quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O café que mata a fome

Quase todo mundo gosta de um bom café. Muitos em nosso meio gostam de café com leite. Nos EUA, é muito comum tomar café com "creme". O tal creme costuma ser nata e leite, em proporção de 50% cada um - uma delícia (costumava, pois agora eles têm "creme low fat", uma abominação feita de produtos químicos e soja).

Pois bem, vai aí mais uma dica: café com nata.

1) coloque uma quantidade GENEROSA de nata em uma xícara;

2) pré-aqueça a nata, para não beber café frio; vai ficar bem líquida, como se fosse leite;
3) Despeje o café por cima da nata derretida
4) Pronto: fica espumoso, encorpado, cremoso...


O café com nata é uma iguaria, mas pode cumprir outra funções além de ser gostoso.

Se você beber um ou dois destes de manhã cedo, pode tranquilamente pular o café da manhã e ficar sem NENHUMA fome até o almoço.

E para vocês, brasileiros sem nata (desnatados)? O café pode ser feito com manteiga - sim, manteiga! Para isso, basta derreter a manteiga completamente, e misturar com o café. Agora, para a manteiga produza um resultado espumoso como a foto acima, precisa bater no liquidificador. Um pouco mais de sujeira, mas é por uma boa causa.

A ideia do café com manteiga não é minha. Quem divulgou isso foi o David Asprey - que recomenda derreter mais da metade do tablete de manteiga no processo. Eu, quando uso manteiga, uso "apenas" 1/4 do tablete. O Asprey sugere esta estratégia dentro do contexto do jejum intermitente - ao invés de ficar completamente em jejum, bebendo apenas líquidos não calóricos, a pessoa beberia o café com manteiga, mataria a fome e, como a gordura é absolutamente neutra do ponto de vista hormonal (não altera a insulina, ao contrário dos carboidratos e das proteínas), manteria a cetose do jejum noturno. Bem, o interessante é que a ideia original também não é dele! No livro do Dr. Atkins, há um capítulo sobre o que fazer em caso de platôs de perda de peso. A sugestão do Dr. Atkins? "Fat Fast", ou "jejum com gordura". O sujeito realmente estava a frente do seu tempo!

Obviamente, o resultado gastronômico será melhor quanto melhor forem os ingredientes. Dá para fazer com manteiga genérica e café solúvel? Claro que dá. Mas com nata derretida e café expresso - vira a alegria da sua manhã (ou tarde!).

265 comentários:

  1. Flávio Ricardo Custódio28 de agosto de 2013 18:06

    Que delicia que deve ficar , deu água na boca só de olhar , Adoro café Dr. Souto , como estou em São Paulo e é difícil encontrar nata vou fazer com manteiga .

    ResponderExcluir
  2. José Allan Domingues Marques28 de agosto de 2013 18:14

    Estava procurando justamente como fazer nata com leite. O problema agora é encontrar nata aqui no RJ. Alguém sabe de algum lugar?

    ResponderExcluir
  3. Dr. Souto, e pra quem tem gastrite, pode também?
    O café descafeinado pode ser consumido por quem tem gastrite?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Isso vale também para o creme de leite sem carbo?
    Estou hoje fazendo o jejum intermitente, mas tomei 2 xícaras de café, cada uma com 1 colher de creme de leite. Isso conta como a quebra do jejum? Ou posso tomar no meio do dia pra "enganar" a fome?
    Caso não pode o creme de leite, pode a nata no jejum intermitente?

    ResponderExcluir
  5. Gastrite será uma coisa do passado com Páleo
    Em 28/08/2013 18:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  6. Viciei no expresso com creme de leite de latinha.... Mesmo benefício certo? Fazia com margarina tb, mas depois de sua dica, aboli.
    Outra dúvida, do que é feita a gelatina? Um amigo me deixou com medo hoje falando que eu nem vou querer saber do que é feita, pois nunca mais comeria... Tinha acabado de comer gelatina zero com creme de leite de latinha :-(

    ResponderExcluir
  7. Galera de são paulo capital, compro nata no zaffari ( rede de supermercado do sul). Tem um no bourbon shopping na pompeia.

    ResponderExcluir
  8. Já faço com manteiga, mas queria tanto provar com nata... :(

    ResponderExcluir
  9. Sim, pode ser com o creme de leite de lata Nestlé. Gelatina é feita de colágeno de tendões e articulações bovinos.
    Em 28/08/2013 19:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Vou ter que comprar uma máquina de expresso.... AAAAA nemmmmmm!!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Essa maquininha Dolce Gusto mudou a minha vida!


    2013/8/28 Disqus

    ResponderExcluir
  12. Adoraria saber!!! Amanhã vou à caça, se descobrir te falo.

    ResponderExcluir
  13. E o creme de leite/nata/manteiga quebra o jejum intermitente??

    ResponderExcluir
  14. Segundo o Brad Pilon, sim. Segundo o Asprey e o Atkins, não. Como eu gosto de café com nata, prefiro acreditar no Dr. Atkins.


    2013/8/28 Disqus

    ResponderExcluir
  15. Que cara boa, hein? Dr. Souto é meu chef low carb preferido. Receitas rápidas, fáceis e gostosas. Tô cansada de esquentar a barriga no fogão e esfriar na pia.

    ResponderExcluir
  16. Mesmo? Faz cinco anos tive minha primeira crise de gastrite e desde essa época tomo um remédio em jejum toda manhã pra inibir a secreção de suco gástrico. Já tentei parar, mas depois de dois dias os mesmos sintomas voltam, ardência, queimação, náuseas....

    ResponderExcluir
  17. Dr. Souto, agora deu água na boca, pois sou viciado em café. Tenho uma máquina de expresso e gosto muito de variar (café com gema de ovo caipira, que aprendi com um amigo), ou com chocolate amargo...
    Quanto á nata, uma dúvida: minha sogra compra leite cru de um sitiante da cidade, então acumula muita nata. Posso usar essa nata 'in natura' ou tenho que fazer algum processamento antes?

    ResponderExcluir
  18. Pode sim!
    Em 28/08/2013 20:52, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  19. Tomei lansoprazol por cerca de 10 anos. Assim como o Dr. Souto diz, depois que eliminei grãos e óleos vegetais, a gastrite sumiu. Tinha gastrite, esofagite e hérnia de hiato.

    ResponderExcluir
  20. dr souto, vc acha q com fibra de soja e adoçantes (ou acucar ligth) incluidos na dieta low carb, ainda é possivel perder peso? Eles me ajudam na compulsao por doces e bolos… e qual o máximo de carb por dia em media para se ter algum efeito? Bebo mt leite… caso aumente o carbo pelo leite, se diminuir a gorudra ingerida, ajudaria? já q o corpo teria q usar mais de si mesmo em vez de pronta... Obrigada e parabens pelo site.

    ResponderExcluir
  21. Que bom ler isso! É justamente esse que tomo. Vou dar mais um tempinho na dieta e tentar tirar.tomara que dê certo pra mim tbm!

    ResponderExcluir
  22. Olá Priscila.

    Retirar a gordura nunca é bom. Ela é quem garante a saciedade. Tente substituir o leite pela nata ou creme de leite.

    E sobre a fibra de soja, o problema é que é soja. Só isto já basta para ser anti-páleo. É altamente processado, tem anti-nutrientes e tem efeitos hormonais imprevisíveis sobre o corpo.

    Leia

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/Proteina%20de%20soja.htm

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/leitedesoja.htm

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/sojaosegredosinistro.htm

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/SoyDamageSexuality.htm

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/darksoja.html

    ResponderExcluir
  23. Dr, pode comer pipoca?!

    ResponderExcluir
  24. É Dr,
    com o frio que tá fazendo aqui no RS, só de café mesmo! Vou deixar o creme de papaya pro verão!!!Como disse na postagem anterior, com uma colher de cacau em pó fica igual capuccino!!!

    ResponderExcluir
  25. Tatiana: pipoca é proteína, gordura, ou carboidrato?


    2013/8/28 Disqus

    ResponderExcluir
  26. Entendo... mas beber nata ou creme de leite é tenso né... tentarei diminuir o leite... 1 copo por dia, talvez... e sobre a fibra de soja, pensei em usar por ser 0 carb e ter fibras. além de q o atikins permitia.... só pra matar a gula de bolos, as vezes. Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. A minha também. O problema é só o custo das cápsulas, né?

    ResponderExcluir
  28. Tenho a cafeteira igual a tua mas já a nata... Difícil encontrar por aqui. Faço as vezes com creme de leite Nestlé sem soro.

    ResponderExcluir
  29. Cristiane Vianna Silva28 de agosto de 2013 23:43

    Delícia!!!

    ResponderExcluir
  30. Aline Doce Gonçalves29 de agosto de 2013 01:01

    Realmente, é a alegria das minhas manhãs desde que enjoei de ovos com bacon (pela manhã). Café com nata é uma delícia e não como mais nada até a hora do almoço. Para incrementar coloco um pouco de canela ;-)

    ResponderExcluir
  31. O que EU fiz e faria denovo (não aconselho ninguém a se automedicar ou a desobedecer orientações médicas) foi tomar lansoprazol somente quando sentia a queimação. Com a retirada dos grãos e óleos vegetais, eu acabava tomando com uma frequência cada vez menor até que fiquei semanas e, depois, meses sem tomar.

    ResponderExcluir
  32. Além da manteiga, eu também adiciono óleo de coco. Não atrapalharia o Fat Fast, certo?

    ResponderExcluir
  33. Pelo contrário, óleo de coco é cetogênico.
    Em 29/08/2013 03:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Pois é... tem um pouquinho de cada, mas tem bastante carboidratos.... Se colocar bastante manteiga fica menos pior?
    Café com Coffee-Mate pode? Não é melhor que o creme de leite pq tem 1g de carboidrato, xarope de milho e olhos vegetais.... Mas poderia ser um substituto para viagens internacionais?

    ResponderExcluir
  35. Tenso pq?? É uma delícia! Café com creme de leite (de lata) ou nata! Sem carbs, vc pode comer essas coisas a vontade pq sua fome será diferente e não terá mais compulsão!
    Hoje vc tem compulsão pq está viciada em doces e carbs (sim, eles viciam como drogas). O que me ajudou no começo foram os pães low carb e bolos low carbs que eu limitava a 1 x ao dia. Agora já acostumei. De manhã tomo café com creme de leite e fico bem. Se sinto mais fome, faço um enroladinho de mussarela com peito de peru e como.
    Detalhe: completei 1 mês de dieta no começo dessa semana e já me sinto conformtável com ela. Mas procure encarar como um estilo de vida e não uma dieta. Pense nas coisas ruims que os grãos e glúten fazem com vc e nunca mais sentirá vontade de comê-los. Espero ter ajudado :-)

    ResponderExcluir
  36. Tatiana: gordura sempre retarda a absorção da glicose, mas por que você comeria algo que é praticamente glicose pura, como pipoca? Se você comer uma fruta, ao menos está ingerindo algo nutritivo. Se a pergunta for: pipoca tem lugar em uma dieta low carb, eu responderia não, afinal é algo extremamente high-carb. Mas, enfim.

    Quanto ao Coffee-Mate - não, de jeito nenhum!! Coma pipoca, mas não use isso. Pipoca pode até lhe engordar, mas não vai lhe deixar doente. NÃO USE ÓLEOS VEGETAIS DE SEMENTES. São pró-inflamatórios.

    Em viagens internacionais, vc sempre pode entrar num StarBucks e pedir um café Latte. Aliás, coloque na caixa de busca: "dieta viagem"


    2013/8/29 Disqus

    ResponderExcluir
  37. http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/05/como-fazer-low-carb-em-viagem.html

    Em 29 de agosto de 2013 08:59, Jose Carlos Souto escreveu:

    ResponderExcluir
  38. Thanks, abusei do creme de leite esses dias. Acabava ficando sem fome na janta e no cafe da manha. Ele pode dar diarreia, ou soh tive pq naum estou acostumada com gordura? Indicaria consumir qto de creme de leite para naum ter problemas?

    ResponderExcluir
  39. E café com leite normal ... Para quem só precisa manter o peso é uma boa? Não sinto mas nada de fome na parte da manhã.

    ResponderExcluir
  40. É Dr. Souto, o Sul é privilegiado mesmo, veja só:

    Olá José Emerson,

    Agradecemos o seu contato e interesse por nossos produtos.
    Informamos que o creme de leite pasteurizado Nata Elegê é distribuído apenas na região Sul do Brasil.
    Um abraço,
    Centro de Serviços ao Consumidor Elegê

    ResponderExcluir
  41. Para quem só precisa manter o peso, não vejo problemas


    2013/8/29 Disqus

    ResponderExcluir
  42. Pergunta ao pessoal da Piá, eles distribuem em São Paulo no Zaffari


    Em 29 de agosto de 2013 09:56, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  43. Quando passamos a comer mais gordura, leva um tempinho pra acostumar, e pode dar diarreia. A quantidade é a que der vontade / fome


    Em 29 de agosto de 2013 09:40, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  44. Eu, que como cozinheira sou uma ótima advogada, estou adorando essas receitinhas básicas e simples. Assim, mantenho minha alimentação low-carb e minha cozinha não corre o risco de ser incendiada! :)

    ResponderExcluir
  45. Priscila, eu tb não passava minhas mães sem café com leite. Mas aprendi usar o creme de leite diluído em um pouco de água quente. Posso te garantir que fica melhor que o leite. Tente! Não fica achando que é tenso. Tente depois nos conte!

    ResponderExcluir
  46. José Allan Domingues Marques29 de agosto de 2013 12:28

    Valeu. Hj tb reservei o dia para a caça à nata rsrs. Se achar algo tb te falo.

    ResponderExcluir
  47. José Allan Domingues Marques29 de agosto de 2013 12:37

    Dr. Souto, o açaí puro (polpa) se encaixa na dieta LCHF? Caso positivo, com que eu poderia substituir o xarope de guaraná na preparação do açaí? E o proteinato de cálcio isolado (http://www.integralmedica.com.br/produtos/super-proteinato-de-calcio-90)? Tem problema ser derivado da soja, apesar da pequena concentração de carbo?

    ResponderExcluir
  48. Dr.HEEEEELP!!!!!

    Sou aficionado por café e já tentei de tudo mas não consigo me livrar do AÇÚCAR!!!É a única coisa que me impede de verdade de aderir 100% a paleo. Gosto de café até com pouco açúcar mas nunca consegui achar algo que substitua. Tentei estévia, todos os adoçantes, o que consegui me adaptar melhor mesmo foi a sucralose mas mesmo ela tem dia que não desce.

    Alguma dica de como posso superar o açúcar?Obrigado

    ResponderExcluir
  49. Tentou colocar canela? Eu coloco em cabela em pau e em pó, acho uma deliiiicia!

    ResponderExcluir
  50. Treino em jejum a um bom tempo, porém recentemente resolvi experimentar um pré treino natural;
    1 copo de café feito em cafeteira italiana bem forte
    2 ovos inteiros
    1 colher de manteiga
    1 Pitada de pimenta do reino
    10g de chocolate amargo
    Algumas vezes adiciono gengibre outras vezes canela.
    Bato no mix os ingredientes com exceção do café e depois despejo os dois ao mesmo tempo em uma caneca. Uma delicia e me liga legal. Da certo com óleo de coco.
    Não sei se o Dr acha que pode ser interessante devido a presença do ovo, mas segue a dica

    ResponderExcluir
  51. Parece ótimo
    Em 29/08/2013 12:47, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  52. Puxa vida...engraçado se for ver tem uma filial da Elegê em São Gonçalo-RJ...pq não vem esse produto pra gnt aqui do sudeste?bem perto

    ResponderExcluir
  53. Em SP tem no Zafari, no Sonda (Santa Clara) e no Assai (Frimesa)

    ResponderExcluir
  54. O que é o "timing" das coisas... Acabo de chegar em casa, entro no face e tem novidade no aqui no blog... Abro pra ver o que é e me deparo com aquela imagem do pote de nata e (detalhe) é o mesmo que tenho na mão neste momento!! Hehehehe!! Fiquei viciado, Dr. Souto! Costumo comer de colher, como se fosse sobremesa e bem geladinha!!

    ResponderExcluir
  55. Eu disse tenso pq ñ bebo café... bebo leite. Só o leite. Mas tentarei mudar meus hábitos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  56. pesquisa na net sobre o adocante eritritol.

    ResponderExcluir
  57. Que eu saiba, não existe no Brasil.

    2013/8/29, Disqus :

    ResponderExcluir
  58. Dicas para os desnatados com eu que não moram no sul: misturar manteiga com creme de leite de latinha. A nata dos gauchos tem 50% de gordura, e o creme de leite 20 a 25 %

    ResponderExcluir
  59. Não existe no Brasil. A Monsanto não deixa...

    ResponderExcluir
  60. José, o açaí é uma fruta "lipídica" (existe esse termo?) junto com outras frutas como açaí branco, bacaba (um açaí marrom claro ainda mais gorduroso), uxi, umari, tucumã (retiram-se destes, inclusive, óleos pra cozinha), etc... que possuem baixíssimo teor de carboidrato. O problema é que a polpa que é vendida dessas "frutas nortistas" é diluída em muita água, só sendo tragável em sucos e vitaminas adoçadas. Se tiver oportunidade, experimente o açaí do jeito que a gente toma no Pará. Não sentirá falta do xarope de guaraná : http://pedropaulofloresta.blogspot.com.br/2011/01/acai-algumas-informacoes-extras.html

    ResponderExcluir
  61. Vivendo e aprendendo


    Em 29 de agosto de 2013 20:16, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  62. Só falei das coisas do norte porque fiquei com inveja da nata dos gaúchos... eheh

    ResponderExcluir
  63. Doutor, as cápsulas dessas máquinas, não tem leite em pó e outros aditivos? Eu não tenho essas cafeteiras, mas sempre tive a idéias que essas cápsulas não são muito "naturais". Outra dúvida... sei que a soja é abobinada por provocar inflamações... a homeopata do meu marido receitou a ele, lecitina de soja granulada que, segundo ela, seria uma gordura boa e que competiria com as gorduras ruis (LDL) no corpo (não sei se me fiz entender, rsrsr). Ele tem triglicerídeos altos, chegou a 600. Na sua opinião, isso procede? Na verdade acho que já sei a sua resposta, pois em outras postagens você fala das lecitinas em geral.

    ResponderExcluir
  64. 30 dias de low carb = triglicerídeos de seu marido abaixo de 100.

    É café puro (existem cápsulas com outras coisas, mas vc escolhe).

    Lecitina em cápsulas, melhor se envenenar com coisas mais gostosas.
    Em 29/08/2013 22:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  65. Aqui em Natal ainda não encontrei, amanhã irei em uma mercearia que vende produtos regionais.. à procura da nata perfeita rsrs

    ResponderExcluir
  66. José Allan Domingues Marques29 de agosto de 2013 23:32

    Amon, vou experimentar o jeito paraense de tomar açaí. O problema é que aqui no RJ a gente já está acostumado a tomar a polpa congelada com xarope de guaraná (eu particularmente gosto de adicionar também morango ou proteinato de cálcio). Pesquisando aqui vi que já existe até xarope de guaraná zero. Mas a polpa do açaí congelada que a gente compra aqui no RJ tem pouco carbo?

    ResponderExcluir
  67. Engraçado é que se eu visse essa receita quando eu ainda tomava leite e consumia montes de carbs ia ficar horrorizado. "nossa, vai me dar uma enxaqueca e uma indigestão esse monte de gordura". Hoje essa iguaria desce que nem água. : D
    Outra coisa interessantíssima: café com leite era algo extremamente indigesto pra mim, por isso sempre preferi preto. Hoje não tenho problema nenhum com o café com gorduras, o que pelo jeito indica que a culpada era a lactose.
    E para uma variante, experimentem café com leite de coco.

    ResponderExcluir
  68. Olha, há cerca de 3 meses estou viciado no blog particularmente pelo foco científico que o Dr. Souto utiliza, e muito bem por sinal. Mas vou te contar uma coisa... esse post da nata + café acabou de mudar a minha vida... sensacional!!!

    ResponderExcluir
  69. Dr, sabia "de orelhada" que cafeína inibe cetose. É verdade?
    Obg e abc!
    Regis

    ResponderExcluir
  70. Tomo café todos os dias, uns 500ml... e não saio da cetose!

    ResponderExcluir
  71. Não, isso foi um equívoco do Dr. Atkins. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23498899 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23671022 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22721876 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16306706


    2013/8/30 Disqus

    ResponderExcluir
  72. bebo essa média também, é a minha "droga". muito bom

    ResponderExcluir
  73. Mariana Montezzana30 de agosto de 2013 15:40

    Sim o Dr Atkins estava muuito a frente do seu tempo. Pensava fora da caixa. Melhor, nem tinha caixa.

    ResponderExcluir
  74. Sim, café com leite de coco e cacau em pó 100% é de beber rezando rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  75. o pior é que ao aderir qualquer dieta, mantendo o consumo de adoçante ou açucar, você também mantem o desejo por doces...

    Se estamos viviados em açucar, não podemos ingerir nem uma gota da droga (ou falsa droga).

    Experimenta não usar nada, passe duas semanas sem ingerir nada com açucar ou adoçante, depois disso, você vai descobrir como abacate, leite de coco, coco ralado, castanhas, ... são doces... Hoje em dia eu tomo suco de limão+água e não acho azedo rsrsrs

    ResponderExcluir
  76. Patrícia essa nata tem sem sal? Aqui em Fortaleza tem bastante, mas com sal!

    ResponderExcluir
  77. É sem sal
    Em 30/08/2013 19:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  78. Eu li em algum lugar que a ANVISA liberou producao e comercializacao do eritritol. Logo logo o pessoal no Brasil vai ter uma boa opcao de adocante. Eu moro no Japao e uso o Lakanto, mistura de eritritol e uma frutinha da china. Lakanto tem um montao de carbs, (100 gramas 98 carbs) so que nada eh absorvido no sangue. Tem cheiro e sabor de acucar so que o preco eh 10 vezes mais caro.

    ResponderExcluir
  79. Uma dica para incrementar a receita. Adicione um ovo inteiro e bata com um mixer ou liquidificador, não deixa gosto residual e, além do mais, gera uma espuma densa que demora a se desmanchar. É simplismente uma delicia!

    ResponderExcluir
  80. Esta receita é muito boa! Más, no lugar da nata, uso aproximadamente, 250 gramas de banha, 1 colher de sopa de azeite, 1 ovo inteiro e por fim, 800 mililitros de chá mate fervente. A energia proporcionada por esta receita, me permite ficar o resto do dia sem me alimentar. Obs: Por incrível que possa parecer, além de ficar muito saborosa(pelo menos para mim) o ovo não deixa gosto residual, além de gerar um espuma densa e que demora a desmanchar, se assemelhando muito a um chope.
    Também para acompanhar, como pé de frango cozido com sambiquira refogada na manteiga e, um belo omelete com hortaliças refogadas.

    ResponderExcluir
  81. Faixa preta!


    Em 31 de agosto de 2013 23:13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  82. Para vocês que pensam que o leite um item imprescindível na dieta ocidental moderna, aqui vai um vídeo de uma palestra do Dr. Lair Ribeiro muito explicativo a respeito.
    http://www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98

    ResponderExcluir
  83. Olá a todos. Parabéns ao Dr. Souto e tb aos moderadores, vocês fazem um lindo trabalho, com linguagem clara e objetiva. Sou médica radiologista e moro no RJ, e assim como muitos desde a adolescência luto com a balança. Quase sempre estive magra (não saudável), completamente fissurada por doces e carboidratos e tendo que malhar desesperadamente para compensar as orgias alimentares. O exercício pra mim funcionava quase que como penitência, mas no fim das contas me mantinha no peso razoável. Mas o dia seguinte era sempre igual, fissurada e angustiada por doces. Enfim, há cerca de 3 semanas comecei a paleo/lchf e tenho me sentido muitíssimo bem. Estou lendo o blog e os comentários exaustivamente, mas ainda estou no início da jornada. Já comprei o barriga de trigo e encomendei o Why we get fat, mas preciso ainda me desamarrar de todos os equívocos q aprendi na minha formação médica. Bem, a minha questão é a seguinte: no lanche da tarde ainda tenho vontade de doces, e como trabalho na rua o dia todo tenho levado marmita com as refeicóes intermediárias. Tenho muita vontade de iogurte e não tenho intolerância, fiz iogurte caseiro com leite integral e ficou ótimo, porém fico com receio de ultrapassar a cota de 20/50g de carbo por dia. Ja li q o processo de fermentação consome parte dos carbos, mas não completamente, certo? Normalmente misturo com whey ou frutas vermelhas, mas confesso q não fico completamente satisfeita com porções muito pequenas, Meu plano é emagrecer um pouco, e principalmente perder gordura corporal. Desculpe o texto longo, parabéns novamente pelo trabalho precioso que fazem aqui.

    ResponderExcluir
  84. Marília: apenas se preocupe com a pouca quantidade de carb que resta no iogurte se isso de alguma forma travar a perda de peso. Por que tantos radiologistas estão aderindo??
    Em 01/09/2013 19:55, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  85. Obrigada pelos esclarecimentos Dr. Souto. Sobre a crescente adesão dos radiologistas, piadinhas a parte devo dizer que somos espertos e algo além do restante do mundo médico :)

    ResponderExcluir
  86. Dr, bom dia. Caso eu precise do jejum por causa de um exame de sangue, eu poderia tomar o café com creme de leite (sempre tomo misturado com o soro) e não teria alterações no exame? Obrigada! Tatiana

    ResponderExcluir
  87. Não. Neste caso, só água.
    Em 02/09/2013 08:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  88. Olhei para você na TACO tabela de composição de alimentos e o açaí congelado tem 6,2 de carboidratos em cada 100 g.

    ResponderExcluir
  89. 6,2g me parece muito... Talvez tenha algum carb adicionado. Enfim, o gosto do açaí puro é mais pro meio amargo que pro doce.

    ResponderExcluir
  90. Alguem sabe me dizer porque na dieta de Atkins não pode tomar café nem mate? Obrigado

    ResponderExcluir
  91. O Dr Atkins estava equivocado neste ponto. Dá um desconto, ele escreveu o livro há 40 anos.
    Em 02/09/2013 20:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  92. Doutor, após uns 5 meses em lowcarb e a praticamente 45 dias no mesmo peso após perder 13kg, passei a sentir fome no final da tarde. Eu geralmente não como nada pela manhã e almoço até estar completamente satisfeito, a tarde, antes de ir a musculação como algumas castanhas e janto lá pelas 20, 21h, geralmente atum, ovos ou carne e salada regada com bastante azeite, mas nos últimos 15 a 20 dias estou sentindo esta fome parecida com quem faz dieta lowfat, será que preciso alterar alguma coisa? Hoje fiz o jejum de 24h, tomei apenas café com um pouco de creme de leite fresco e 1 colher de manteiga como sugeriu neste post e espero que a fome melhore, caso tenha algum esclarecimento seria ótimo.

    ResponderExcluir
  93. Sem dúvida!!! um pouco de creme de leite quente e um expresso barista por cima não há nada melhor......

    ResponderExcluir
  94. que venha a nata do sul para o sudeste,por favor.hehehe

    ResponderExcluir
  95. André, como você faz esse café com gema?

    ResponderExcluir
  96. Então, Tatiana, eu faço como se fosse preparar uma gemada. Bato bem a gema numa xícara, mas em vez do leite, envaso o café e mexo bem. Faço com ovo caipira, que tem a gema bem mais saborosa. Nunca fiz com ovo de granja.
    Como sempre bati com açúcar e nem sei se daria certo bater sem nada, deixo para o sábado ou o domingo de manhã, dependendo do dia que faço a concessão de comer mais carb. Estava para tentar fazer com aqueles adoçantes que imitam açúcar, mas depois da postagem sobre os adoçantes, não sei se vou arriscar... uma vez ou outra, vá lá, mas não pretendo adotar como prática perene...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  97. Boa noite Dr Souto.
    Gostei tanto desta sua dica de receita.......que acabei comprando uma cafeteira igual à sua!!!!
    Mais uma vez, muitíssimo obrigado por tudo!!!!
    Como bem sabe, sou Muito Grato ao Senhor!!!!
    (Gosto muito de seu Blog, bem como o do Dr Peter Attia.)
    Abraço,
    Bernard (MD)

    ResponderExcluir
  98. Também estava sendo difícil para mim, Ricardo.
    O que funcionou foi QUERER tomar café sem açúcar e ME CONVENCER de que sem açúcar o café é delicioso!
    Hoje só tomo café com açúcar se for convidado a algum lugar onde não haja café amargo. Nesse caso, como sou viciado, tomo com açúcar mesmo, mas bem pouco.

    ResponderExcluir
  99. Haja cápsula da nespresso! É muito gostoso!!!!

    ResponderExcluir
  100. Laura Andréa Freitas7 de setembro de 2013 11:50

    Alguém sabe me informar algum lugar aqui no Rio de Janeiro, zona sul onde eu encontre esses potes de Natas? O creme de leite fresco,batido como chantilly é a msma coisa?

    ResponderExcluir
  101. Pra quem não tem a máquina, vai a dica: Bata a nata na
    xícara, com uma colher de café solúvel em pó (eu uso a marca iguaçú que é bem
    cremoso), misture água ainda fria e coloque no micro-ondas pra aquecer...
    hummm...Ficou uma delícia, muito cremoso. Obrigada Doutor Souto, por todas as
    dicas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  102. Natalie Semanovschi11 de setembro de 2013 08:36

    Nossa! Realemnte foi um experiencia incrivel... N gostei mto do café com manteiga, pelo simples fato que a manteiga n se mistura tao bem com o cafe quanto o creme...


    Sabe o que fica muito bom também? um bom pedaço de requeijão (requeijão de verdade) dentro do café bem quente. ele derrete e fica uma delicia come-lo depois! heheheheh

    ResponderExcluir
  103. Natalie Semanovschi11 de setembro de 2013 08:39

    E quem n tem expresso nem microondas? faz uq? se mata? hahahahahah


    brincadeiras a parte, eu n gosto muito de café quente, então faço o cafe comum, de bule, e depois bato no liquidificador com a nata fica cremoso e expumante! ;)

    ResponderExcluir
  104. Natalie, o café com manteiga precisa bater no mixer ou no liquidificador. a textura fica maravilhosa!

    ResponderExcluir
  105. Verdade Natalie... Mas ainda bem que sempre encontramos um jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Ótima a sua dica para estes dias de calor que têm feito aqui no sul! ;)

    ResponderExcluir
  106. No JI posso trocar a manteiga por creme de leite? (aqui ñ tem nata...)
    E é melhor o JI com ou sem gorduras? Vulgo, como atkins ou como os ancestrais mesmo?

    ResponderExcluir
  107. Descobri q sou talvez mais privilegiada q o pessoal do sul. Meu avô tem fazenda, oq já me dava ovos caipiras e galinhas às vezes, tbm. E agora minha avó me ofereceu nata esses dias, q ela guarda para fazer biscoito... hum... o dificil é q demora mais a juntar a quantidade, mas devido a procedência deve ser delícia! finalmente vou provar o café com nata!!!

    ResponderExcluir
  108. Claudia Alessandrini17 de setembro de 2013 17:37

    a frimesa está com nata tambem, achei aqui em minha cidade, Jaguariuna/sp
    e s p e t a cu l o

    ResponderExcluir
  109. Tem proteínas nessa refeição?

    ResponderExcluir
  110. É sem proteínas?

    ResponderExcluir
  111. Muito pouco. Se for com manteiga, é praticamente zero

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 17:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  112. Sidnei Leal Pércilla Mendes21 de setembro de 2013 18:19

    Dr. Se eu tomar o café com leite de côco (caseiro) e manteiga, continuo no "Fat Fast"? Ou o carbo do leite de côco pode atrapalhar? O que seria melhor em termos de carbo... a nata ou leite de côco?

    ResponderExcluir
  113. Leite de coco é boa opção

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/09/2013 18:19, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  114. Dr, um café-da-manhã ideal não deveria conter sempre uma proteína?

    ResponderExcluir
  115. Um café da manhã ideal pode muito bem ser jejum. E, se o objetivo for praticar jejum intermitente, deve-se ou não consumir nada, ou consumir apenas gordura (que é metabolicamente inerte). SE se pretende tomar um café da manhã, que tenha proteína e gordura.


    2013/9/23 Disqus

    ResponderExcluir
  116. Pode ser o de garrafinha, sim, mas se você fizer em casa batendo água quente com a polpa do coco fica MUITO mais gostoso, o sabor é totalmente diferente (tem que coar com um pano).

    ResponderExcluir
  117. Uau!! Coco fresco?
    Vou fazer sim, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  118. 1) Laticínios produzem um certo grau de liberação de insulina (em algumas pessoas mais do que em outras) - algumas pessoas se beneficiam de removê-los (a manteiga não entra aí)
    2) vide acima
    3) gordura AJUDA, desde que com mínimo carbo e proteína moderada
    4) Sim, o bulletproof coffee é uma ótima opção


    Em 7 de outubro de 2013 18:16, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  119. Muitíssimo obrigada, depois volto com os resultados :))

    ResponderExcluir
  120. Bingo! Menos 1.200kg em 7 dias sem laticínios! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  121. Hehehe, legal! Eu não conhecia o texto, já favoritei; ainda não li muita coisa do site dele; só vi alguns vídeos, mas primeiro quero terminar de ler este blog (minha meta). ;-)
    Acho que vou assinar a newsletter para receber a introdução do livro dele, e ver se me animo a comprar.


    Com o tempo vou arriscar fazer uma receita só com as gemas ou com mais de um ovo. Com mais de um ovo vai ser uma versão faixa preta, como diz você, hein doc? #oremos

    ResponderExcluir
  122. Compre o Primal Blueprint - vale muito a pena


    Em 14 de outubro de 2013 15:01, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  123. E creme de leite? para quem tem um pouco de nojo de tentar o café com manteiga e não tem nata.

    ResponderExcluir
  124. Serve. Mas se vc bater no liquidificador a manteiga e o café, não terá nojo. Precisa ser no liquidificador.


    2013/10/21 Disqus

    ResponderExcluir
  125. A nata de supermercado é confiavel? Esses dias li os ingredientes e dizia creme de leite e leite em pó =(

    ResponderExcluir
  126. Acho que sim


    2013/11/4 Disqus

    ResponderExcluir
  127. Ela é tudo de bom msm, vale o investimento!!!

    ResponderExcluir
  128. Boa tarde Dr. Souto!


    O senhor costuma adoçar o café com algum tipo de adoçante ou o seu paladar já se acostumou a ficar sem o doce?
    Posso fazer o café normalmente e adoçar com stevia?


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  129. Me paladar já se acostumou a não usar nada. Mas quando usava, usava sucralose. Estévia é provavelmente a opção mais saudável, mas eu não gosto do gosto.


    2013/11/8 Disqus

    ResponderExcluir
  130. É muito boa mesmo, mas tem Carragena. É a que vende no Assaí Atacadista.
    _______
    42

    ResponderExcluir
  131. Dr me tira uma dúvida, podemos consumir café com cafeína? A cafeína nao faz mal?

    ResponderExcluir
  132. Não, não faz mal

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 16/11/2013 14:46, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  133. Doutor muitas vezes não estou com fome mas quando o estomago esvazia começa a doer devido a gastrite. Isto tende a desaparecer continuando LCHF?

    ResponderExcluir
  134. Gente que maravilha isso! Já tinha experimentado com nata e como eu esperava era bom. Mas esse com manteiga batido no liquidificador é bom demais. Quem ainda não experimentou deve experimentar!

    ResponderExcluir
  135. Não estou conseguindo abandonar totalmente o leite. Onde moro não se acha a nata e eu amo leite, mas diminui muito o consumo. Espero q não me atrapalhe.

    ResponderExcluir
  136. Quem é intolerante à lactose pode usar nata?

    ResponderExcluir
  137. Olá Audrey,


    A nata é gordura do leite, assim como a manteiga. Provavelmente não terá problemas.

    ResponderExcluir
  138. Este creme de leite será melhor que o nestlé, será que é igual a nata?http://www.tirolez.com/novo/pt-produtos_queijos-creme-de-leite.asp

    ResponderExcluir
  139. Cristian Luís Litwin15 de dezembro de 2013 17:25

    hahahah, quantos potes vai querer??

    ResponderExcluir
  140. Por favor, o quanto de nata posso consumir sem me preocupar em engordar (visto que o dr. souto já me respondeu que pode-se engordar com paleo se abusar) acho que to viciado, como com morango umas 2 vezes ao dia, agora consegui cacau em pó e faço mousse, coloco na salada etc Estes dias quando vi acabou na terça o estoque que tinha feito na sexta pra semana inteira hehehe. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  141. Meu pensamento é ao contrário: SE vc engordar, então - e somente então - preocupe-se com quantidade.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/12/2013 16:52, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  142. Doutor. Qual a diferença entre o creme de leite de lata e o de caixinha? Grande abraço.

    ResponderExcluir
  143. Lata: creme de leite puro. Caixinha - múltiplos aditivos, menos gordura (portanto mais lactose)


    2013/12/19 Disqus

    ResponderExcluir
  144. Bom dia experimentei com a nata e café ficou bom mas como meu intuito não´perder peso porque nem preciso graças a Deus , além de comer o abacate com mamão com linhaça na parte da manhã, castanha do pará e hoje experimentei a nata derretida com café vou fazer uma panqueca que achei em receitas low carb porque ainda fico com fome ,Deus abençoe a todos.
    Eliane eliane.scarlate@gmail.com

    ResponderExcluir
  145. Eliane, não se congela nata!

    ResponderExcluir
  146. Patricia Ayres se não pode congelara NATA então como faço ??se aqui em minha cidade Santos não acho e agora já comprei e não tenho como vender e eles moram em Curitiba.QUANDO ACABAR o que substitui a Nata??O Creme de leite fresco tbem não existe pode me ajudar meu e-mail é eliane.scarlate@gmail.com

    ResponderExcluir
  147. Experimente congelar uma pequena parte. Tipo, coloque 2 colheres de sopa em um potinho e congele. Abra e veja como fica. Creme de Leite Nestlê de lata substitui. Quando não encontro nata, acrescento manteiga sem sal ao creme de leite pra ficar com mais gordura. Vc mora em Santos - SP?

    ResponderExcluir
  148. Ela tem aparencia e consistencia de manteiga é isso??Percebi que não alterou nada porque desde ontem estou usando o primeiro pote.Moro em Santos sim conhece??
    Obrigada pela dica porque depois que acabar o estoque vou ter que substituir. Se quiser anotar meu e-mail e for melhor para nos comunicarmos se não for te atrapalhar acho mais viável porque nem sempre mas se não der tudo bem tbem.

    ResponderExcluir
  149. Bom dia Patricia mas não moro em São Paulo e sim no litoral mas tentarei ver no Assai porque temos aqui em Santos mas infelizmente não tenho face me aborreci muito mas vc pode continaur me dando assistencia por aqui??obrigada

    ResponderExcluir
  150. Nata dura bem na geladeira!Lembrei que no COOP tbm encontro Frimesa. Eles pedem poucas unidades, costuma acabar rápido, O que faço é sempre pedir no atendimento ao cliente.

    Eu conheço Santos, moro em SP. Indiquei SP porque vc falou em Curitiba... acho que SP é mais perto! rsrsrs

    ResponderExcluir
  151. Sim tens razão rssssssssss mas eu não fui buscar meu irmão que trouxe porque mora em Curitiba mas vão vencer em janeiro de 2014 não posso deixar o 4 potes fora do freezer ai estraga ne??um já está acabando, outro dei a minha mãe

    ResponderExcluir
  152. Precisam ficar na geladeira. No freezer, acho que vai talhar quando descongelar. Mas experimente...

    ResponderExcluir
  153. No Assai tem da frimesa mas e raro achar, tem no emporio poraozinho na carvalho da santa clara!

    ResponderExcluir
  154. Obrigada Vicente mais ainda tenho 4 potes no freezer que meu irmão trouxe de Curitiba no Natal mas bom saber eu paguei 3.79 cada um.

    ResponderExcluir
  155. Olá dr estou lendo seu blog todos os dias e quero ler inteiro !!!! Ano passado tive problemas com a balança e fiz dieta por conta própria , emagreci cortando calorias , chegou uma hora que eu tinha medo da comida e comecei a ter sintomas de anorexia e pesar 38 kg. Graças a deus vi que estava passando dos limites... Comecei a comer ... E o pior comecei a ter compulsões que chegava a comer tanto de uma vez de chorar depois de tanta dor ! Engordei em 3 meses 8 kg ,
    agora estou no meu limite, nem gorda nem magra , mas procurando equilíbrio e tentando fazer a paleo . Ainda tenho um pouco de medo da comida , mas já consigo jantar ( coisa que antes nao fazia ) ,
    Desculpa o desabafo ... O sr saberia me dizer qual o nome da nata nos mercados aqui nos USA?
    Mais uma vez obrigada e amando cada página do blog :)

    ResponderExcluir
  156. No Sonda está difícil de achar. Das últimas vezes que fui não tinha. No Assaí, às vezes não tem.


    ______
    42

    ResponderExcluir
  157. Quando meu 'estoque' começa a acabar, eu ligo para o Sonda e para o Assaí perguntando se tem. Se não tem, peço previsão de entrega, peço para ligar quando chegar, etc. É uma boa forma de pressionar os mercados a sempre terem em estoque. Tem funcionado! ;)

    ResponderExcluir
  158. Tb queroooo rsrs

    ResponderExcluir
  159. Olá Dr Souto, como fazer o JI? Quantas horas? Ou dias?
    Estou no começo, é meu 2 dia... Acha q devo fazer agora ou esperar passar a a fase inicial?


    Bjs

    ResponderExcluir
  160. Espera passar 14 dias. Lê a postagem específica sobre isso

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/01/2014 10:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  161. Aqui onde moro tenho facilidade em achar o leite integral, direto da fonte..rs...minha mãe costuma ferver o leite e retirar a nata para congelar e fazer biscoitinhos de nata (que eu não como mais), vou experimentar descongelar para ver se dá para bater com o café...posso misturar com manteiga tb?


    Aqui não acho a nata industrializada para comprar em supermercado. Não faço jejum intermitente propositalmente, mas é que não mto raro, eu acordo sem fome de ovos e bacon ou qq outro tipo de alimento, mas sempre me forçava a comer pois tinha medo de ficar fraca, porém agora estou perdendo o medo e começando a respeitar e entender os sinais do meu organismo. Hoje fiquei tranquilamente só tomando chá (branco e verde) e café sem açúcar até a hora do meu almoço e foi mto bom, me senti mto bem. Como estou no início (hoje completo 21 dias, com menos 4 kg - não foi mais pq como li o livro do Dr. Mauro di Pasquale e pratico musculação, fiz a tal carga de carboidratos em um dia e o resultado foi péssimo e quase desanimador (+ 3,5, porém hoje já voltei ao peso anterior com a dieta LFHC). Estou fazendo um diário e anotando cada dia e espero ainda perder 16 quilos. Como aparentemente tenho facilidade em ganhar massa magra talvez nem precise perder tanto, meus braços já estão bem mais finos e bem mais definidos, o que adoro!!

    ResponderExcluir
  162. Fiz a dieta de outubro a dezembro, certinha. Mas chegou as férias e relaxei. Retornei a dieta somente no dia 15 de Janeiro. Quando recomecei surgiram algumas dúvidas: Posso consumir café com nata desde o primeiro dia da dieta? Ou tenho que esperar estar cetoadaptada? E o JI? Quantos café com nata posso tomar por dia? É melhor recomeçar com o mínimo de carboidrato possível?

    ResponderExcluir
  163. Dr. Esse café com óleo de cocô e manteiga, daria energia para um treino de academia no período da manhã?

    ResponderExcluir
  164. Sim

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 03/02/2014 19:01, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  165. arnaldoribeiroouisrael21 de fevereiro de 2014 16:37

    EU PENSAVA EM MATAR A FOME DO MUNDO:

    (AP.19.9) ENTÃO, ME FALOU O ANJO:
    ESCREVE: Os Governantes que são fiéis à Deus, devem cuidar da saúde
    econômico-financeira das nações; sem jamais se descuidarem dos Santos
    ensinamentos de Jesus Cristo; (RM.4.3) PORQUANTO QUE DIZ
    A ESCRITURA?

    (LC.2.23)
    Conforme o que está escrito na lei do Senhor: (MT.4.4)
    Não só de pão viverá o Homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus; (LC.12.23)
    porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo,não mais do que as vestes: (MT.6.31/32)
    Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos ou com que
    nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas cousas; pois vosso
    Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas: (MT.6.33)
    Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu
    reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas: (MC.1.15) O
    tempo está cumprido, e o reino de Deus
    está próximo, arrependei-vos se crede no Evangelho: (AP.22.6)
    Estas palavras são fiéis e verdadeiras: O Senhor, o Deus dos Espíritos dos
    Profetas, enviou seu Anjo para mostrar
    aos seus Servos as cousas que em breve devem acontecer(MT.7.23)
    Então, lhes direi explicitamente:

    Logo
    se verá que os recursos financeiros que têm escoado pelo esgoto da CORRUPÇÃO,
    somados aos que Têm sido incinerados pela loucura das GUERRAS; servirão para aplacar
    o flagelo da fome no mundo:

    (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende
    ânimo: (MC.10.27)
    Para os homens é impossível, contudo, não para Deus; porque para Deus tudo é
    possível:
    (LC,21.13) E isto vos acontecerá para que deis testemunho!

    ResponderExcluir
  166. Genesis Holzer de Araujo24 de fevereiro de 2014 22:53

    Dr, estou fazendo a dieta Atkins e só encontrei a nata da marca Frimesa.. os ingredientes são: "Creme de Leite, leite em pó desnatado, espessantes: gelatina e/ou carragena e/ou goma guar. NÃO CONTÉM GLÚTEN."
    Devo me preocupar com este leite em pó? Devo racionar a nata ou não de o consumir de jeito nenhum??
    Abraço!
    http://www.frimesa.com.br/br/produtos_secao.php?idproduto_linha=2&idproduto_secao=27

    ResponderExcluir
  167. Dr., eu moro no Rio de janeiro. Essa nata, Santa Clara, que o senhor usa pode ser encontrada no mercado normalmente? E o café pode ser feito na cafeteira italiana?

    ResponderExcluir
  168. Será que se eu trocar o café por chá mate ou o verde o efeito é o mesmo, não é? por curiosidade, daí perde o efeito do chá? Grato!

    ResponderExcluir
  169. Talles eu faço com mate e o efeito é ótimo!
    Experimento com o chá que quiser!

    ResponderExcluir
  170. Ah, vou testar. À propósito, tenho outra aqui: saberiam me dizer se eu (que não estou em dieta cetogênica, logo meu corpo não usará predominantemente gordura como fonte de energia) tomasse essa bebida no café da manhã, poderia ficar um bocado de tempo sem comer e sem passar mal (pergunto pois aí em jejum meu corpo estaria com necessidade de CHO, pois não estou na dieta cetogênica, e mesmo assim ele assimilaria a energia da manteiga (só gordura) ou meu glicogênio)? Grato!

    ResponderExcluir
  171. Não precisa estar em dieta cetogênica para que o corpo use predominantemente gordura. Basta comer pouco carboidrato.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/02/2014 01:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  172. Eh Dr., tomei café batido com manteiga e depois de umas 3 horas almocei. O resultado foi uma diarréia forte, no final praticamente líquida. Isso é normal (suponho que a gordura da manteiga deva ter saido junto)?

    ResponderExcluir
  173. Olá Talles,
    quanto tomo café/chá com manteiga, fico horas sem comer, vale como uma refeição.
    Se a flora intestinal ainda não está adaptada, é normal sim.

    ResponderExcluir
  174. Dr., nata Frimesa é uma boa? Só encontrei dessa por aqui...

    ResponderExcluir
  175. Sim! Pode usar!

    ResponderExcluir
  176. Muito obrigada pela resposta, Patrícia!

    ResponderExcluir
  177. Dr., a nata que tem no supermercado aqui onde moro é salgada. É essa mesmo que o senhor recomenda? Costumo usar esse creme de leite:

    ResponderExcluir
  178. Não, definitivamente não é salgada


    2014-03-14 13:28 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  179. Dr Souto,
    pesquisei alguns valores nutricionais de algumas manteigas sem sal e descobri que ela vem com 0,3% de gordura Trans, e a com sal, vem sem a gordura trans, a duvida é: opto por qual das duas?

    Grato

    ResponderExcluir
  180. Chama-se ácido linoleico conjugado (CLA), é natural e é saudável.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 26/03/2014 19:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  181. Dr., sei que o leite tem o açúcar da lactose e isso pode prejudicar o emagrecimento. Mas digamos que eu vá tomar café com leite e pão de queijo. O "menos pior", em termos de comprometimento da dieta, será qual: em pó, integral de saco, integral de caixa, com enzima lactase...? obg.

    ResponderExcluir
  182. Talvez com lactase.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/03/2014 14:22, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  183. pensei que a enzima lactase fosse apenas pra ajudar a digerir o açúcar do leite quando já estivesse no trato digestivo e não interferisse em nada na diminuição da lactose no leite.



    Quer dizer então que a lactase ajuda e diminuir o açúcar no leite, mesmo antes de o ingerirmos, como acontece com o iogurte? obg

    ResponderExcluir
  184. Não, apenas reduz o desconforto de digerir lactose

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/03/2014 14:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  185. ah, agora entendi. obg. Então para efeito de manter o peso, tanto faz se eu fizer banana verde com leite em pó ou leite com lactase?

    ResponderExcluir
  186. Isso

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/03/2014 14:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  187. Olha Eliane eu moro em São Vicente e costumo comprar a nata Santa Clara e a banha de porco de varias marcas ,com muita facilidade no Sonda,pelo jeito como vc mora no litoral,pode ajudar...

    ResponderExcluir
  188. Eu adoro nata e ela com cacau em pó,nossa nem fala se bobear como o pote todo fica uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  189. Consumo bastante a nata e os iogurtes,a caseína também esta presente nesses produtos ?

    ResponderExcluir
  190. Olha Ligiane eu gosto de leite e meu marido também,mais depois que vimos o vídeo do Dr.lair ,nosso consumo ta bem pouco em relação a antes,você já viu esse vídeo?procure assister o que ele fala !!!

    ResponderExcluir
  191. Rosemary eu moro em Santos o que encontrou é igualzinha que está na foto?? a banha de porco já encontrei e comprei amei me responda no meu e-mail (eliane.scarlate@gmail.com)porque meu sobrinho está pra vir de curitiba e o preço é barato não custa nem 5 reais.Quanto pagou na nata??me passa o endereço do Sonda por favor aguardando seu retorno

    ResponderExcluir
  192. Vicente estive no imporio e não achei da Santa Clara e o potinho da frimesa é caro um absurdo mas obrigada

    ResponderExcluir
  193. Dr,Souto estou tentando acostumar meu paladar,e não estou tomando mais café com açúcar,mais gozado que assim pareço não sentir mais o gosto do café,contradizendo tudo que as pessoas falam que ao tirar o açúcar sente mais o gosto,comigo ta sendo o contrário,é normal isso?

    ResponderExcluir
  194. Num lembro mas, da ultima vez paguei 6,49 da frimesa no assai e estive hj lah e nao tinha =(

    ResponderExcluir
  195. È Rossano to igual a você, acho que viciei nesta nata também kkk,se não me controlar acabo com o pote na mesma hora!!!

    ResponderExcluir