada caso de sucesso nesse caminho é um pedaço arrancado no paradigma atual (e errado) de alimentação, que acabrá por ruir.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  192. Ana Cristina Castro15 de janeiro de 2014 23:05

    Barbara, você foi a minha luz no fim do túnel! Já fiz três tratamentos com Roacutan e as espinhas sempre voltaram! Tenho fé que a LCHF me ajude nisso também!

    ResponderExcluir