domingo, 1 de setembro de 2013

O bolinho mais fácil do mundo

Para quem está começando um estilo de vida low carb, lanches podem ser um desafio. A verdade é que, depois de algum tempo com poucos carboidratos, a fome diminui drasticamente, e a necessidade de lanches vai, aos poucos, desaparecendo. Até que, finalmente, nos damos conta de que há muito de hábito na forma com que sentimos necessidade de comer coisas específicas em horários específicos. É muito comum que as pessoas comam lanches no meio da manhã ou no meio da tarde apenas porque, enfim, o lanche está ali, disponível (o MEDO da fome). Uma das experiências mais libertadoras é não levar lanche nenhum e descobrir que, em virtude de sua nova dieta, você simplesmente não sente fome alguma! Que, como todos os carnívoros, você também está equipado com a capacidade de permanecer em jejum sem passar mal, sem hipoglicemia, sem nada disso, apenas porque agora, em virtude de sua insulina mais baixa, tem a capacidade de usar a sua própria gordura como fonte de energia (aliás, é para isso que a gordura existe, não para acumular-se e provocar doenças).

Outras situações em que passa-se por aperto são vôos de longa duração. Já escrevi uma postagem indicando que sempre há alternativas em viagem (inclusive não comer), mas é ótimo estar prevenido.

Como já disse antes, cozinha não é o meu chão. Mas, como a necessidade é a mãe das virtudes, apresento a vocês esta sugestão muito, muito simples - o mínimo denominador comum dos bolinhos - nada pode ser mais fácil.

Ingredientes:
 - 1 ovo
 - Nata (ou manteiga derretida)
 - Coco ralado (NÃO adoçado!!)
 - Fermento
 - Adoçante (não me escrevam sobre adoçantes - já escrevi sobre eles aqui). Eu não perco o sono com adoçantes pois, atualmente, praticamente não os uso mais. Mas, quando uso, é sucralose ou sacarina/ciclamato. Fujo do aspartame. Não gosto do gosto da estévia mas, se gostasse, usaria-a.

Ok, então, como podem ver, nada esotérico, nada que precise ser comprado a preço de ouro em loja de suplementos ou via internet - qualquer boteco tem os ingredientes necessários - e a baixo custo.

Coloque 2 colheres de nata dentro da xícara (pode ser manteiga, mas a quantidade exata você vai ter que descobrir testando. Eu fiz com manteiga e o bolinho cresceu menos, mas ficou com gosto bom):

A quantidade de fermento é essas aí da foto:

Agora, você pega a xícara que já contém a nata/manteiga derretida e enche até a metade com coco ralado, e acrescenta 1 ovo inteiro (sem a casca, por favor), fermento e adoçante a gosto (umas 10 gotas é um bom começo) e mistura BEM com a colher (a consistência fica a de um mingau). Coloque a xícara no microondas por 2:20 minutos (tempo escolhido por motivos puramente estéticos, olhe a simetria do visor digital!):


Para vocês acostumados com cozinha, não tem graça, mas para mim - eu sempre fico fascinado quando dá certo (e sempre dá!):

Para quem, como eu, costumava consumir quindins em grande quantidade na idade das trevas (a.T. - antes de Taubes), poder comer um bolinho fumegante no qual os sabores de coco e gema de ovo se misturam é um privilégio.

Se quiser usar como lanche ou em uma viagem, coloque ainda quente num saquinho, retire o máximo do ar e feche bem - vai conservar toda a umidade e permanecer molhadinho.

A capacidade de saciar a fome deste bolinho é fenomenal. Afinal, é a combinação perfeita de gordura, proteína, e triglicerídeos de cadeia média (do coco) - um verdadeiro bolinho cetogênico

475 comentários:

  1. Dr Souto, conheci seu blog atraves do EmagrecerDeVez, sou o case de sucesso mais recente no site do Rodrigo, juntamente com meu marido comecamos uma vida low carb em janeiro desse ano e quanto mais eu leio mais eu vicio nesse assunto, adoro seu blog, o jeito que vc escreve sempre utilizando dados e fatos eh muito inspirador. Sempre fui viciada em doces, o que vc acha de doces low carb? sempre sigo os blogs de receita do mais gorduras, menos carboidratos e do dietadodratkinsbrasil.blogspot, podem ser consumidos "a vontade"? eu coloco em parentesis pq como vc diz e eu ja comprovei, eh impossivel comer gordura a vontade, muito enjoativo, eu gosto mais de me aventurar nas receitas no final de semana, adoro o cheesecake low carb, com crosta de amendoim, recheio de ovos, limao e creme de leite e base de geleia de morango que eu mesma faco com stevia, o que vc acha desses ingredientes? eu fico com a consciencia pesada pq eh tao gostoso que parece pecado hahaha como eu sempre digo pro Geosh, velhos habitos sao dificeis de quebrar.


    Mas enfim, todo esse meu blablabla era pra na verdade deixar uma contribuicao pro post, mal li a receita e ja fui correndo pra cozinha ver o que eu tinha na geladeira pra substituir, acabei fazendo um bolinho de queijo que ficou uma delicia, usei 2 colheres bem generosas de ricota com nata, preenchi a metade da caneca como vc falou com farinha de linhaca (pena que eu nao tinha uma farinha doce como amendoa ou amendoim, acho que ia ficar mais gostoso), coloquei o ovo, o stevia e o fermento, me surpreendi com o resultado, ficou um bolinho de queijo delicioso!!! mais uma opcao pros meus cafes da manha :)


    obrigada Dr Souto, por nos mostrar que uma vida low carbo nao precisa ser chata e sem graca :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo sucesso, Tatiana!

    Eu só cuidaria com o "à vontade". Acho que é como vc disse: finais de semana, ocasiões especiais, etc - pq mesmo sem carboidratos, o gosto doce misturado à gordura deixa as coisas irresistíveis e pode levar ao consumo excessivo ao enganar o senso natural de saciedade. Mas de vez em quando é ótimo!
    Em 01/09/2013 11:18, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  3. Hummm, com um cafezinho, hein?

    ResponderExcluir
  4. Tatiana, nos fale mais desse cheesecake low carb!

    ResponderExcluir
  5. Hummm!! Que delícia!! Eu que adoro bolos vou fazer pro lanchinho da tarde ;)

    ResponderExcluir
  6. Francisco Doria Junior1 de setembro de 2013 14:01

    Olá Doutor, siu o seu mais novo fã e te conheci também através do emagrecer de vez.
    Tenho uma dúvida, não sei se o Sr. já citou aqui antes, mas é o seguinte: como moreo em Salvador, o hábito comum aqui é comer feijão, arroz e farinha. O arroz sei que deve ser substituído pelo integral, mas e o feijão e a farinha de mandioca? Pelo que pesquisei sobre o feijão acho que el não é ruim, e aqui ele sempre é feito com carnes calabresa e toucinho. Mas e a farinha de mandioca? Dizem que ela cria barriga é verdade?

    ResponderExcluir
  7. Eita mas de novo uma receita boa com nata...que droga Dr Souto nao acho Nata aqui no sudeste..moro em Resende;RJ e vou muito Pra Sao Jose dos Campos e mesmo la nao acho ela..que coisa..tem algum outro nome da Nata aqui na regiao?

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer essa receita no máximo até amanhã. Mas com manteiga mesmo (nata não existe por aqui). :-)

    ResponderExcluir
  9. Morri!!!! a.t.!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Putz..............

    ResponderExcluir
  11. Francisco, nada de arrroz integral, arroz branco, nem farinha... Coma a carne e deixe o feijão de lado. Leia as postagens e voce vai entender. Eu quando tem feijoada, como todos os pertences e nada de feijão. Dobradinha com feijão branco, o feijão fica no prato.

    ResponderExcluir
  12. Ótima receita, vou testar agora! Como não tenho microondas, vou tentar no forninho elétrico. Acho que uns 10 minutos darão conta (:

    ResponderExcluir
  13. E aqui em Fortaleza tem muita nata, porém com sal, vou fazer o bolinho na versão salgada!

    ResponderExcluir
  14. Aprovadíssimo, podem fazer ! E não dá para acreditar que tem lugar do Brasil que não vende nata. Aqui no PR qualquer mercadão, mercadinho ou padaria tem, umas três ou quatro marcas.

    ResponderExcluir
  15. É que tem muitos gaúchos aí :-)
    Em 01/09/2013 16:37, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Fiz hoje e comi com minha mulher. Adoramos! A única alteração é que inclui uma colher de Whay Protein. Ficou mais firme que o previsto e mais nutritivo. Como nao tenho nata aqui em Sao Luís, usei creme de leite (de lata, da N...).
    Alias, consumi com um capucino low carb: creme de leite, cafe solúvel, uma colher pequenina de cacau em pó, adoçante e água quente.
    Continuem mandando receitas.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  17. Francisco Doria Junior1 de setembro de 2013 16:51

    Ok Julio, então o feijão esta na categoria dos grãos que não devem ser comidos? E a farinha está em que categoria? To procurando o artigo que fala sobre isso por enquanto não encontrei. Grato pela resposta.

    ResponderExcluir
  18. Talvez o creme de leite fresco, que fica junto dos iogurtes no supermercado, possa substituir a nata.
    Adorei a receita, porque meu marido é fã de bolo de caneca (aliás, ele é uma formiguinha pra doces e é magro!!! Destino cruel esse meu! rsrsrs). Agora posso fazer esse bolo de vez em quando. Humm... se misturar cacau em pó também deve ficar uma delícia.

    ResponderExcluir
  19. Como o Dr. Souto falou: o perigo é viciar no sabor doce e precisar disso todo dia, mas de vez em quando é bom.
    Um dos meus vícios doces é a Paçoquita Diet. Esta versão tem mais gordura e não tem açúcar. É bem saborosa porque tem mais amendoim que a Paçoquita normal, onde o volume é feito com açúcar. Passei a comer sem culpa, mas nunca mais de uma.

    ResponderExcluir
  20. fiz com manteiga, uma delícia...

    ResponderExcluir
  21. Lembram aquela personagem que a Fabiana Karla fazia há alguns anos atrás no Zorra Total? Era uma nutricionista louca que dizia "Chocolate pode! Laranja não pode!" Então... dieta LCHF é assim. rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. será que dá para fazer com castanha de caju?

    ResponderExcluir
  23. Acabei de fazer, muito bom!

    ResponderExcluir
  24. Dr., obrigado pela dica...acabei de testar com creme de leite e ficou muito bom
    vou fazer testes com whey, essência de baunilha, cacau e qualquer coisa que aparecer pela frente...já dá para abrir uma loja de bolos low carb ao lado do amor aos pedaços....hehehehe

    ResponderExcluir
  25. Fica bom com várias coisas, já fiz várias tentativas. Cacau, whey, farinha de amêndoas, etc
    Em 01/09/2013 17:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  26. farinha de castanha de caju!! vou jogar um punhado no processador de alimentos e misturar na massa

    ResponderExcluir
  27. Maria Helena de Siqueira1 de setembro de 2013 18:12

    Dr. José Carlos testando receitinhas é o máximo. Já que gosta de quindins, vai uma dica de uma colega:

    - 8 GEMAS- 50 ML DE LEITE DE COCO
    - DOÇURINHA À GOSTO (é um adoçante), mas pode ser substituído
    - 1 COLHER DE CHÁ DE MANTEIGA DERRETIDA
    - COCO RALADO A GOSTO

    Preparo: Peneirar as gemas para retirar a película.
    Misturar todos os ingredientes (não precisa bater no liquidificador).
    Colocar nas forminhas individuais ou fazer um quindão em uma forma grande.
    Forno médio, meia hora. Fica muito gostoso!

    ResponderExcluir
  28. My God!
    Em 01/09/2013 18:12, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  29. Flávio Ricardo Custódio1 de setembro de 2013 18:18

    ACABEI DE FZER COM MANTEIGA , MUITO DELICIA , E SACIA BEM

    ResponderExcluir
  30. Aqui eu encontrei num supermercado das madames, mas apenas uma marca e a R$ 13,00 o potinho com 200g!

    ResponderExcluir
  31. Eu compro o coco ralado fresco (totalmente natural) de uma fábrica de doces caseiros aqui da cidade. São ralados diariamente, fresquinhos. Compro e congelo alguns saquinhos.

    ResponderExcluir
  32. a quem, tal como eu, sempre o segue aqui de Portugal, pode por favor clarificar a diferença entre creme de leite e natas?
    obrigado

    ResponderExcluir
  33. Pessoal do time sem nata como eu, alguém tentou com creme de leite fresco? Quero tentar mas nao sei a proporção. Sobre adoçante, sugiro os proprios para forno e forgão, o estevia em gotas quando aquecido fica muito amargo. Parabens Dr. Souto pelo blog, desde de q comecei o LCHF há 3 semanas virou a minha biblia, e tô curtindo demais as suas receitinhas.

    ResponderExcluir
  34. Nata aqui tem 50% de gordura, e creme de leite tem 20 a 25%
    Em 01/09/2013 18:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  35. MUITO cuidado com os próprios para forno e fogão! Leia minha postagem sobre adoçantes.
    Em 01/09/2013 18:52, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  36. Canela, cardamomo, raspas de limão siciliano... joga uns pedacinhos de chocolate pra derreter no meio ou um quadradinho de chocolate...

    ResponderExcluir
  37. Olá Dr. Souto!
    Há três meses sigo o estilo de vida low e, pela primeira vez na vida consegui diminuir e estabilizar meu peso. Creio que esteja enfrentando o efeito platô, mas sem maiores preocupações, pois sei que o emagrecimento, mesmo que lento, é fato. Gostaria de compartilhar contigo uma observação. Além da melhora em todos os sentidos, percebi que desde o início desta nova vida nunca mais tive a desagradável ITU que me perseguia há muito tempo. Talvez seja apenas uma feliz coincidência, mas o fato é que me sinto plena nesta nova fase. Obrigada por todos os conhecimentos compartilhados, sigo sedenta por novos posts.

    ResponderExcluir
  38. Depende, aqui no PR vendem a mesma coisa com nomes diferentes; nata e creme de leite, pasteurizados em potinhos de 300 gramas com 49 a 50% de gordura. Já o da Nestlé sim tem um teor menor de gordura.

    ResponderExcluir
  39. É verdade Dr. Souto, já havia lido esse post. Faço receitas doces de forno muito raramente e já adaptei o meu paladar ao estevia, mas o líquido em receitas quentes fica realmente muito amargo.

    ResponderExcluir
  40. Carla: não é coincidência!
    Em 01/09/2013 19:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  41. Não usem esses que se pode colocar a mesma quantidade que se fosse açúcar. Tem maltodextrina que é açúcar.
    Em 01/09/2013 20:22, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  42. Farinha = Trigo


    _____
    42

    ResponderExcluir
  43. Dr, um pão q tem como ingredientes creme de ricota, 3 ovos, e psyllium (0 Carbs) pode ser comido diariamente?

    ResponderExcluir
  44. Pão de Açucar? Nata da Balkis?


    Em SP, no Sonda tem a mesma da foto por algo em torno de R$ 3


    _____
    42

    ResponderExcluir
  45. Sim
    Em 01/09/2013 23:03, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  46. Dr. Souto, encontrei a bendita da Nata!! Muito mais saborosa que creme de leite, até o cheiro dela é atraente, apetitosa. To comendo pura!! :)

    ResponderExcluir
  47. muito bom, vou testar amanhã mesmo! =))

    ResponderExcluir
  48. Oi Dr.Souto,obrigado por compartilhar sua receita,vendo esse ovo na sua receita eu lembrei de te perguntar uma coisa,tenho comprado desses ovos que você diz ser melhor,porque são de galinhas caipiras alimentadas com milho e não com ração,e porque não podemos comer os derivados do milho ou o proprio milho ?se nos ovos não faz mal?

    ResponderExcluir
  49. Temos q ir atrás do melhor q podemos. O ovo da foto é de um paciente meu que tem galinhas, criadas soltas. Galinhas comem gramas, minhocas, larvas e pequenos insetos, o que torna seus ovos especialmente nutritivos. Mas, para a nossa saúde, é preferível comer a galinha do que essas coisas.
    Em 02/09/2013 00:28, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  50. Também tive essas dúvidas, e encontrei esse artigo aqui:
    http://www.queijosnobrasil.com.br/nata-o-creme-do-leite.html

    Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  51. Veja se tem o creme de leite pasteurizado. Teor de gorduras um pouco menor, mas livre de outros ingredientes.

    http://www.queijosnobrasil.com.br/nata-o-creme-do-leite.html

    ResponderExcluir
  52. Tenho a impressão que nossa Balkis aqui de Sampa não é igual a dos nossos colegas do sul. A consistencia da Balkis é muito firme(carragena)!!!!

    ResponderExcluir
  53. Francisco, nada de farinhas, arroz, feijão, trigo, grãos, leguminosas, etc. Coma carnes e suas gorduras, vegetais, hortaliças, e leia o restante do blog. A qualidade das informações desse blog é de altíssimo nível, e SEMPRE embasada cientificamente, como dr Souto faz questão!

    ResponderExcluir
  54. Com queijo parmesão ralado deve ficar bom!!!

    ResponderExcluir
  55. Fantástico, muito obrigada, danke. Moro na Alemanha e acompanho esse blog há poucas semanas.

    ResponderExcluir
  56. Maria Helena, precisa ser em banho maria?

    ResponderExcluir
  57. Tatiana, uma dúvida... que stevia você usa? A folha da planta mesmo? Eu comprei um saquinho de folhas de stevia seca, mas não sei como usar assim. Tenho o adoçante, mas se desse para usar a folha natural me parece ser mais saudável. Também sou fã do "mais gordura menos carbo"... amo o repolho a carbonara, rsrs

    ResponderExcluir
  58. Bom dia doutor! Escrevo para agradecer pelas informações e dicas. Venho lendo e me informando sobre alimentação há uns 4 meses e no último mês resolvi começar a reeducação alimentar. Não fiz exames de sangue ainda e ainda não comecei nenhuma atividade física. Vou começar neste mês de setembro.Mas gostaria de compartilhar o resultado das minhas pesagens:

    DIA 29/07 - 115 kg.

    DIA 03/08 - 107 kg.

    DIA 10/08 - 105 kg.

    DIA 17/08 - 104 kg

    DIA 24/08 - 102 kg.

    DIA 31/08 - 101 kg.



    São 14 kg. em 34 dias de reeducação e me sinto super bem. Excelente não?


    Grande abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  59. Vou fazer isso pra ontem!

    ResponderExcluir
  60. Francisco Doria Junior2 de setembro de 2013 10:22

    No caso estava me referindo a farinha de mandioca, que aqui na Bahia é muito comum comer com feijão e arroz. Não especifiquei bem hehehehe.

    ResponderExcluir
  61. "Sem a casca por favor" kkkkkk

    ResponderExcluir
  62. Sensacional!
    Em 02/09/2013 10:09, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  63. Bolinho feliz! Me identifiquei com o tempo 02:20. A simetria deixa o universo mais equilibrado...

    ResponderExcluir
  64. Meu Deus ! \o/ Depois desse bolinho, o formigão do meu marido irá render-se ao meu novo estilo de vida. Obrigada mesmo, Dr. !

    ResponderExcluir
  65. Tatiana, eu faça um "pão" com 1 ovo, 1 colh.sopa de linhaça, 2 colh.sopa de água, fermento em pó (1/s colh.café) e tempero com orégano, sal, azeite etc. Coloco no microondas por 2 minutos e 30, deixo esfriar um pouco, corto ao meio e recheio com várias delícias. Adoro !

    ResponderExcluir
  66. Daniel Felix Melchiades2 de setembro de 2013 12:11

    Uma pergunta, e o fermento é pó?? não contém amido de milho??? o que estaria fora da dieta ??? 0o

    ResponderExcluir
  67. E se tivesse, vc viu a quantidade?
    Em 02/09/2013 12:11, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  68. Se o caso é emagrecimento, é bom tomar cuidado com mandioca. Digite "mandioca" em Pesquisar este blog e leia os comentários.

    "Quanto ao feijão, bem, embora tenham proteínas, são 3/4 carboidratos e, como toda a leguminosa (incluindo soja e amendoim), contém lecitinas que alteram a permeabilidade intestinal (não tanto quanto o glúten). Assim, também sugiro o uso apenas esporádico, se fizer questão de consumir."

    ResponderExcluir
  69. Má que menina gourmet hehehe

    ResponderExcluir
  70. Se vc se preocupa com o fato do milho compre o fermento da Yoki, que tem fecula de mandoica, e se nao quiser usar amido, pode misturar bicarbonato com vinagre que dá efeito parecido na massa tb hehe

    ResponderExcluir
  71. Mesmo Atkins permite VINTE GRAMAS de carbs, porque alguém se preocuparia com 1/2 colher de chá??
    Em 02/09/2013 12:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  72. "A quantidade de fermento é essas aí da foto" foi a melhor parte da receita!!!! Dr. Souto gourmet, tô amando simplesmente! HAHAHA! <3

    ResponderExcluir
  73. Daniel Felix Melchiades2 de setembro de 2013 13:08

    uahuahau verdade, bem, duvidas sanadas, go to Bolinho o/

    ResponderExcluir
  74. Maria Helena de Siqueira2 de setembro de 2013 13:24

    não. direto!

    ResponderExcluir
  75. É como eu queria que explicassem pra mim. Tipo homens na cozinha :-) Em 02/09/2013 12:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  76. Exatamente! Esse jeito "homem" mesmo que eu falei que tá super bacana! HAHAHAHHA! Adoro a praticidade de vocês! ;)

    ResponderExcluir
  77. Fiz com 2 colheres de sobremesa numa xícara...depois de adicionar todos os ingredientes, a xícara ficou pequena e tive que pegar uma xícara maior...
    Então a quantidade de creme de leite é diretamente proporcional ao tamanho da xícara.

    ResponderExcluir
  78. Em que cidade você encontrou?

    ResponderExcluir
  79. Francisco Doria Junior2 de setembro de 2013 14:19

    Ok obrigado todos que me responderam, e já achei as postagens referentes as minhas dúvidas. Agora me surgiu mais uma: um pouco antes de conhecer esse blog e essa dieta, eu estva resolvido a utilizar o cloreto de magnésio, pelos benefícios que descobri que ele tem sobre a saúde. No caso de estar fazendo a low carb, posso utilizar o cloreto de magnésio sem problemas? Vou utilizá-lo em pó , 20 g diluído em 1 litro de água e tomar 50 ml dessa solução 1 ou 2 vezes por dia que é o recomendado.

    ResponderExcluir
  80. Luiz, acho que fica sensacional! Também já pensei em fazer com castanha do Pará. Eu colocaria as castanhas e adoçante culinário pra bater juntos no processador até ficar como uma farofa. Acho que se usar uma forma de gelo pra prensar essa farofa vai dar doses na medida. Sempre melhor ter uma dose pra não exagerar, né?

    ResponderExcluir
  81. Dr.Souto, já que estamos falando em receitas, lembro que no livro "A dieta de South Beach" o autor fala que o índice glicêmico dos alimentos aumenta quanto mais os processamos. Assim, alimentos crus têm IG menor que os cozidos e os integrais menor IG que os refinados. Seguindo o raciocínio o autor diz ainda que pedaços inteiros são melhores que cortados, que são melhores que fatiados, que são melhores que picados, que são melhores que amassados ou em purê.
    Essa seria mais uma dica pra seguirmos ao pensar no preparo de nossos alimentos?

    ResponderExcluir
  82. Ok! Obrigada!

    ResponderExcluir
  83. Claudia Alessandrini2 de setembro de 2013 14:58

    MUITO FELIZ, ESTOU SEGUINDO CERTINHO, MAS NAO CONSIGO ENTENDER A QUESTÃO DAS 20 G DE CARBO, PRECISO INGERIR CARBOIDRATOS? COMEÇEI DIA 19/08 E ELIMINEI 6KS, NESSE PERIODO VOLTEI DOIS QUILOS EM UM FINAL DE SEMANA POR CONTA DA CERVEJA, E RECUPEREI RAPIDAMENTE, ESSE FINAL DE SEMANA OPTEI PELO VINHO E O RESULTADO FOI TRANQUILO, PERDI MEDIDAS, CERCA DE 4 CM NA REGIAO ABDOMINAL... MAS NÃO ENTENDO A QUESTÃO DOS CARBOIDRATOS... ABS

    ResponderExcluir
  84. Pode ser, no caso de produtos que tenha açúcar/amido


    Em 2 de setembro de 2013 14:52, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  85. Se vc fosse comer zero carbs, seria impossível, até a carne tem glicogênio. E para ficar abaixo de 20, não dá para comer nem salada - não há motivo para restringir tanto - pode comer seus morangos com nata e sua salada com tomates e cenoura, isso não vai lhe engordar.


    Em 2 de setembro de 2013 14:58, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  86. Dr. Souto...não resisti e fiz a receita... que é maravilhosa por sinal. Para que faz low-carb deixo as imagens de "magrice"...pois quem não entende nosso estilo de vida...com certeza chamam de "gordice"
    1) Bolinho de caneca - igualzinho o do Dr. Souto....rsrsrs
    2) Iogurte Grego com calda de morango
    3) Docinho de festa low-carb ( creme de leite, chocolate 85% cacau e coco ralado sem açúcar)
    Dá pra ser feliz pra caramba fazendo low-carb...tento todos os dias inserir essa idéia para os meus pacientes.
    Grande abraço Dr. Souto...você é pura inspiração!!!!

    ResponderExcluir
  87. Gente, será que sou "homem" pra cozinhar??? Faço tudo no olhômetro!!!

    ResponderExcluir
  88. Somos duas Patricia, também vou no olhômetro...Jamais saberei o que é 1/4 de xícara. Nunca fui boa em fração na escola.

    ResponderExcluir
  89. Troquei a nata pelo creme de leite fresco e gostei da textura, mas achei que cresceu menos. Como o Luis, tive que trocar por uma caneca maior porque não coube. Ontem fiz um básico igual ao do "professor" e outro com cacau.
    Minha filha adolescente aprovou. Hoje fiz outro básico em uma vasilha quadrada pequena e depois fatiei, montei um misto quente (esquentei na sanduicheira) e servi no café da manhã. Tenho evitado que ela coma glúten por cota da acne e essa receita foi perfeita para isso.

    ResponderExcluir
  90. Eu consegui encontrar creme de leite pasteurizado aqui no interior do Rio com 35% de gordura. Como a validade era grande comprei os 5 que estavam na gôndola.

    ResponderExcluir
  91. Cesar, também moro no interior do Rio, em Nova Friburgo e encontrei creme de leite pasteurizado com 35% de gordura no supermercado. Já testei 2 marcas Larissol e Fiore. O da Fiore é mais saboroso, mas a consistência das duas é igual.

    ResponderExcluir
  92. a minha ressalva quanto ao amendoim é pq amendoim não é páleo...ele tem lecitinas que afetam a permeabilidade do intestino

    ResponderExcluir
  93. Ah... tá. Eu não sabia disso. Mais uma pro caderninho. :)

    ResponderExcluir
  94. Farinha de Mandioca (1 colher de sopa) = 14 g Carbs


    ______
    42

    ResponderExcluir
  95. E, muito cara!


    Tente no Sonda. Outros comentários indicavam que tem no Assai também.


    _____
    42

    ResponderExcluir
  96. Estou achando essas suas receitas cada vez mais elaboradas, acho que vc está tomando gosto pela coisa. Em um ano, aposto que vai nos passar receitas em que temos que separar as gemas das claras, batê-las no braço, numa velocidade média e acrescentar 3,7 gr de sal do Himalaia para achar o ponto em neve perfeito. :)

    ResponderExcluir
  97. :-)
    Em 02/09/2013 18:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  98. Com um pouco de queijo ralado também deve ficar bom :) Vou experimentar...

    ResponderExcluir
  99. Flávio Ricardo Custódio2 de setembro de 2013 19:58

    PARABÉNS AMIGO

    ResponderExcluir
  100. Oi Mari!!!vc tem blog??

    ResponderExcluir
  101. Olá Dr. Souto, queria tirar uma dúvida. Meu filho tem 8 anos e estou fazendo alimentação paleo pra ele, não muito lowcarb por ser criança, mas tirei açúcar e trigo, ahh, ele tem sobrepeso. É demais comer 1 ovo pela manhã e outro à noite ou está tudo bem? Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  102. Ovo NUNCA é demais
    Em 02/09/2013 20:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  103. Dr., fiz agora e ficou muito bom!! Na verdade, não ficou muito doce (usei Stévia, talvez tenha que colocar mais de 10 gotas), mas por isso mesmo deu a impressão de ser um pão - comí com manteiga!! Rsrsrs... Outro detalhe: ele sacia mesmo, ainda estou com a impressão de que comí um banquete. Uma ótima pedida para o café da manhã.

    ResponderExcluir
  104. Maria Helena, vou testar. Uma dúvida: Uma dúvida: o coco fica por baixo e a gema por cima como no quindim tradicional?

    ResponderExcluir
  105. O quindim, quando você mistura os ingredientes (inclusive o coco ralado) e coloca na forminha, naturalmente a maior parte do coco vai ficar na parte de baixo (quando desenformar). Não precisa se preocupar com isso, basta misturar os ingredientes e colocar na forma, eles "se separam" sem a nossa ajuda. Pelo menos é assim no quindim tradicional..rs

    ResponderExcluir
  106. Maria Helena, minha única dúvida é a respeito de untar a forma.. Não precisa? Na receita de quindim tradicional manda untar com manteiga e açúcar, nesse caso, não precisa nem passar uma manteiguinha pra não grudar?

    ResponderExcluir
  107. Fáceis e deliciosos! Fiz para o café da tarde: um com cacau e outro com essência de baunilha. Podia colocar a essência Dr.? Enfim, meu namorado está se rendendo a dieta, ainda mais desse bolo! Ele ama bolos! Alguma restrição quanto ao consumo da nata?

    ResponderExcluir
  108. BINGO!!! Além de ter a textura de bolo de coco e lembrar o quindim, tem um Alto grau de saciedade - não consegui comer inteiro, confirmando o último parágrafo do post.

    Dr. Souto - por favor - se houver possibilidade e tempo, o senhor poderia abordar a questão do álcool, principalmente o vinho, justo porque esta bebida vem "embalada" como saudável, inofensiva, terápica, dentre outros "atributos açucarados", porém ando desconfiado com a justaposição desta bebida na dieta Paleo/LCHF, a qual tento seguir com rigor prazeiroso - (Vexata Quaestio: Devemos abandonar o álcool?) - Muitíssimo Grato - Sirino/Curitiba

    ResponderExcluir
  109. 1 ou 2 cálices não atrapalham
    Em 03/09/2013 00:02, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  110. Dr.Souto achei essa bendita nata aqui no supermercado,desta marca mesmo que você usa,o pote de 350grs diz que depois de aberto deverá ser consumido em até 5 dias,é isso mesmo?senão ela estraga?

    ResponderExcluir
  111. Estevao e quais serão essas leguminosas?que não devemos comer?

    ResponderExcluir
  112. Valnêides Rezende3 de setembro de 2013 00:28

    Muito bom! Acabei de fazer a receita, gostei muito, ele enche o estômago! Aliás, da próxima vez, vou esquecer o adoçante e jogar uns pedacinhos de calabreza... pra comer de manhã com o café, fica até parecendo 1 pãozinho... valeu pela dica, e continue, por favor!

    ResponderExcluir
  113. Huumm, com certeza... Deve virar uma espécie de queijadinha.... Boa idéia...

    ResponderExcluir
  114. Comida de verdade estraga... Mas dura mais do que isso. Aqui em casa, um pote dura um dia...
    Em 03/09/2013 00:22, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  115. Dr.Souto, sei que meu assunto não tem muito a ver com seu post, mas gostaria de compartilhar o primeiro resultado dos exames que faço desde que comecei lowcarb. Fiquei um pouco preocupada com o TSH porque está alto e eu só tenho médico marcado em outubro.


    Glicose em jejum - 81 mg
    Colesterol Total - 219 mg
    HDL - 59 mg / LDL - 142 mg / VLDL - 18 mg
    Lipídios - 634 mg
    Triglicerídeos - 91 mg (coisa linda!)
    A única alteração no exame de urina foi a presença de uratos amorfos


    Nos hormônios tireoidianos o resultado foi:
    T3 - 86,7 ng/dl
    T4 - 8,0 ug/dl
    TSH - 6,152 uUI/ml - Este foi o único fora da referência
    Eu tenho hipotireoidismo/tireoidite de Hashimoto diagnosticado a 12 anos e tomo diariamente hormônio de 88 mg.


    Vi que o colesterol está um pouco acima da referência, mas em compensação triglicérides caiu muito e HDL subiu. O TSH alto significa o que? Obrigada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  116. Dr. Souto, de uns tempos pra cá, depois que comecei a dieta ando muito bem disposta e achando muito fácil fazer coisas que antes achava muito difíceis, tipo levantar às seis da manhã. Mas ando tendo um sono leve, acordo duas vezes no meio da noite, às vezes acordo de madrugada e demoro a voltar a dormir. Não está me incomodando muito pq, como eu disse, levanto com facilidade na hora que preciso e passo todo o dia numa ótima disposição e humor. Mas não deixo de me espantar, porque sempre fui uma pessoa que precisou dormir oito horas por dia.

    ResponderExcluir
  117. Seus lipídios não me preocupam e NADA - estão ótimos. O TSH está indicando que a dose de hormônio da tireoide que vc está usando está baixa - seu médico provavelmente vai aumentá-la. O TSH deve ficar abaixo de 2,5, por aí (embora o valor de referência seja mais alto).


    Em 3 de setembro de 2013 08:40, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  118. Algumas pessoas referem isso, mesmo. Há quem sugira comer um carboidrato antes de dormir (tipo uma fruta); outros melhoram tomando 400 a 500mg de óxido de magnésio (disponível na área de suplementos da farmácias) umas 3 horas antes de dormir.


    Em 3 de setembro de 2013 08:55, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  119. Muito obrigada pela resposta rápida, Dr. Souto. Vou tentar antecipar a consulta com o endocrinologista e pedir o exame dos anticorpos que o Clínico Geral não solicitou.

    ResponderExcluir
  120. Ok! Obrigada! Acho que vou tentar o óxido de magnésio, pq à noite meu apetite tá zero, zero, zero. Não que eu esteja reclamando, tô achando ótimo!

    ResponderExcluir
  121. Valeu, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  122. Fiz o bolinho hoje pela manhã e usei manteiga.Ficou um pouco seco mas ficou com um gosto muito bom. Vou caprichar mais na manteiga da próxima vez. Tks!

    ResponderExcluir
  123. Precisei comentar, fiz o bolinho hoje de manhã, exatamente como o Dr Souto ensinou, mas como não sou muito fâ de côco, achei que não iria gostar.... Fiquei impressioooonaaadaaaa, fica maravilhoso, uma delícia.
    Por isso amo meu novo estilo de vida, huuuummmm...
    Olhem como ficou, lindo, também fiquei fascinada. :)

    ResponderExcluir
  124. Feijões, lentilhas, todos os grãos tb, grão de bico e amendoim que é uma leguminosa!!

    ResponderExcluir
  125. Leguminosa é o que cresce em vagens


    2013/9/3 Disqus

    ResponderExcluir
  126. Dr. Souto, existe algum estudo que fale de redução de acne com a retirada de glúten, açúcar e lactose? Minha filha tem 12 anos e tem muitas espinhas e pele muito oleosa. A dermato indicou somente sabonete antibactericida e disse que irá melhorar quando a menstruação descer.
    Penso que pode existir alguma causa na alimentação dela. Ela já não come pão com glúten, apenas biscoitos umas 3x na semana. Só toma açúcar do nescau e fora isso usa sucralose às vezes (nas receitas que eu preparo). Ela toma uns 300 ml de leite todos os dias.

    ResponderExcluir
  127. Dr. Souto, depois de 3 dias ingerindo açucar, trigo e carboidratos devido a um ataque de compulsao, ao retomar p alimentaçao paleo low carbo é possível perder peso rapidamente novamente, ou isso acontece apenas na primeira vez? Como é ruim ver todos esses sintomas de novo. Cheguei a conclusao que no meu caso tenho que cortar acúcar, doce, carbos complexos pra sempre, pois 3 dias me tiraram do meu peso ideal e a sensaçao de tristeza é devastadoraa...

    ResponderExcluir
  128. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html

    Em 3 de setembro de 2013 10:58, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  129. Sim, existem vários artigos neste sentido: páleo low carb SEM laticínios é o caminho. E a melhor forma de convencer uma adolescente disso é via vaidade :-)

    Cordain, L. et al., 2002. Acne vulgaris: a disease of Western civilization.*Archives
    of dermatology*, 138(12), pp.1584–1590.
    Cordain, L., 2006. Dietary Implications for the Development of Acne: A Shifting Paradigm. , 1(2), pp.1–5. Available at: http://www.touchdermatology.com/articles/dietary-implications-development-acne-shifting-paradigm [Accessed
    September 3, 2013].
    Cordain, L., 2005. Implications for the role of diet in acne. *Seminars in cutaneous medicine and surgery*, 24(2), pp.84–91.
    Cordain, L., Eades, M.R. & Eades, M.D., 2003. Hyperinsulinemic diseases of civilization: more than just Syndrome X. *Comparative biochemistry and physiology. Part A, Molecular & integrative physiology*, 136(1), pp.95–112. Melnik, B., 2012. Dietary intervention in acne. *Dermato-endocrinology*, 4(1), pp.20–32. Available at: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3408989/ [Accessed September 3, 2013].
    Melnik, B.C., John, S.M. & Schmitz, G., 2011. Over-stimulation of insulin/IGF-1 signaling by western diet may promote diseases of civilization: lessons learnt from laron syndrome. *Nutrition & Metabolism*, 8, p.41. Available at:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3141390/ [Accessed September 3, 2013].


    Em 3 de setembro de 2013 10:22, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  130. Vocês já experimentaram o suco feito com leite de côco? Acho uma delícia e "não contém quantidade significativa de carboidratos". No meu caso apenas adiciono água e adoçante sucralose.

    ResponderExcluir
  131. Carlinhos Gonçalves3 de setembro de 2013 12:52

    Agora tá virando mestre cuca!
    Dr. Souto gostaria de dividir uma experiência que tive ontem. Na avaliação das 20:30 (na academia onde trabalho) avaliei um profissional da saúde (cirurgia cardíaca) que tem como objetivo uma alteração do % gordura e consequente alteração estética. Foi muito legal mostrar para esse profissional os argumentos que mostram a necessidade de redução de carbs e aumento da ingestão de gorduras para que seu objetivo seja atingido. Esse profissional pareceu incrédulo com os benefícios do "teu bolinho de coco" e com a questão das "placas cardíacas". Espero que ele tenha deixado minha sala pensando o seguinte: "Eu não acredito muito que gordura seja saudável, mas esse cara me mostrou argumentos convincentes de que existe a possibilidade de eu estar errado". Abração.

    ResponderExcluir
  132. Regiane Afonso Ramos3 de setembro de 2013 13:57

    Dr. Posso incluir o cacau sem açucar?

    ResponderExcluir
  133. Maria Helena de Siqueira3 de setembro de 2013 14:00

    Olá S.Jr! Exatamente, fica igual! abraços!!!

    ResponderExcluir
  134. Maria Helena de Siqueira3 de setembro de 2013 14:01

    Oi Fernanda! Se você tem a forma de silicone não precisa untar. Agora se for a de alumínio, passe um pouquinho de manteiga, mas não muito!

    ResponderExcluir
  135. Maria Helena de Siqueira3 de setembro de 2013 14:02

    Oi Débora! Não tenho blog, mas estou terminando de montar uma página no face somente com receitas Low Carb. Já tenho uma coleção de mais de 80. Até o fim da semana posto aqui o link!!

    ResponderExcluir
  136. Fiz este bolinho e adorei o resultado, mesmo não colocando nata...fiz com 1 colher de manteiga e 1 de creme de leite Nestlé, ficou muito bom! E realmente a sensação de saciedade é incrível!!

    ResponderExcluir
  137. Maria Helena de Siqueira3 de setembro de 2013 14:02

    Oba! Faz e me conta depois!

    ResponderExcluir
  138. Maria Helena de Siqueira3 de setembro de 2013 14:09

    Como percebi (rsrs) que todos adoram um docinho, coloco aqui mais uma receitinha de bolo sem farinha e farelo:

    5 ovos peneirados
    1/2 xícara de manteiga
    1 pacotinho de queijo ralado de 100 grs
    1 colher de fermento em pó
    Essências a sua escolha para dar sabor (opcional)
    Adoçante (tem que testar a seu gosto)
    Pode colocar coco ralado. Neste caso colocar 50 grs de coco e 50 grs de queijo ralado.
    Bater tudo no liquidificador e colocar no forno médio, pré aquecido, por 30 minutos em forma bem untada com manteiga. Varia muito a potência do forno, mas a média é essa.


    Se quiser fazer salgado, coloque sal a gosto, orégano ou outras ervas a gosto.

    ResponderExcluir
  139. Aleide, aqui em casa é chamado de gordice tudo que eu como, kkkkk...Já falo até pro meu marido assim: Ta na hora de irmos ao supermercado comprar minhas gordices...Ele ainda não se convenceu disso, mas estou tentando fazê-lo entender, rsrsrs...A melhor coisa é deixar ver os resultados que estão surgindo até mais rápido do que imaginei.

    ResponderExcluir
  140. hummm!! Mais um que vou fazer...Adoro bolo! O de caneca do Dr Souto eu adorei...Vou experimentar o quindim tbm, hehehehe!!

    ResponderExcluir
  141. Regiane Afonso Ramos3 de setembro de 2013 14:21

    Tenta colocar o bacon....hummmmm...delicia

    ResponderExcluir
  142. Dr. Souto, o senhor podia esclarecer sobre o uso de whey protein e aumento da insulina. Andei lendo que por causa da alta concentaçao de leucina, o whey ocasionaria pico de insulina e consequentemente dificuldade na perca de peso ou no minimo um aumento da fome. Procede essa informaçao?

    ResponderExcluir
  143. Francisco Doria Junior3 de setembro de 2013 15:04

    To tentando seguir a dieta e não sei se fiz tudo certo. De manhã 3 ovos cozidos e café com manteiga. No almoço frango assado, alface, tomate, pepino e um refogado de peito de frango, ovo cozido, cenoura, repolho, abóbora. Pelo que vi até agora, só o que não foi muito legal foi a abóbora e o azeite utilizado por não ser extra virgem, ou seja, contém soja, mas o fato de ter sido pouca quantidade (no caso da abóbora e do azeite) será que estragou minha refeição?

    ResponderExcluir
  144. José Allan Domingues Marques3 de setembro de 2013 15:08

    Não achei a tabela nutricional no rótulo do Nescafé original forte. Alguém sabe dizer se tem carboidrato? Outra pergunta. Vi no mercado um chantilly pronto da Vigor que diz ter 2,4g de carboidrato por porção de 20g. Só fiquei meio em dúvida porque na embalagem diz que é creme vegetal. Alguém usa esse chantilly?

    ResponderExcluir
  145. Marli, eu já tenho essa vantagem. Meu esposo é adepto, eliminou 12 kg 2 meses, vem mantendo o peso dele desde então. Ele é que traz uma porção de "gordelícias" pra mim!
    Vai na zona cerealista buscar castanhas, avelãs, óleo de coco...entre outros. Fico tranquila com isso. Até a minha filha que tem 2 anos e meio pela manhã não me pede pão e sim um " melete ou um ovo pur favorrrr!!!!" é lindo de ver. E como vc disse o melhor é ver os resultados!!!!!

    ResponderExcluir
  146. Faz um teste com o creme de leite também...o meu não ficou nada seco

    ResponderExcluir
  147. Não use isso - é o oposto de comida de verdade. Nata e creme de leite vem direto da vaca. De que bicho vem isso??
    De uma fábrica, provavelmente a mesma que fabrica a tinta acrílica que você passa na parede (e que também contém poucos carboidratos).

    2013/9/3, Disqus :

    ResponderExcluir
  148. Regiane Afonso Ramos3 de setembro de 2013 16:05

    Acabei de fazer o bolinho...ficou gostoso....mas enquanto estava dentro do microondas ele cresceu, saiu da xícara....aí qdo fui tirar ele murchou, não chegava nem na boca da xícara....será pq?

    ResponderExcluir
  149. Porque foi sem nata. Vocês (leitores) vão ter que descobrir como adaptar a receita para manteiga. Parece que até agora o maior sucesso tem sido manteiga derretida + creme de leite, pelo que li nas respostas.

    2013/9/3, Disqus :

    ResponderExcluir
  150. Sim, fica muito bom também!

    ResponderExcluir
  151. Será que o bolinho funciona se eu usar manteiga e creme de leite pasteurizado (já que sou mais uma da turma dos "sem nata" ) ?

    ResponderExcluir
  152. Dr. qual o exame que posso fazer para saber os meus níveis de insulina? O bom para emagrecer é ter baixos níveis de insulina, correto?

    ResponderExcluir
  153. Que delícia Aleide!A família toda aderindo o estilo Low Carb... Por enquanto eu estou sozinha nesta mas vou acabar convencendo eles, estou apostando nisso!!

    ResponderExcluir
  154. Dr, farinha de soja não tem carbs, mas por ser proveniente da soja, é melhor não consumir, certo ou errado?

    ResponderExcluir
  155. Maria Helena, que coisa mais linda esse bolo...

    ResponderExcluir
  156. Dr Souto, fiz a versão salgada do bolinho e ficou surpreendente!! Usei creme de leite nestlé e parte de farinha de amendoas e menor parte de coco, acho que a amêndoa deixa mais úmido...Coloquei calabresa, salsinha e uns cubinhos de queijo prato, é uma ótima opção para o café da manhã pq eu sempre preferi comer coisas salgadas no café...Desta vez assei na caneca de tomar sopa, achei que por ser mais baixa e larga o cozimento ficaria melhor e ficou mesmo, mega macio e delicioso!!

    ResponderExcluir
  157. Francesco, eu fiz com creme de leite e acrescentei uma colher de sobremesa de óleo de coco extra virgem e substituí parte do coco por farinha de amêndoas, ficou bem macio...Vale a pena experimentar...

    ResponderExcluir
  158. Hummm , variações! Legal.

    ResponderExcluir
  159. Dr., é impressão minha ou a frequência de visitantes do blog está aumentando exponencialmente? Está na hora de expandir, quem sabe para um vlog?

    ResponderExcluir
  160. Ah, esqueci de dizer que fiz na versão salgada...Calabresa, queijo prato, salsinha...Veja que opcão maravilhosa pro café da manhã! Queijinho derretendo...

    ResponderExcluir
  161. Jose Allan, se quer usar chantilly, compre creme de leite fresco deixe gelar bem e bata na batedeira até o ponto de chantilly, pode adoçar com adoçante tbm, só tome cuidado pq se passar do ponto vira manteiga e começa a sorar...Sou confeiteira e uso este que vc mencionou para cobrir bolos, claro que agora que estou aprendendo com o dr Souto eu nem provo mais, rsrsrs...Vendo pq é meu ganha pão e quem compra não está nem um pouco preocupado com isso!

    ResponderExcluir
  162. Maria Helena, quanto a formiga aqui, em indução, pode comer por dia?

    ResponderExcluir
  163. Então eu achei creme de leite pasteurizado 35% gordura da marca Ecila..mas só ele tmb..queria os 50% do Dr Souto..rs

    ResponderExcluir
  164. Tenho uma amiga que só agora (29 anos) conseguiu se livrar das espinhas, com alimentação paleo/low-carb.

    ResponderExcluir
  165. José Allan Domingues Marques3 de setembro de 2013 20:00

    Quando li na embalagem creme vegetal logo lembrei aqui do blog e da expressão comida de verdade. Marli, já fiz batendo o creme de leite fresco gelado com sucralose para colocar no café. Fica muito bom.

    ResponderExcluir
  166. Doutor, posso estar sendo (MUITO) chata, mas gostaria de saber se com a cetogênica (já fiz Dukan) pode-se chegar ao peso que quiser ou uma hora ele trava e realmente para. Já estou no peso ideal, mas gostaria de perder mais uns 2 Kg... cetogênica e mais exercícios? desculpe ser leiga e obrigada.

    ResponderExcluir
  167. Dr. Souto, uma dúvida não relacionada ao post, mas vamos lá. Hoje comprei iogurte Greco (original danone) pro meu filho levar pro lanche da escola, uma vez que é prático, eis a minha surpresa quando li nos ingredientes que contém glúten, o senhor sabe o porquê que tem GLUTÉN no iogurte? Obrigada mais uma vez, não vejo a hora de testar o bolo, apesar que vou fazer no forno convencional porque não tenho microondas, será que quebra a caneca? kkk

    ResponderExcluir
  168. Alice prestes araldi3 de setembro de 2013 21:22

    Oi Ilca, eu cultivo a stévia, super fácil, e faço uma colheita a cada 2 meses ou 3 meses cortando bem raso a planta, deixo 10 cm, seco e depois bato no liquidificador até vira um pó. Este "açúcar verde" eu coloco em sucos, café, chá...gosto mais que o comprado pq o retrogosto amargo é bem menor, sei como foi feito é custo zero.
    Ela rebrota facilmente é a gente vai dividindo a touceirinha e fazendo mudas novas.

    ResponderExcluir
  169. Alice prestes araldi3 de setembro de 2013 21:40

    Boa noite Dr. Souto
    Vim aqui perguntar sobre o uso do microondas, se os comentários que se ouve são mito ou tem fundos de verdade, e me deparei com sua receita de bolinho de caneca no micro, hehehe.
    Posso me considerar respondida?


    Outras dúvidas, posso usar o amendoim?
    Estou conseguindo introduzir a paleo aqui em casa com foco na low carb. Minha filhota, 9 anos, teve sangramento no nariz ontem a noite e pela manhã na escola, pode ter algo a ver?


    Como citaste acima a maior dificuldade é a prisão do hábito instalado, sentimos uma estranheza em td, na hora da refeição parece que é pouco e fica "faltando algo" e até uma certa culpa, resquícios da infância, em se comer só o bem bom sem precisar se entupir com os enchimentos mais baratos e ruins das refeições tradicionais: arroz, batatas, massa: menina é pra comer pão com manteiga e não manteiga com pão!!! hahahaha


    Abraços e +1 vz: muchas gracias!!

    ResponderExcluir
  170. Dr, Qdo se come glúten, o processo inflamatório do corpo volta momentos após o consumo ou isso depende da quantidade consumida? E quando se suspende o consumo, a desinflamação é rápida?

    ResponderExcluir
  171. Valeu Alice! Vou bater as folhas secas que comprei e ver no que vai dar. E vou procurar uma muda de Stévia para experimentar... Nada melhor que fazer em casa!

    ResponderExcluir
  172. Opa, então tô precisando comprar essas forminhas de silicone! Obrigada.

    ResponderExcluir
  173. Oi Souto. Podes comprar o próprio côco seco, no super. Joga no chão, ele quebra, lavas e retira a casca. É uma delícia, fresco, maravilhoso e sacia totalmente. Meu jantar ontem foi meio côco. É muito melhor do que este desidratado, aí. É côco de verdade :)

    ResponderExcluir
  174. Hum.. adorei, vou experimentar.. Adoro um bolinho, ainda não tinha encontrado nenhum com a cara boa assim.

    ResponderExcluir
  175. O exame é "insulina". Seus níveis baixarão com low carb.


    2013/9/3 Disqus

    ResponderExcluir
  176. Certíssimo


    2013/9/3 Disqus

    ResponderExcluir
  177. 8500 visitas/dia e crescendo - tá uma loucura!


    2013/9/3 Disqus

    ResponderExcluir
  178. Uma hora trava, não importa o quanto se corte os carboidratos.


    2013/9/3 Disqus

    ResponderExcluir
  179. Deve ser o amido modificado. É produto processado, de grego só tem o nome.

    Em 3 de setembro de 2013 21:19, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  180. Depende, leia o livro Barriga de Trigo. Às vezes, pode levar muitos dias para o intestino recuperar sua função de barreira


    2013/9/3 Disqus

    ResponderExcluir
  181. Microondas - mito
    Amendoim - leguminosa (lecitinas)
    Nariz - nada a ver



    Em 3 de setembro de 2013 21:40, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  182. Além disso, serve para jogar nos vizinhos!


    2013/9/3 Disqus

    ResponderExcluir
  183. O melhor iogurte que encontrei, até o momento, foi este:
    http://www.batavo.com.br/produto.cfm?area=1&codigo=537



    Tem o selo de aprovação do Dr. Souto, já postei aqui e ele aprovou :-)
    Na falta deste, costumo comprar o da Vigor, também natural e integral.



    Esses "gregos" são presentes de grego...todos são adoçados

    ResponderExcluir
  184. Maria Helena de Siqueira4 de setembro de 2013 08:45

    Bom dia, olha a página do Face: https://www.facebook.com/colecaodereceitaslowcarbdalena?fref=ts

    ResponderExcluir
  185. Maria Helena de Siqueira4 de setembro de 2013 08:46

    Isso aí Fernanda. Se vocês quiserem mais receitas confiram na página: https://www.facebook.com/colecaodereceitaslowcarbdalena?fref=ts

    ResponderExcluir
  186. Maria Helena de Siqueira4 de setembro de 2013 08:47

    Oi Taís, se quiser mais receitas confira minha página no face: https://www.facebook.com/colecaodereceitaslowcarbdalena?fref=ts

    ResponderExcluir
  187. Ok! Fiquei preocupada pq quero fazer um exame de sangue em 90 dias para ver se os anticorpos peroxidase da tireoide abaixam somente com a dieta, mas consumi glúten pontualmente 1 vez na semana passada e 3 vezes essa semana (ontem foi aniversario do meu irmão e comi pizza e bolo). Faço a dieta há 1 mês. Como o sr diz, o bom não pode ser inimigo do ótimo: Então comer gluten pontualmente é melhor do que comer sempre, certo? Ou neste caso, por se falar de inflamação, a coisa é diferente?
    Sobre a ingestão de carbs, ontem fiz a dieta certinha até a hora da janta onde comi pizza, bolo e 1 cerveja. Subi na balança e só estou 3 gramas mais "pesada". Nesta qtd, os carbs não deveriam interferir no peso então creio que não terei problemas, certo?

    ResponderExcluir
  188. E nem o jejum intermitente poderá me salvar?

    ResponderExcluir
  189. Tatiana, quando se trata de autoimunidade é diferente.

    É como uma alergia. Imagina que a pessoa seja alérgica a camarão. Ela nunca pode comer camarão. Se ela comer, mesmo que seja "só um pouquinho", tá feito o desastre. Se você quiser resolver autoimunidade com páleo, precisa ser perfeita. Seja como uma vegetariana. Os vegetarianos não ficam invejando o churrasco dos outros, não comem carne 1 ou 2x por semana, eles simplesmente chegam à conclusão de que o certo é não comer carne e não comem carne, PONTO.


    Em 4 de setembro de 2013 09:17, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  190. Patrícia, você sabe se há algum problema em utilizar farinha de amêndoas?

    ResponderExcluir
  191. É uma pena viu? Estou agora em busca de "potinhos" herméticos pra mandar pra ele (meu filho) lanchar na escola o iogurte que estou fazendo com Kefir. Peguei a dica no artigo do emagrecer de vez. Fica muito gostoso, natural e ainda probiótico. :) obrigada Dr. Souto e Luiz.

    ResponderExcluir
  192. As pessoas estão à procura de informação de qualidade baseada em estudos sérios, isso é raríssimo de achar. Aqui a gente encontra tudo isso. Parabéns, Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  193. Vale lembrar que com o passar do tempo, a vontade por glúten deve ir embora.


    É normal pecar algumas vezes, mas acredito que quanto mais tempo se passa sem comer, pior será o gosto destes alimentos quando se provar de novo, e assim menor a vontade de consumi-los uma próxima vez. Foi o que aconteceu comigo em relação ao açúcar!

    ResponderExcluir