quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O que comer no café da manhã?

O almoço e a janta são fáceis. Carnes, aves, peixes; vegetais na manteiga, saladas (puras ou com maionese, azeite de oliva, pesto, ovos picados, bacon...), picadinhos, couve refogada, enfim, as opções são infinitas.

Mas, e o café da manhã? Como tomar café da manhã sem pão, sem aveia, sem cereais, sem suco?!? É necessário alguma mudança de hábitos. Segue aqui apenas algumas dicas rápidas.

  • Frios: queijo derretido no microondas com orégano - lembra pizza!
  • Frios: Presunto (de preferência pedaços grossos) com queijo derretido e mostarda forte, etc.
  • Nos pratos acima, misturar outras coisas (cogumelos, vegetais...)
  • Ovos: pessoalmente, acho glorioso começar a manhã com ovos mexidos ou um omelete. Omelete esse que pode conter um sem número de variações: salsichas picadas, queijos (gorgonzola, muzzarela, etc), alho, vegetais picados (cenoura, abobrinha, cebola). E, claro, bacon!
  • A janta de ontem. Onde está escrito que só determinados alimentos podem ser consumidos de manhã? O frango xadrez de ontem estava gostoso? Basta aquecê-lo no café da manhã! Eu sei, parece estranho, mas é apenas um hábito que pode ser mudado.
  • Na mesma linha, por que não um bife (de frango, ou mesmo de filé) na chapa, bem cedinho? Experimente, e veja a ausência de fome até a hora do almoço.
  • Sucos de fruta não são recomendados por conter excesso de açúcar e frutose (com exceção da limonada); mas uma fruta no café da manhã, embora não seja tão saciante, é sempre uma opção. Assim como um iogurte com o mínimo possível de carboidratos (ver bem o rótulo- SEM açúcar, e de preferência COM gordura, ou seja, integral)










Uma grande característica de todas as dietas low carb é a ausência de fome que se instala após poucos dias. Com a insulina permanentemente baixa, a lipólise ("queima de gordura") começa a ocorrer, e chegamos a consumir 500 calorias de nossa própria gordura todos os dias (perdendo peso, portanto). Assim, é natural que sintamos menos fome. Além disso, há outros mecanismo hormonais (peptídeo Y, por exemplo) pelos quais as proteínas e gorduras provocam um grau de saciedade incomparável. Por fim, a ausência de trigo por si só já provoca diminuição do apetite devido à ausência das exorfinas. Você deve sempre se precaver com algum lanche de baixo carboidrato (nozes, castanhas, queijo) para alguma emergência, mas eu lhe garanto que, com o tempo, estes lanches se tornarão cada vez menos necessários. Uma dieta páleo/low carb simplesmente diminui a fome ao natural.

662 comentários:

  1. Quem consegue mudar esse hábito - do café da manhã - está com o problema resolvido. Eu fico triste quando acordo e sei que não poderei comer pão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida, nap pense que náo pode, pense que vc óde comer qualquer coisa é vc que está escolhendo não comer. E vc pode reservar um dia de lixo, periodicamente e um dia vc vai se sentir tao bem que nao vai mais querer um dia de lixo.... foi assim comigo!

      Excluir
    2. E foi exatamente o que aconteceu - ela acabou largando completamente o pão, e perdeu mais do que os 5 Kg que pretendia - sem passar fome, sem esforço. Vale a pena.

      Excluir
    3. voce pode comer pão low carb!!! fiz hoje paezinhos de queijo e depois fiz a mesma receita com salaminho ou calabresa. fica uma delicia. ha varias receitas. use farinha de soja e pronto!

      Excluir
    4. Há receitas alternativas para substituir o pão. Minha sugestão é que vc evite soja e farelo de trigo - uma por ser altamente processada e conter substâncias com efeito hormonal (soja) e o outro por causa do glúten. Mas há receitas com farinha de coco, farinha de amêndoas, etc. Eu, particularmente, simplesmente aboli o pão - questão de hábito. Mas, mais uma vez, se funciona pra você -> MIL vezes farelo de soja do que pão: o ótimo não pode ser o inimigo do bom.

      Excluir
  2. Pois é, mas trata-se definitivamente de uma questão de hábito. Imagino que um fumante fique triste por não poder fumar quando toma um café expresso. Isso não faz do hábito algo saudável, nem o justifica. Posso afirmar, por experiência própria, que após um período de abstinência do pão, o mesmo torna-se completamente dispensável. Não obstante, como toda mudança na vida, requer algum esforço inicial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordp plenamente. Já fui por este caminho e consegui voltar com vida! Herdei uma disfunçao. nao uma doença (diabetes) e para ter de volta minha saude faço um esforço qqque nem considero tao grande pra quem sobreviveu a 5 dias de UTI, 10 seçoes de camara hiperbarica e hoje faz em média duas horas de treino por dia!!!!! Nao fiz nenhuma terapia mirabolante e nao quero insulina até me provarem que "meu pancreas já era" como me disse um endocrinologista, na base do achismo, Atendendo por atacado e receitando o trivial:glicazida, metformina e insulina!!!!!

      Excluir
    2. Já tive pacientes (tipo II) que efetivamente tinham uma função pancreática residual tão pequena que mesmo uma dieta low carb não resolvia - mas foram casos de EXCEÇÃO, e não a regra - e mesmo assim melhoraram muito. A regra é que a maioria dos diabéticos tipo II pode livrar-se das medicações seguindo uma dieta cetogênica de muito baixo carboidrato (tipo Atkins). Parabéns pela sua história, que sirva de estímulo.

      Excluir
    3. estou aderindo a esta dieta devido a exagerada fome q tenho.......estou em dúvida sobre o leite pasteurizado tipo B pode? pode ser fazer omeletes em microondas? também sinto necessidade de comer pão, mas estou fazendo pão com farinha de amendoas e como com manteiga!!!!Podes me ajudar? grata

      Excluir
    4. Omeletes, ok! Pão com farinha de amêndoas, ok. Leite com moderação, pois 200 ml de leite tem 16g de açúcar (lactose). Não tem muito mistério, o básico está aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html
      Sua fome vai diminuir, vc verá.

      Excluir
    5. Jose Carlos, qualquer leite tem o mesmo teor de carbohidrato? Eu só consigo tomar integral.

      Excluir
    6. Sim. E sim, se for tomar, que seja integral. O açúcar é o mesmo, mas a gordura sacia e o gosto é melhor.

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog e pela logica irretocável! Aprendi muito, coloquei em pratica e minha vida mudou completamente.

    Meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por este retorno, fico muito feliz em poder ajudar. Continue sempre pesquisando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. José Carlos, um amigo do trabalho (Maciel, que posta aqui no blog) me falou da dieta e me repassou o link do blog. Achei os conceitos inteligentes e aí assumi testar a dieta. Desde que comecei a fazer check-up anualmente, aos 36 anos (tenho 43), jamais uma taxa minha deu alterada, graças a Deus! Mesmo assim, a ideia de me prevenir contra prováveis futuras doenças me atraiu. Pois bem, em duas semanas passei de 80,4 Kg para 76,7 Kg (tenho 1,79m de altura e desejo estabilizar aos 76kg). Tenho me alimentado muito bem, cortei apenas pão, bolos (que amo!), bolachas, biscoitos, arroz, macarrão etc, além de ter reduzido discretamente o açúcar diário. Tenho duas perguntas: Espera-se algum tipo de melhoria em minhas taxas, mesmo já sendo boas? Quanto ao feijão, tem gente que me fala que não posso parar de comê-lo, devido ao Ferro, daí voltei a comê-lo em pequenas porções diárias (comia mais antes). Cortar o feijão prejudicaria minha saúde? Obrigado e parabéns pelo utilíssimo blog.
      Lamartine.

      Excluir
    2. Olá.
      As taxas tendem a melhorar sim, às vezes de forma assombrosa (especialmente o HDL e os triglicerídeos). As melhores fontes de ferro são a carne vermelha e fígado. Em seguida, os vegetais de folha escura (espinafre, couve, etc). O feijão contém ferro, mas este ferro é pouco biodisponível por estar ligado ao ácido fítico. Mas, como vc não precisa perder peso, não vejo mal em comer um feijão de vez em quando. A dieta ideal para cada pessoa é aquela que cada um pode seguir para o resto da vida. E uma dieta não precisa ser MAIS restritiva do que a pessoa realmente necessita. Cortando os farináceos e o açúcar, vc já está fazendo 80% dos benefícios possíveis.

      Excluir
  5. Jose carlos, como o queijo pode fazer parte de uma dieta paleolitica, visto que na epoca nao havia meios de se ordenhar uma vaca. Fico no aguardo de um esclarecimento. A Proposito muito bom o blog, espero que continue com o otimo trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Lucas, você tem razão, não havia laticínios no paleolítico. Não seria uma boa ideia tentar ordenhar um mamífero selvagem :-) No meu post prévio (http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html) você verá que escrevo o seguinte:

    "Laticínios: a dieta paleolítica não contém laticínios. O leite puro é mal tolerado por muitas pessoas. A lactose é um tipo de açúcar que, embora não seja doce, eleva a insulina e sabota a dieta. Assim, deve ser evitado. Os produtos fermentados (queijo, iogurte natural com gordura, coalhada, manteiga) e os ricos em gordura (preferencialmente com mais de 40% de gordura, como a nata e a manteiga) podem ser consumidos por aqueles que não apresentam intolerância aos mesmos."

    Dito isto, é por este motivo que o blog chama-se dieta low-carb e paleolítica. Comecei minha jornada estudando as dietas de baixo-carboidrato, e apenas depois comecei a refinar minhas ideias através dos conceitos evolutivos da dieta páleo. Assim, embora o queijo não seja um alimento paleolítico, com certeza é low-carb, é gostoso, e é prático na hora de fazer um lanche. Tento não tratar a coisa de uma forma dogmática. O fato de que um alimento não existia durante a nossa evolução é um INDÍCIO de que talvez não seja saudável. Não significa NECESSARIAMENTE que seja assim. O Dr. Loreen Cordain, o principal autor da moderna dieta paleolítica, acredita que o leite e derivados são prejudiciais à saúde, e elenca uma série de argumentos (especialmente culpando a caseína). Mark Sisson, outro autor influente no movimento páleo, tem uma abordagem mais semelhante à minha. Confira em http://www.marksdailyapple.com/cheese-unhealthy/#axzz1weVq82ol

    Em resumo: para a maioria das pessoas, é difícil fazer uma dieta paleolítica radical - e acho preferível que comam queijo no café da manhã do que, por falta de opção, comam pão com geleia; de resto, minha impressão é que o queijo não deixa de ser gordura e proteína animal em uma forma portátil e gostosa (seria complicado levar um bife na mochila). E, sem dúvida, mais saudável do que sucrilhos com suco de laranja.

    ResponderExcluir
  7. Entendi sua posiçao, Jose Carlos! Bom, pelo que percebo parece ainda nao haver um consenso quanto a isso.

    Gostaria de lhe perguntar uma coisa:

    O senhor conhece a "Warrior Diet - Ori Hofmekler". E uma dieta que consiste em periodos de alimentaçao(overeating) e periodos de jejum(undereating). Seria interessante saber suas impressoes quanto a isto, visto que a dieta visa reprimir a insulina durante o dia, evitando o consumo de alimentos. Fazendo assim uma grande e farta refeiçao pela noite. Segundo o autor este seria o ciclo de alimentaçao dos ancestrais, caçavam e coletavam durante o dia, e pela noite se alimentavam. Ja li alguns estudos que apontam para os beneficios do jejum.

    Agradeço a resposta.

    [Desculpe a falta de acentuaçao no texto, mas infelizmente o teclado aqui e em US. Espero que possa compreender os escritos.]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço este autor específico; mas já li bastante sobre "intermittent fasting", os períodos intermitentes de jejum. A ideia faz sentido do ponto de vista evolutivo. O problema é a falta de estudos prospectivos e randomizados. Do ponto de vista fisiológico, não me parece a melhor abordagem, pois ao passar fome o corpo entra em um estado de conservação de energia, diminuindo o gasto metabólico basal e dificultando a perda de gordura. Ao mesmo tempo, há estudos sobre jejum que demonstram que 30% da perda de peso inicial é de massa muscular, ou seja, aquilo que não queremos perder. Ao manter uma ingesta calórica adequada e evitar apenas os carboidratos, mantendo assim a insulina baixa, preservamos a massa muscular (com exercícios, até a aumentamos) e mantemos a taxa metabólica basal alta (pois o corpo não está desnutrido), facilitando assim a perda de peso (e com muito menos sofrimento!). Recomendo muito o livro "The Art and Science of Low Carbohydrate Living: An Expert Guide to Making the Life-Saving Benefits of Carbohydrate Restriction Sustainable and Enjoyable". Ali, 2 dos maiores cientistas desta área escrevem um texto mais técnico sobre este assunto, e acho que vc aproveitaria bastante.

      Excluir
  8. Jose, segue o estudo que li a respeito do jejum:

    http://hypescience.com/estudo-constata-que-jejum-pode-fazer-bem-para-a-saude/

    Aqui a fonte do texto:

    http://www.sciencedaily.com/releases/2011/04/110403090259.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+sciencedaily+%28ScienceDaily%3A+Latest+Science+News%29&utm_content=Google+Reader

    ResponderExcluir
  9. Interessante, Lucas. Como já disse, há autores que defendem esta abordagem. O fato é que é fácil pular uma refeição quando se faz uma dieta Low-Carb, já que a foma diminui, e ganha-se acesso às próprias reservas de gordura. Enfim, provavelmente seja benéfico se praticado EVENTUALMENTE, a fim de evitar que o corpo adapte-se da forma que já mencionei (diminuindo o metabolismo basal e queimando masa magra).

    ResponderExcluir
  10. Olá Dr., parabéns pelo blog, amei mesmo!
    Estou fazendo a dieta há uma semana, emagreci 4 kg, mais ou menos.
    Mas existem tantos sites falando sobre essa dieta e tantas contradições que fico meio confusa. Espero que o sr. me ajude.
    Muitas pessoas falam que não pode consumir a gelatina diet royal por causa de maltoxtrina, que trava a dieta...é vdd?
    Outra coisa, uns falam que creme de leite pode a vontade, outros dizem que é restrito, oque o sr. me diz?
    Desde já te agradeço!
    Um abraço e parabéns mais uma vez pelo blog.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, Ana Paula, e parabéns pelo progresso! Numa fase inicial (especialmente nos primeiros 14 dias de uma dieta cetogênica), o ideal é manter os carboidratos realmente baixos (abaixo de 30 ou 20g). Assim, é importante buscar os "hidden carbs" (Carboidratos Escondidos). portanto, sempre é bom consultar a lista de ingredientes dos produtos, para não ser enganado. Maltodextrina vira açúcar no sangue. Mas atente para a quantidade. Um pacotinho de gelatina Royal tem 12 gramas. Sabemos que a maior parte é proteína. Assim, mesmo que 2 ou 3 gramas do pó fossem maltodextrina, e mesmo que você comesse todo o pote de gelatina (500g, a maior parte água), 2 ou 3 gramas de carbs não vão travar a sua dieta. Dito isso, se você puder optar por uma marca sem carbs, sobra mais carbs para você consumir em outras coisas, como brócolis, por exemplo.

    O mesmo vale para o creme de leite. A maioria das marcas contém cerca de 0,5g (lactose) em cerca de 15g do produto. 150 gramas do produto dariam 5g, ok? Prefira nata, que é mais gostoso (na minha opinião), e tem menos carbs ainda - esta vc pode comer à vontade.

    Outra coisa, Ana Paula: não deixe o ótimo ser inimigo do bom. Para fins de dieta low-carb, comer 1 pote inteiro de creme de leite ainda é muito melhor do que comer um biscoito. E, se creme de leite te satisfaz, use e abuse.

    Dito isso, vai aqui um conselho. Eu comecei a minha trajetória com a dieta Atkins (que funciona maravilhosamente bem). No entanto, tenho preferido a abordagem mais páleo, que evita ao máximo os alimentos processados, e é evidentemente melhor para a saúde e mais sustentável no LONGO prazo. Acho que a dieta Atkins é um bom começo para perda acelerada de peso mas, atualmente, não comeria gelatina, que é algo diametralmente oposto ao conceito de comida de verdade (melhor nem saber como é feita). Minhas sobremesas favoritas são morangos com nata, alguma fruta in natura, chocolate amargo ou creme de abacate. Claro que algumas destas coisas não são aceitáveis na fase de indução (14 dias, cetogênica) da dieta Atkins, mas serão parte integral da fase de manutenção.

    Existem várias formas de fazer dieta low carb. Você deve descobrir qual a que funciona melhor para você. Se eu tivesse que sugerir: faça dieta Atkins PELO LIVRO, e depois migre aos poucos para uma dieta páleo.

    ResponderExcluir
  12. Olá Dr. tudo bem?
    Hj tive um momento de compulsão, estou com muita vontade de comer doce, massa, lanche, etc kkkkkk
    Aí comi bastante mussarela e peito de peru, mas depois fiquei com peso na consciência, pq estou no período de indução, 11º dia da minha dieta. Será que quebrei tudo? Ou pode comer mussarela a vontade? E o cacau, pode comer sem culpa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Parabéns por ter resistido! Você pode comer mussarela à vontade! Quanto ao cacau, veja na embalagem e conte os carbs, ok? Não se preocupe, estas compulsões alimentares por carbs vão desaparecendo com o passar das semanas.

      Excluir
  13. Ufa!!!!Que aívio...obrigada, o sr. é nosso anjo! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr. tudo bem?
    Essa semana não emagreci, estou triste.
    Acho que comi muito creme de leite.
    Me tire uma dúvida? O suco clight de laranja pode?

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É assim mesmo, uma semana se emagrece 2Kg, na outra nenhum, depois mais um... Só cuide sempre para ver se não há carbs escondidos. O creme de leite não deve ter sido o culpado... Mas vá de nata. Clight, pode sim.

      Excluir
    2. Sucos Clight podem mesmo sem restrição de quantidade ?
      Estava vendo o de maracuja possue carboidrato não me lembro a quantidade mais tem, outros sabores não possuem.
      evitar apenas os que contem carboidrato e tudo bem ?

      Andre, Obrigado.

      Excluir
  15. Obrigada Dr., sempre me tirando as dúvidas!
    Amo vir aqui!

    ResponderExcluir
  16. Doutor e amigos,

    terminados os 14 dias. Se foram pelo menos 5 kg´s. Estou me sentindo bem, sem fome, alguns hábitos saudosos batem à porta mas a resistência tem sido gi-gan-te. Quero, preciso e vou emagrecer e ter uma alimentação que me beneficie.
    Chega de engorda emagrece.

    ResponderExcluir
  17. Oi Dr. tudo bem?
    Me tire uma dúvida...Pq tantas pessoas que fazem essa dieta do Dr. Atkins, em vários sites, dizem que mesmo tendo 0 de carbo no rótulo do creme de leite, só pode consumir 4 colheres por dia?
    Falam tb que só pode 120 g de mussarela. Mas no rótuilo diz que nao há carbo? Eu amo mussarela e creme de leite, mas fico sempre com peso na consciência quando como.
    Me responda isso dr.?
    Obrigada, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O que acontece é que a nossa legislação permite que se coloque zero quando a quantidade for menor do que 0,5g. Vamos supor que 150 gramas de creme de leite contenham 4g de carboidratos. Se o fabricante fizer a tabela baseado em uma porção de 150g, ele terá de colocar 4g. Mas se o fabricante colocar 15g como porção, então seria 0,4 gramas de carbs, e o fabricante pode arredondar para zero. A quantidade é pequena, e a gordura retarda a absorção - na minha opinião, pode comer sem culpa.

      Excluir
  18. Entendi Dr., mas o sr. não respondeu ref a mussarela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queijos amarelos quase não têm carbs - para todos os efeitos práticos, pode comer à vontade. Fique longe dos "queijos light", que removem a gordura e acrescentam carboidratos. Và de Minas Padrão, e não de Minas Frescal.

      Excluir
  19. Oi Dr., tudo bem?
    Me tire uma dúvida por favor?
    Sabe aqueles torresminhos fritos, que tem muita gordura?
    Pode comer ou faz mal? Eu gosto muito, mas fico preocupada co o coração e colesterol. Mas dizem que nesta dieta não tem problema, né? Me responda, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Primeiramente, não há evidências de que a gordura na dieta aumente o risco cardiovascular. Veja: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/afinal-gordura-faz-mal-consideracoes.html

      Em uma dieta com menos de 50g de carboidratos (e, portanto, rica em gorduras), a quantidade de gordura saturada na corrente sanguínea é MENOR do que em um dieta de baixa gordura. Como pode ser? É que em uma dieta low carb, as gorduras são utilizadas como energia, e numa dieta low fat (e portanto cheia de carboidratos) as gorduras acumulam-se (a insulina é um hormônio lipotrófico) e os carboidratos são convertidos em gorduras (saturadas) no fígado. Se quiser mostrar para alguém que entenda de bioquímica, aqui vai o artigo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19082851


      Por fim, entre os alimentos, os carboidratos são os únicos com real potencial de abuso. Eu posso imaginar alguém comendo carbs em uma confeitaria até explodir, mas eu não consigo conceber alguém que coma torresmo demais. As gorduras são, simplesmente, saciantes. Agora, se você misturar açúcar na gordura, bom, aí o desastre será total. Aproveite seu torresmo, e mate os outros de inveja enquanto você perde peso comendo essas coisas. Mas não esqueça da salada!

      Excluir
  20. Ai Dr. o sr é demais mesmo! Vou matar todos de inveja hoje mesmo! kkkkkkkkkkkkk
    Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  21. Olá Dr., eu de novo!
    Estou arrasada hj. Fui me pesar toda feliz, pois tinha certeza que essa semana tinha emagrecido. Vi pelas minhas medidas e a gente sente quando emagrece, né? Mas quando subi na balança... meu desespero! 1,5 kg a mais. Pode isso?????? Fiz uma semamna muito rigorosa, até comi menos creme de leite, menos mussarela, coisas que eu imaginava que seriam os vilões. Semana passada perdi 1 kg e essa ganhei 1,5. Oque será que aconteceu Dr.? Será que pra mim não funciona? Na primeira semama perdi uns 3 ou 4 kg, depois nada, depois 1 kg e agora engordei. Oque eu faço? Será que foi muito torresmo? Será o clight que tem a famosa maltodextrina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá - muita calma! A perda de peso não é um fenômeno linear. Ou seja, perde-se uns quilos numa semana, ganha-se um pouco noutra, etc. O peso engana muito: bexiga cheia? 400g. Intestino não funcionou? 500g. Período pré-menstrual? 1-2 Kg de líquido retido. Fez exercício? 500 a 1000g de suor. Não há nada de errado com a sua dieta - siga o plano, e deixe que o peso vá indo embora sem stress. As medidas são um critério mais fidedigno. Se vc está comendo menos de 30g de carbs por dia, não é 2g de maltodextrina que faria vc engordar.

      Excluir
  22. Entendido, vou continuar e vamos ver se essa semana tenho um bom resultado.
    Obrigada mais uma vez pela sua explicação Dr.!

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr. José Carlos Souto!

    Estou com muita vontade de começar a dieta páleo, mas ainda acho um pouco confusa pela quantidade de informações disponíveis!

    O senhor poderia me dizer, como em um resumo básico, quais os alimentos enfim são permitidos? Eu gostaria de saber o alimento em si, não o tipo! Fico confuso quando leio, por exemplo, 'frutos' ou ainda sobre QUAIS legumes e verduras .. frutas... posso comer ou não! Se o senhor puder relacionar uma lista de alimentos (ex: Pode: alface, tomate, rúcula .... Não pode: Leite, Batata ...) e eu ficaria extremamente agradecido!

    Existe tb um melhor horário para consumi-los? Antes de um treino em academia, por exemplo... aeróbico ou de hipertrofia...

    Enfim, se puder me ajudar, muito obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Suas dúvidas, espero, já estão respondidas aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html
      e aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

      Vc deve comer sempre que estiver com fome, e deixar a fome ser o guia (não acredite nessa coisa de comer a cada X horas - não foi para isso que nosso metabolismo evoluiu).

      Para dicas de como combinar uma dieta Low carb com exercício de hipertrofia, compre esse livro: http://compare.buscape.com.br/dieta-tnt-jeff-volek-adam-campbell-8579300088.html

      Excluir
    2. Depois que já tinha enviado a pergunta eu encontrei em outros tópicos do Blog as respostas que procurava. Cheguei aqui pelo Google e estou surpreendido com sua disponibilidade em clarear tantas questões sobre a 'Dieta Páleo' e sua prontidão e embasamento ao responder as perguntas de todos!

      Novamente, muito obrigado! A humanidade precisa de muito mais médicos como o senhor!

      Álvaro Demartini. https://www.facebook.com/alvaro.demartini

      Excluir
  24. Eu tive hepatite em criança e sempre ouvi dizer que não devia comer ovos nem chocolate por atacarem meu figado.
    Afinal, posso ou não posso comer ovos? Se sim, quantos por semana?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se a hepatite que você teve não deixou sequelas (na grande maioria das vezes a hepatite da infância é a hepatite A, que não deixa sequelas), não há nenhum problema. Se você tem problemas graves de fígado (cirrose, hepatite crônica ativa, etc.), então você deverá seguir as orientações de seu médico. Se a pergunta é: "a dieta low carb pode fazer mal para o fígado?", a reposta é não, pelo contrário, a dieta é um tratamento para problemas como esteatose (fígado gorduroso), por exemplo.

      Excluir
    2. Obrigado Dr. pela resposta rápida.

      Tive hepatite A, mas a verdade é que quando abuso por vezes fico indisposto e penso ter crises, ficando com dores de cabeça e muito enjoado.

      Hoje faz 4 dias que iniciei o regime em Portugal (sim, voce chega a todo o mundo) e consegui perder 1,5kg, estando a comer 1 a 2 ovos por dia e não fechando os olhos à gordura (que é o que me ajuda a não desistir). Mais importante do que o peso (peso 79kg e meço 1.79m), é sentir que a barriga diminuiu um pouco, porque se converter toda a gordura perdida em músculo, mantendo o peso, não me importo.
      Para a semana vou começar a fazer exercicio mais regular.

      Nos primeiros dias doeu a cabeça, mas hoje está melhor. Fui radical e eliminei arroz e qualquer derivado de cereal. Estou a abusar no atum, que muito gosto e a comer muito baçon e salsicha brasileira :)
      muito penso no arroz, que amo, mas pode ser que daqui a umas semana possa comer um pouco de arroz.

      Um abraço e obrigado por toda a informação.

      Excluir
    3. Um Blog internacional :-)
      Eu também adorava massa e doces. Enfim, são escolhas que fazermos.

      Excluir
  25. Dr. Souto, como driblar a prisão de ventre no período de indução. Já tentei óleo mineral e não foi o suficiente. Estou adorando o blog, parabéns! Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fique tranquila que vai passar. Mas tente tomar todos os dias 1 ou 2 tabletes de caldo de galinha (como se fosse uma sopa) - depois me diga se ajudou, ok?

      Excluir
    2. Realmente passou! Tomei o caldo apenas um dia pois percebi que meu organismo já estava entrando na rotina novamente. O que mais me impressiona é como o carbo me deixava inchada e com gases. Isso acabou nesta dieta. Estou concluindo a primeira semana de indução e apesar de não ver grandes resultados na balança verifiquei que estou em cetose (fiz o teste com as tiras) e que minha cintura está diminuindo. Então vamos firmes! Obrigada pelas dicas. Daniela
















      Excluir
    3. O Velho Atkins sabia o que estava falando, hein?

      Excluir
  26. É impressionate como as informações fazem sentido e a dieta não está sendo um martirio pra mim. Quando era adolescente achava o pão, arroz, etc, absolutamente dispensáveis e calorias inuteis. Preferia as proteinas, futas e verduras e abria mão dos carbos sem problema. Acho que era instintivo... pena que com o passar do tempo fiquei neurotica com a conta de calorias e com as recomendações tradicionais para baixar o colesterol. Minha única dificuldade está sendo com a frutas que comia muito e agora pelo corte na fase de indução tem me causado prisão de ventre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, não? Dê uma olhada na resposta acima, sobre a constipação.

      Excluir
  27. Doutor, é verdade que o Dr. Atkins morreu obeso e de problemas cardiacos? Li seu post "afinal a gordura faz mal?", mas ainda fico insegura de estar acumulando gorduras nas minhas artérias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, isso é uma lenda urbana. Aqui está uma notícia publicada no dia da morte: http://www.guardian.co.uk/world/2003/apr/18/2

      Ele morreu aos 72 anos, após escorregar no chão congelado em Nova Iorque e bater com a cabeça no chão. Ficou em coma, fez uma cirurgia para retirada um hematoma do cérebro, mas não resistiu. Na wikipedia vc pode ver uma foto do Dr. Atkins já próximo dos 70 anos, e julgue você mesmo se lhe parece obeso: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/c/c1/DrRobertAtkins.jpg

      Se você ler todo este blog, incluindo o referido post sobre a gordura e o post http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/08/restringir-gorduras-ou-carboidratos-o.html e ainda ficar com medo, não creio que haja no mundo provas suficientes que lhe convençam...

      Qualquer coisa (seja uma crença religiosa ou política) que tenha sido inculcada em nossa cabeça por muitos anos é difícil de abandonar. A fobia da gordura tornou-se isso: uma ideologia, uma religião. Eu posso lhe mostrar as evidências, mas não posso arrancar-lhe a fé. Mas você parece estar no caminho - boa sorte.

      Excluir
    2. Tem toda razão! Estou mais confiante no que estou fazendo. Obrigada pela resposta rápida e eficiente. Abraços

      Excluir
  28. Dr. Carlos, visitei o site da Suien que foi indicado. Tem receitas maravilhosas que estão tornando a minha dieta um verdadeiro prazer! Não dá nem tempo de setir falta do que não se pode comer. Pra quem está com muita saudades do pão aqui neste site tem uma receita de um pãozinho feito no microondas com apenas ovo, duas colheres de farelo de trigo e creme de leite. http://cozinhandoematkins.blogspot.com.br/2012/08/voltando-com-forca-total-ola-queridos.html#comment-form_3265963998222527236
    Abraços, Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Carlos, boa noite.

      Tenho uma dúvida em relação a esse farelo de trigo. Tenho seguido a dieta Atkins, e uso constantemente esse farelo para evitar constipação. Mas agora, lendo sobre a dieta paleolítica, vejo que cereais são banidos. Isso quer dizer que farelo de trigo está banido também? Isso se aplica a farelo de linhaça?

      Grato,

      Benê

      Excluir
    2. Bem, vejamos: farelo é low carb, ou seja, vc não vai engordar com ele. Mas eu prefiro por outros motivos - relacionados ao resto da saúde - fugir do glúten. Assim, é preferível consumir mais fibra na forma de salada, couve, espinafre, etc. Mas hei, se funciona bem pra vc, é o que importa, não é mesmo?? Linhaça é o menos ruim de todos os grãos.

      Excluir
  29. Dr. Souto estou firme na dieta e adorando! Não pretendo sair da linha enquanto estiver na indução, mas prefiro ter um plano se isso acontecer mais tarde, na outra fase. Na sua opinão uma escapadinha alcoólica (já sei que cerveja é pão líquido, então nem pensar!) seria menos nociva com vinho tinto seco ou caipirinha com adoçante? Obrigada. Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Bem, dentro da hierarquia de consumo de combustível pelo corpo, os carboidratos vem primeiro, o álcool depois e por fim a gordura. Açúcar não temos em nenhuma destas duas bebidas (vinho seco e caipirinha com adoçante); contudo, a quantidade de álcool presente na caipirinha é MUITO maior - e isso dificulta a oxidação das gorduras pois o álcool se difunde pelas membranas e entra nas mitocôndrias antes. Além disso, uma pequena quantidade de vinho tinto parece ter alguns benefícios para a saúde, coisa que não se verifica com a cachaça ou vodka. Assim, voto no vinho tinto seco, ok?

      Excluir
  30. Faz duas semanas que iniciei a dieta, perdi 2,5 Kg e me sinto muito bem. Porém hoje fiz exames de sangue e fiquei preocupada pois meu colesterol total deu 245, HDL 47 e trigliceridios 77. A proteina C reativa deu 0,74. Nunca tinha tido o colesterol total acima de 215 e fiquei preocupada. Pretendo repetir daqui a 30 dias e então poder avaliar se continuo da dieta. A processo de cetoes nas primeiras semanas pode estar influenciando neste indice de colesterol. Será que estou em risco continuando a ingerir gordura? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não deveria ter feito os exames tão cedo. O corpo recém está-se adaptando ao consumo de gordura. É normal um aumento transitório do colesterol, que pode durar de 1 a 3 meses. Dito isso, a relação triglicerídeos/HDL é MUITO mais importante do que o colesterol, e um número abaixo de 3 é favorável - calcule o seu e surpreenda-se.
      Outra coisa: meça também o valor da Apolipoproteína-B (APO-B). Se estiver abaixo de 90, simplesmente ignore o valor do colesterol - o que importa é o número de partículas de LDL (medidas pela Apo-B) e não a quantidade de colesterol que elas carregam.
      Veja: J Clin Lipidol. 2011 Mar-Apr;5(2):105-13.
      Clinical implications of discordance between low-density lipoprotein cholesterol and particle number.

      Excluir
  31. Agradeço imensamente seus esclarecimento a respeito dessa dieta, uma vez que sempre encontro algum tipo de comentário a respeito de emagrecimento e reeducação alimentar, diga-se de passagem nunca consegui me reeducar, ou será somente um discurso bem ensaiado dos nutricionistas? Enfim, só me senti bem comendo gorduras e carnes, talvez esteja claro que se evoluímos, não evoluímos o suficiente para o consumo industrial alimentar que insiste em nos empurrar açucares e farinhas, os quais, AGORA percebo o quanto me engordaram.
    Entre os meus comentários, gostaria de dizer o quanto o senhor tem sido profissional ao ajudar pessoas que nem conhecem a emagrecer, dia destes me perguntaram o que tenho feito para emagrecer e eu respondi que leitura na internet emagrece, além de ser grátis.

    ResponderExcluir
  32. Estou a quase um mês de dieta e nas primeiras duas semanas não tive problemas de entrar em cetose e se foram tres quilos. Porém na última semana minha cetose foi embora. Tenho seguido os alimentos permitidos na indução da Atkins, mas não estou me exercitando ainda devido a um problema ortopedico que ainda não está totalmente solucionado. Tenho comido só carnes, ovos queijos, creme de leite, gelatina diet e suco clight e pouca salada. Adicionei um suplemento de vitaminas e picolinato de cobre. Não sei se sigo na mesma dieta ou tento a retirada de alguns alimentos ou dos suplemento pra tentar reestabelecer a cetose. Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A medida de cetonas na urina não é confiável. Após o período inicial de ceto-adaptação, os rins começam a reabsorver a maior parte dos corpos cetônicos e não aparece mais cetonúria, embora a cetose, se medida no sangue, possa estar dentro do esperado. Nos EUA há agora um medidor para cetonas no sangue, mas cada fitinha custa 5 dólares (lá, imagina se fosse comprar aqui). Com esta dieta que você descreveu, não precisa medir nada - eu lhe garanto que a dieta é cetogênica.
      Sobre este assunto, leia isso: http://livinlavidalowcarb.com/blog/jimmy-moores-n1-experiments-nutritional-ketosis-day-1-30/14409

      Excluir
  33. Blog fantástico!!!
    Dr Jose Carlos Souto vc é excepcional.
    Parabêns!

    ResponderExcluir
  34. Dr. eu faço a dieta Atkins e comecei a perceber que ando comendo muitos ovos... Uns 6 por dia. Tem problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas, pode comer. Há pelo menos 40 anos os estudos mostram que o colesterol que consumimos não tem correlação com o colesterol no sangue (80% é fabricado pelo próprio fígado).

      Excluir
    2. Dr, o senhor poderia linkar esse estudo?

      Outra coisa, é vdd que o excesso de proteínas é transformado em glicose e por isso sentimos vontade de doces? Achei que comer "comida de verdade" pudesse comer qualquer coisa (das permitidas em "comida de vdd" claro) a vontade, errado?

      obg!

      Excluir
    3. http://www.cholesterol-and-health.com/Cholesterol-Rich-Foods-Raise-Blood-Cholesterol.html

      O excesso de proteínas é, sim, transformado em glicose no fígado. Por isso a dieta ẽ low carb e high fat, e NÃO é de alta proteína. Mas é quase impossível consumir comida de verdade e extrapolar em proteína - a proteína é muito saciante. A natureza em geral não nos deixa errar. O REFINO dos alimentos é que bagunça a coisa.

      Excluir
  35. To adorando o esse blog,que bom ter alguem para esclarecer nossas duvidas.Bem Doutor estou na dieta a mais ou menos 1 mes e meio.Primeiro fiz um mes e dei uma pausa de 3 dias(na pausa não inclui muitos carboidratos me policiei) depois voltei novamente e fiz mais 15 dias e dei outra pausa,so que desta vez não perdi pessoa algum.Gostaria de saber se isso tem algo a ver com o queijo que eu como(minas fresco)é que tenho me sentido um pco perdida,mesmo assim não desisto e vou continuar na dieta voltei novamente na segunda e vou fazer mais 15 dias.Gostaria de saber se tem algum problema em fazer a dieta e dar uma pausa ou se devo continuar ela sem parar??E se eu por um dia desviar da dieta estara tudo perdido?Desde já agradeço a atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para algumas pessoas "dieta" tem a conotação de algo temporário. Para mim, é uma mudança de estilo de vida, permanente. Ou seja: o fator tempo para mim não é importante. A perda de peso será parte de um processo de melhora da saúde como um todo; se a perda for lenta e gradual, e daí? Temos todo o tempo do mundo. Nada será perdido por UM dia de desvio. Queijo não tem problema, desde que seja pobre em carbs (ver o rótulo). Se vc mantiver a sua dieta por longo tempo, cada vez terá menos necessidade de comer farináceos e doces. No início é difícil para todo mundo.

      Excluir
  36. Simone Soares

    Bom dia

    Dr.José Carlos

    Conhecir seu blog por indicação de uma amiga, estou encantada com a riqueza de informações que encontrei, maravilhoso trabalho o seu,parabens.
    Faço a dieta Atkins ha 6 meses, so que durante esse periodo ja burlei diversas vezes, por isso ainda não eliminei os 10k que tanto almejo, Dr. é verdade que: quando saimos da dieta e retornamos varias vezes a perca de peso fica comprometida? faltam 3kg para minha meta inicial, mas parece que empacou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. De fato é mais difícil perder pesos quando fazemos o "io-io", perdendo e ganhando peso. Nem sempre conseguimos chegar ao peso que almejamos. Perder 7 Kg e manter a perda de peso sem passar fome e com saúde já é uma grande vitória! Uma coisa que pode funcionar para retomar a perda de peso é controle de porções. Passar fome, nunca, mas tentar diminuir as porções é uma alternativa. Outra coisa que pode induzir as mudanças hormonais que facilitam a perda de peso é o exercício de alta intensidade. Não ficar uma hora na esteira, mas pedalar com o MÁXIMO de esforço 30 segundos, descnasar 4 minutos, e repetir - fale com seu professor de academia sobre HIIT (High Intensity Interval Training) e musculação.

      Excluir
  37. A minha intenção é de ter essa dieta como um estilo de vida Dr. é claro que de vez em quanto irei dar uma pausa de no maximo 03
    dias.Na ultima pausa que dei me surpreendi pois não tive vontade de comer nada que não fosse proteina.Não quero somente emagrecer meu corpo,espero emagrecer tambem a minha cabeça e o senhor esta me ajudando muito nesse processo.Obrigada por tudo.
    Desculpe por anonimo mas e que nao dei conta de colocar meu email.rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  38. Ola, gostaria de saber o que eu posso beber nessa dieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que não contenha carboidratos. Algumas dicas? Água, limonada, refrigerante diet (pode não ser a coisa mais saudável, mas não contém carbs), chá gelado, vinho seco (de vez em quando), café. Leite tem açúcar (lactose), sucos de fruta são cheios de açúcar da própria fruta, a não ser no caso de frutas que não tenham quase açúcar (maracujá, goiaba).

      Excluir
  39. vim conhecer seu blog e adorei, estou precisando fazer algumas alterações pra chegar no meu objetivo final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom - vá lendo desde o início, garanto que lhe será útil!

      Excluir
  40. Oi, primeiramente quero agradecer por este blogo, gostei muito. Eu tenho dificuldaddes no cafe da manha, entao gostaria de saber se comer somente batata doce assada para o cafe da manha vai atrapalhar minha dieta de baixo carboidrato. Nao paro no meu trabalho, movimento o dia todo. Estou com muitas dificuldades de perder peso nos ultimos dias, emagreci 5 kilos e agora me parece que levo mais de mes para perder somente 1 kilo. Tem condicoes de vc me aconselhar no que fazer. Eu ja me exercito 3 ou 4x por semana.
    Muito obrigada, Cida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, só há uma forma de saber - faça o teste e veja o que lhe acontece. Dentre os carboidratos, a batata doce é uma das melhores opções - uma grande densidade de nutrientes. Faz parte da dieta páleo (embora não seja exatamente low carb). O que funciona para um não funciona para outro - não somos todos iguais. Os últimos quilos são sempre os mais difíceis. O acréscimo de exercícios de alta intensidade (e curta duração, portanto) pode ajudar, do ponto de vista hormonal. Fale com seu professor/personal para fazer HIIT e/ou musculação com menos repetições e mais peso.
      E, de preferência, consuma a batata doce nos dias de treino, ok?

      Excluir
  41. Tenho duvidas quanto as bebidas tambem, cafe pode ne? e os sucos em po, tipo MID? pode? refrigerantes zero tido bem? como fica o sodio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Café: sim. Sucos zero açúcar: sim. Refri zero: sim. O que seria mais saudável? Água, chás, limonada.
      A quantidade de sódio do refrigerante é muito POUCA para poder ajudar na quantidade a MAIS de sal que vc precisa comer quando está fazendo uma dieta de baixo carboidrato. Você tem miligramas de sal no refri, e precisa comer GRAMAS a mais de sal. O que me preocupa no refrigerante são os inúmeros adoçantes, corante de preservantes. O sal é o que tem de bom.

      Excluir
    2. Prezado Sr. José, boa noite!
      Acho bem controverso refrigerante ser liberado! Se avaliarmos a alimentaçÃo apenas por uma questão de carboidrato sim/ carbo não, um monte de porcarias passa a fazer parte da alimentação.
      Tenho lido o blog, não só as matérias, mas tb post a post.
      Aplaudo mesmo a iniciativa de ajuda a tantos e de forma gratuita. Aplauso o embasamento em literatira científica (coisa rara hj em dia), mas me preocupo com estas questões onde ter ou não carbo passa a ser um critério mais importnate do que a qualidade (na integralidade do aliemnto). Ligo abaixo elenca-se um critério cuidadosa para a ingestão de água de coco, que se tem carbo ou não, na veradde, acho que deve importantar menos vsito seus inúmeros benefícios à saúde. Refri zero, realmente, zero carbo, mas, nasa neste mundo justifica sua ingestão.
      Comer uma lata de creme de leite? Bom outro ponto bem questionável.
      Utilizar caldo de galinha como laxativo?
      Cito estes 3 exemplos, mas, outros tantos me preocupam.
      Não tenho nada contra a ótica da dieta páleo, pelo contrário, a considero extremamente saudável e nem vou repetir os tantos argumentos para embasar esta idéia, não é preciso, mas na minha visão deste estilo de vida, estes alimentos acima citados nem seriam tidos como alimentos, mas sim como produtos alimentícios (artifícios criados pela indústria).

      Não me entenda mal, como disse acima, aplaudo seu trabalho, dedicação sobre o tema e mais que isso, sua predisposição à partilha-lo.
      Pporém, ao se ter em vista apenas uma alimentação de baixo carbo, se corre um risco TREMENDO de se desviar de uma dieta saudável, como a dieta páleo se propõe ser.

      Espero podermos dialogar mais sobre isto!
      Abraços!


      Excluir
    3. Olá. Sim, você tem razão. Mas você leu o que eu disse acima? "O que seria mais saudável? Água, chás, limonada." e "O que me preocupa no refrigerante são os inúmeros adoçantes, corante de preservantes."

      Se fosse apenas um blog de dieta páleo, eu JAMAIS mencionaria refri ou caldo de galinha. Mas há pessoas diferentes, com necessidade diferentes. Uma coisa é alguém como você, que busca uma vida saudável. Outra coisa é alguém obeso, diabético, que está viciado em comida processada e carboidratos, foi no seu médico (que não lhe disse NADA sobre alimentação) e apenas recebeu receitas de 5 remédios. Esta pessoa não cogita ainda comer páleo estrito. Se eu lhe disser: "não coma mais carboidratos e beba só água e chá", é alta a chance de que essa pessoa, ao invés de ser ajudada, seja afastada e desista. Em saúde, existe um conceito chamado "redução de danos". EU SEI que coca zero não é saudável. Mas é MELHOR do que coca normal para alguém com síndrome metabólica. Falo por experiência própria, por que eu fiz esta jornada. Eu não teria resistido ao primeiro ANO de low carb sem a coca zero. No início da minha jornada low carb, eu consumia leite de soja, por exemplo, algo que eu não tocaria hoje em dia. Então, se alguém me pergunta se pode perder peso usando coca zero, a resposta é sim. E, depois, vem as ressalvas. Considero a ênfase na qualidade dos alimentos algo importante, mas é necessário ver de onde aquela pessoa vem. Alguém que come somente produtos naturais mas está doente pela quantidade de grãos integrais que consome precisa ser orientada de que páleo é uma dieta que se foca também em produtos naturais, mas sem grãos. Alguém que vem de OUTRO mundo, o mundo do fast food, das confeitarias, da margarina e dos biscoitos recheados precisa passar por um período inicial de controle do vício. Para estas pessoas, adoçantes artificiais, gelatina diet, coca zero são válidos como instrumentos de TRANSIÇÃO.

      O problema é que, por algum motivo, dezenas de pessoas me perguntam sobre como superar a fase de indução de Atkins. O blog não é sobre como fazer Atkins. Atkins é apenas uma das formas de fazer low carb. E, de fato, quando você corta subitamente os carbs a 20g por dia, você passa mal, entre outras coisas, por falta de sódio e potássio. Consumir um tablete de caldo é uma forma prática de resolver isso (e a constipação que acompanha os primeiros 14 dias de Atkins devido à desidratação da parede intestinal pela perda de sódio) - e é uma coisa TEMPORÁRIA. Evidentemente, se a pessoa souber fazer um caldo caseiro, seria MUITO melhor. Mas e aí? Se eu tenho um leitor passando mal NESTE MOMENTO, com dor de cabeça, tontura, quase desistindo de tudo, vou dizer a ele para arranjar uma galinha caipira inteira (com pés, cabeça, etc), fervê-la por 1 hora e meia, etc (http://pat.feldman.com.br/2009/04/13/caldo-de-frango-caipira-caseiro-a-receita-oficial/) Mais uma vez, entra em cena a redução de danos. Se o sujeito jogar tudo para cima, ele vai voltar a comer McDonald's de almoço e panetone Bauduco de sobremesa. Bem, um cubinho de caldo Knorr já não parece tão ruim neste contexto...

      Apenas recentemente comecei a deixar mais claro o que penso sobre dieta Atkins: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html e http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html

      Por fim, quando alguém me pergunta sobre água de coco, não estou comparando água de coco e refri zero, qual é comida de verdade. A pessoa que faz esta pergunta quer saber se água de coco é low carb ou não. E não é. O que é mais saudável, suco de laranja ou refri zero? A resposta é - se você é diabético, coca zero é melhor. É a melhor coisa para um diabético? Claro que não! Aí, vem a ressalva que SEMPRE coloco: "o melhor seria limonada, chá ou água mesmo". Ou seja, há NUANCES, e as respostas são adaptadas às necessidades diferentes de pessoas diferentes.

      Quanto ao creme de leite (o da latinha, Nestlè), bem, eu não vejo nenhum problema mesmo. Aguardo seus comentários.

      Excluir
  42. Obrigada!!! Aqueles chas de 2 litros, light, tudo bem?

    ResponderExcluir
  43. Dr, agua de coco , qd se esta na fase de frutas liberadas, pode?? Ela é fe baixo índice glicemico? Pq amo agua de coco. Se ela for de IG alto , acho q tomando junto com umas 6 amêndoas deixa mais lenta a digestão ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que é tudo uma questão de quantidade. Vc quer MESMO saber se pode e quanto pode? Compre um glicosímetro (não dá nem 70 reais), e meça sua glicose em jejum e 1h após beber a quantidade q vc pretende beber; anote os números, e depois me conte quanto deu. Talvez VOCÊ possa beber 2 copos, e outra pessoa não possa - não há uma resposta que sirva para todo mundo, nossa sensibilidade à insulina é diferente.

      Excluir
  44. Dr. Me ajude!
    Estou apta a mudar meu estilo de vida. Preciso muito emagrecer. Comecei a dieta dia 28 de outubro. Primeira semana 4,500 a menos, segunda semana 100 grs, terceira semana 200 grs, quarta semana 600 grs e esta ultima semana, apesar de estar fazendo tudo igual, estou hoje com mais de 1,50 kg. o que esta acontecendo? Será a gordura a mais que estou ingerindo? No inicio estava seguindo a dieta Dukan e quando conheci seu blog comecei a seguir por aqui. A única coisa que estou errando e 200ml de leite desnatado com aveia.
    Me ajude por favor, nao posso desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olga, você já leu esta postagem? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

      A perda de peso é um processo não-linear, às vezes se perde, às vezes se ganha e depois volta-se a perder. Dito isso, você está se sabotando completamente com leite desnatado e aveia! 200 ml de leite desnatado são 16g de puro açúcar. Em cima disso, você adiciona mais um monte de açúcar (aveia). Você deve optar. Ou faz uma dieta low carb DE VERDADE, ou então consuma grãos integrais, leite desnatado, etc, mas aí você terá que comer pouco (passar fome) e cortar a gordura. Uma dieta low carb (sem passar fome e com alimentos ricos em gordura) funciona se for low carb - SEM aveia.

      Excluir
  45. Dr, leite de soja zero é permitido? E linhaça? Acho que ela dá uma destravada no intestino...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linhaça? Com certeza!
      Soja? É low carb, mas leia isso: http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/Proteina%20de%20soja.htm

      Excluir
  46. Dr. Carlos, vejo a indicação pelo consumo de nata ao invés de creme de leite, mas fico na dúvida se a nata é aquela caseira vendida em feiras ou se existe algum produto em supermecados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no Rio Grande do Sul qualquer supermercado tem várias marcas de nata à venda (por exemplo http://www.coopsantaclara.com.br/produtos/detalhe/71/creme-de-leite-(350g) )
      Se vc não tem acesso à nata (que é um produto com 50% de gordura), a coisa mais próxima é o creme de leite Nestlè de latinha (SÓ o de latinha), que tem 25% de gordura.

      Excluir
  47. OI,
    Eu sempre acordo por volta das 10.30h da manhã e as 11.15h já estou almoçando. Sempre trabalhei das 12h as 18h. Cada pessoa tem seu ritmo de vida. O que não me conforma é que nunca encontramos uma dieta sem café pela manhã. Para mim o dia começa as 11h e termina a 1h da manhã. E para muita gente também. Por isso fica difícil saber como se alimentar bem, pois depois do jantar ainda se tem um longo período em que se sente fome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pérsida, o que importa é cortar os açúcares e os farináceos. Quanto e quando você come é irrelevante. Coma SEMPRE que estiver com fome, e coma até matar a fome. Mas coma produtos naturais, não processados, sem açúcar e sem amido. É simples assim. Se vc não quer comer café da manhã, mas quer comer um lanchinho à 1 da madrugada, ótimo! O motivo desta postagem é porque muitas pessoas me perguntavam "mas o que vou comer de manhã se não posso comer pão?". Não significa que vc TENHA que comer algo de manhã.

      Excluir
  48. Olá doutor, gostaria de saber sua opinião sobre a farinha de banana verde. Ouvi dizer que é composta de carbos não absorvidos pelo organismo. É verdade? Se aplicaria, nesse caso, a uma dieta low carb? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não sei. Com certeza deve ter menos carbs do que banana madura. Te devolvo a pergunta: por que vc quereria comer isso?

      Excluir
    2. É porque muitos blogs de receitas Atkins indicam o uso dessa farinha, bem como as outras (fibra de trigo, PIS, amêndoas e etc). A farinha de banana verde é comumente utilizada para fazer pães, panetones e derivados. Vi aqui:

      Pão de farinha de banana verde lowcarb:
      http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2012/12/pao-de-farinha-de-banana-verde-lowcarb.html

      Fases, Farinhas e Fibras Atkins:
      http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2012/09/fases-farinhas-e-fibras-atkins.html

      ABC da indução Atkins:
      http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2012/11/abc-da-inducao-atkins.html

      Excluir
  49. Olá, faço Atinks e perdi 25 em 1 ano saí de 86 para 61 atuais. Minha dúvida é sobre o creme de leite, eu retiro o soro pois fui informada que a maioria dos carbos presentes estaria neles é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional, Janaína!!
      Sim, é verdade. Os açúcares são solúveis em água, não em gordura. Assim, ao extrair o soro, um pouco mais da lactose vai fora (e já não é muito). Aliás, este é o principal motivo pelo qual os queijos amarelos quase não têm lactose - a fermentação já consome cerca de 1/3 dela, e o soro é espremido com um pano para for a do queijo.

      Excluir
  50. Continuo na dieta porem não estou mais conseguindo perder peso a dois meses. Saí da dieta apenas na festa de réveillon (comendo muito doce) não me importo de perde pouco só não queria estacionar. não bebo bebida alcoólica, nem fumo. Existe algo que posso fazer para aumentar meu metabolismo? Não gosto de atividades físicas estou fazendo Pilates 2x por semana a contra gosto. Tenho pressão muito baixa o que vez ou outra causa sonolência. Normalmente fica em 9x6 mas já chegou a 8x4. Vi que não aconselha as farinhas(farelos, glúten, PIS e amêndoas) mas ainda estou precisando delas dos adoçantes e das gelatinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína. Quanto às farinhas, prefiro a de amêndoas. Adoçantes eu também uso, apenas evito o excesso.

      Vc já leu esta postagem: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html ?

      Duas sugestões: 1) tente alternar períodos de dieta cetogênica com períodos de dieta páleo (com mais carbs oriundos de frutas, cenouras, batata doce) - uma dieta cetogênica contínua pode fazer seu corpo se acostumar.
      2) Leia esta postagem sobre jejum intermitente: https://www.marksdailyapple.com/fasting-weight-loss/

      Excluir
  51. Bom Dia Drº , comecei a fazer essa dieta , mas sinto uma leve dor de cabeça , gostaria de saber se isso é normal . Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início, é normal. Experimente comer mais sal - ajuda.

      Excluir
  52. Olá Dr,
    Estou adorando ler seu blog e é impressionante como simplesmente tudo passar a ter sentido, afinal nunca entendi porque a "matemática básica" de calorias nunca funciona comigo.

    Tenho uma certa intolerância à glúten (biopsia diz que sim, exame de sangue que não) e triglicerídios elevados, tenho certeza que a abordagem low-carb será o melhor para minha saúde.

    Muito obrigada por toda informação que o senhor disponibiliza aqui! ^^

    Tenho uma pergunta: não vi em nenhum dos posts/comentários ainda, cuscuz de milho pode? Sei que não deve ser o ideal, mas é condenado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carolina. Todos os seres humanos toleram mal o glúten, mas apenas uma pequena porção é celíaca. Mesmo que todos os exames dêem negativos, você ainda se beneficiaria MUITO da eliminação do glúten. Ainda mais que há evidências de que vc possa ser celíaca. Seus triglicerídeos irão despencar em 30 dias.

      Milho não tem glúten, mas tem bastante amido. Apenas inclua se você descobrir que consegue tolerar uma quantidade maior de carbs sem ganhar peso e sem aumentar seus triglicerídeos (há que fazer o teste).

      Excluir
    2. Realmente. Estive no spa em 2010, emagreci bastante só cortando calorias, mas alguns pacientes não. Mesmo comendo 500 calorias (loucura) por dia, alguns engordavam e não era raro os que estacionavam por umas 2 semanas no mesmo peso.

      Um médico de lá sempre me dizia, é tudo matemática, menos calorias, menos peso. Ridículo. Ele tinha provas lá que o corpo não funciona assim, bastava olhar ao redor.

      Bom, low-carb deixou de ser dieta para mim e passou a ser estilo de vida. Só falta eu internalizar a questão da gordura. :(

      Excluir
  53. Realmente é um blog bem interessante e com informações científicas bem relatadas e expostas. Parabéns!!!

    Conheci a dieta low-carb através da Dieta Dukan, pelo que li, vc não gosta/não indica, devido a tolerar grãos. Bom, até onde eu entendi do Dukan, ele tolera o farelo (não a farinha) de aveia, pois tem menos carbs e mais proteína. Bom, eu fiquei ceto adaptado (nossa, é realmente impressionante não depender de carboidratos) mesmo comendo a aveia, MAASSS, eu percebi também que eu como em média 40g de carboidratos por dia, 50 a 60 g de gordura e 160g de Proteína.

    Então tenho três perguntas:

    1) Vc acha prejudicial manter o farelo de aveia (2 c.s. por dia) como substituto do pão??? eu particularmente, me adaptei bem aos pães de farelo, ou panqueca, ou mesmo bolo (sem qualquer farináceo) de aveia. Eu sei que o ótimo não é inimigo do bom, mas queria saber se mantendo os níveis de 40g de carbos por dia, eu realmente estaria fazendo uma dieta low carb?

    2) Ainda acho difícil assimilar a coisa da gordura (eu li os posts, compreendo, mas simplesmente não consigo comer um bacon sem me sentir culpado). Sei que não é provado nada, mas ainda penso que se quero me livrar da gordura não posso ficar comendo ela. Mesmo numa dieta low-carb. Enfim, vou fazer um experimento comendo mais gordura vinda do leite (no caso, em vez de pegar zero, pegar iogurte natural normal) ou queijos amarelos. Não conseguir identificar um bom número sobre a quantidade relativa de gordura ideal nos posts, então essa é minha segunda pergunta: Acha que 30 a 40% de gordura está bom? assim sendo seria algo do tipo, 10 a 20% de carbos, 30% a 40% de gordura e 50% a 60% de proteína.

    3) Na verdade é um pedido, GOSTARIA MUITO, caso tenha um pouco de tempo, que escrevesse um artigo sobre o Dukan, eu vim parar aqui devido ao Dukan, emagreci 6kg em 2 semanas, mas suas argumentações sobre a dieta me faz repensar sobre a necessidade de manter os grãos.

    OBS1: Detalhe, em geral como o farelo de aveia antes de ir para academia, ainda tenho a noção de que preciso de um pouquinho de carbos lá (falo 10 a 20g), mas vou testar ficar sem, e mudar para exercícios intensivos e de curta duração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Qualquer coisa menos do que 100g de carbs por dia é low carb. Se é suficiente para vc, só o tempo dirá.
      2) Eu sugiro 10% carbs, 70% gordura, 20% proteínas. 60% de proteínas é inaceitável para sua saúde, e praticamente impossível de atingir com comida (sem montes de concentrados em pó, tipo whey). Lembre-se, isto é o percentual das calorias, não o peso das coisas. A maior parte de um bife é água. 30 gramas de bife são 7 gramas de proteína. Não é fácil fazer estas contas sem um software. E nem é necessário - comida de verdade normalmente já dá isso se não tiver grãos nem muitas frutas;
      3) Ok, uma hora dessas eu escrevo. Na verdade, Dukan é muito melhor do que a dieta ocidental padrão. Mas é a pior de todas as versões de low carb que circulam por aí. Evito criticar, pois ainda é melhor do que nada. Se você tiver que fazer UMA ÚNICA coisa, só uma na VIDA, acabe com os grãos e seus derivados.

      Excluir
    2. OK! Eu uso um software sim, pelo menos nesse início só para dar noção de quantidade. a proporção que sugeri foi em gramas mesmo, e considerando só a porção de proteínas. Mas pelo visto, a gordura deve prevalecer.

      seguindo sua sugestão de 10% carbs, 70% gordura, 20% proteínas em termos de calorias, isso dá 16% carbs, 50% gordura, 34% proteínas em termos de massa. Eu estava fazendo mais proteína, por sugestão do Dukan, vou experimentar colocar mais gordura na minha vida.

      Eu sou da área científica e como vc colocou vários artigos sobre a gordura, por mais que eu não acredite que muito que gordura faça bem, não tenho como refutar. A credibilidade parece alta dos autores, de modo que vou tentar sim. Vamos ver o que acontece.

      AGORA, só uma pergunta básica, aqueles que querem emagrecer, não seria melhor reduzir um pouco a gordura, ou é melhor deixar mais natural? De qualquer forma, só o fato de retirar o trigo (e ainda mantenho o farelo de aveia) já faz uma grande diferença, minha vida melhorou bastante.

      Excluir
    3. Não, não se deve reduzir a gordura, ela ajuda na saciedade e não afeta a insulina - não pense calorias, pense hormônios.

      O artigo abaixo está disponível na íntegra. É importante vc ler e ter estes papers para perder o medo da gordura. O assunto não é mais controverso para quem estuda - não há mais nenhuma dúvida que a gordura não está associada ao risco cardiovascular - simplesmente não é controverso.

      Am J Clin Nutr. 2010 Mar;91(3):502-9. doi: 10.3945/ajcn.2008.26285. Epub 2010 Jan 20.
      Saturated fat, carbohydrate, and cardiovascular disease.
      Siri-Tarino PW, Sun Q, Hu FB, Krauss RM.
      Source
      Department of Atherosclerosis Research Children's Hospital Oakland Research Institute Oakland, CA, USA.
      Abstract
      A focus of dietary recommendations for cardiovascular disease (CVD) prevention and treatment has been a reduction in saturated fat intake, primarily as a means of lowering LDL-cholesterol concentrations. However, the evidence that supports a reduction in saturated fat intake must be evaluated in the context of replacement by other macronutrients. Clinical trials that replaced saturated fat with polyunsaturated fat have generally shown a reduction in CVD events, although several studies showed no effects. An independent association of saturated fat intake with CVD risk has not been consistently shown in prospective epidemiologic studies, although some have provided evidence of an increased risk in young individuals and in women. Replacement of saturated fat by polyunsaturated or monounsaturated fat lowers both LDL and HDL cholesterol. However, replacement with a higher carbohydrate intake, particularly refined carbohydrate, can exacerbate the atherogenic dyslipidemia associated with insulin resistance and obesity that includes increased triglycerides, small LDL particles, and reduced HDL cholesterol. In summary, although substitution of dietary polyunsaturated fat for saturated fat has been shown to lower CVD risk, there are few epidemiologic or clinical trial data to support a benefit of replacing saturated fat with carbohydrate. Furthermore, particularly given the differential effects of dietary saturated fats and carbohydrates on concentrations of larger and smaller LDL particles, respectively, dietary efforts to improve the increasing burden of CVD risk associated with atherogenic dyslipidemia should primarily emphasize the limitation of refined carbohydrate intakes and a reduction in excess adiposity.

      Excluir
    4. OK! Muito obrigado!

      Eu vou dar uma lida e tirar esse medo. Grato.

      Excluir
  54. Você disse q posso comer carne a vontade, até torresmo?

    ResponderExcluir
  55. faço a atkins, como no maximo 20 gramas de carbo por dia, mas tbm limito a ingestão de calorias a 1100 por dia, emagreci 8 kilos em 3 semanas, como estou de ferias nem saio da cama direito, tem algum risco eu comer poucas calorias assim fazendo atkins?, OBS: não sinto fome., quando eu sinto como.

    ResponderExcluir
  56. Risco não tem, desde que vc faça o que disse - quando sentir fome, coma. Enquanto você estiver perdendo peso com Atkins, não há necessidade de restringir calorias de propósito.

    ResponderExcluir
  57. Saudações Dr.

    Muito muito muito interessante e orientador seu blog. Gostaria de esclarecer uma dúvida se for possível. Estou fazendo a dieta atkins e já eliminei 5 quilos, no entanto fiz uma cirurgia dentária e estou tomando uma medicação para dor (spidufen 600), no entanto esta medicação contém sacarose, tomo 4 envelopes por dia que contém 1285mg de sacarose, 60mg de Aspartame e 20mg de Sacarina sódica cada envelope, a minha pergunta é se isso pode ter me tirado do processo de cetose ? Pois minha redução de peso estacionou. No caso de resposta positivo o ideal seria interromper a dieta e retornar após não precisar mais tomar esse remédio ??
    Desde fico agradecida
    Grande abraço,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  58. Eu não estou nem um pouco preocupado com cetose, e não são 3 ou 4 gramas de açúcar que mudarão qualquer coisa. Fique tranquila.

    ResponderExcluir
  59. Compreendo Dr. Fico muito grata pelo retorno.
    Abs

    ResponderExcluir
  60. gostaria de saber quanto se perde em 1 mês de low carb?

    ResponderExcluir
  61. Olá Drica.
    Isso varia DEMAIS! Se vc quer adotar a dieta LC só para perder peso, fique ciente que cada um tem uma tolerância máxima de carboidratos para consumir e continuar emagrecendo e mesmo para manter o peso.. Melhor mesmo é testar. Fazer Páleo / LowCarb é um caminho de autoconhecimento. A gente começa a perceber como o corpo reage a TODOS os alimentos. Tem um depoimento de uma moça que eliminou 94k! Olhe um outro exemplo aqui http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/veja-rio-45-kg-em-7-meses-com-low-carb.html

    ResponderExcluir
  62. Até existem estes exemplos de grandes perdas, mas são exceções. Leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    ResponderExcluir
  63. Se eu comer muito Ovo, isso vai me fazer mal? Digo, "MUITO", 2 a 3 por dia?

    ResponderExcluir
  64. Oi! Comecei a minha dieta onte quando eu posso fazer caminhada e ir a cademia e posso comer gelatina royal zero,creme de leite e suco de limão avontade. Por favor não quero fazer errado.urgente estou com medo de errar. obg

    ResponderExcluir
  65. Estou pensando seriamente em começar... Já estou com low carb, mas ainda como batatas, aveia, etc.
    Só uma dúvida: whey protein não é comida de verdade, nem preciso perguntar pra saber, mas posso usá-lo como fonte de proteína para refeições práticas?

    ResponderExcluir
  66. Boa noite Dr!! Gostaria de saber o que acha do livro e da dieta do Dr Ray? Eu gostei muito porque também é uma paleo dieta, porém menos radical! Ele libera as frutas(não consigo parar de consumi-las, muito menos o suco no café da manhâ) com o pretexto de que suas calorias são insignificantes e elas são alcalinas, portanto reequilibram o PH de nosso corpo, já que as carnes são acidas! Se houver algum post a respeito me informe! Estou gostando muito do blog!

    ResponderExcluir
  67. Olá Bianca!
    Sobre Whey: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/whey.html

    ResponderExcluir
  68. BOA TARDE, PRETENDO COMEÇAR COM A LOW CARB AMANHÃ, SÓ FIQUEI CONFUSA COM UMA COISA, O IOGURTE, TEM QUE SER O DESNATADO OU O INTEGRAL? E REFRIGERANTE ZERO, ÁGUA COM GÁS E SABORIZADA, PODE? OBRIGADA, ADOREI ESSE SITE.

    ResponderExcluir
  69. Olá! Cortei os carboidratos da minha vida mas estou em dúvida na questão proteína.. Realmente devo comer mais gordura do que proteína? Como seria isso? Um pedaco de frango e tres fatias de queijo? Qual seria um exemplo de uma prato que tenha quantidade boa de proteina e gordura? Um file de frango com tres pedacos de queijo?
    O que o corpo faz com excesso de gordura? Ele ira armazenar tambem, certo?

    ResponderExcluir
  70. Para mim ter encontrado este site foi como achar as peças que fecham o quebra-cabeça. Quando cheguei ao ponto de ser considerada uma obesa de grau I, fui atrás de nutricionistas e suas dietas prontas e qualquer outra coisa que me tirasse desse quadro. Mas, por outro lado...eu não gostava de verduras, e não gostava da sensação de parar de comer o que gosto e passar a "sofrer" com as dietas que o médico me indicaria. Pois bem, comecei a pesquisar, a procurar sentido nessas dietas e o porque eu ainda sentia fome e impulsos de comer coisas doces e carboidratos deliciosos... Nossa! Era mesmo um vício. Mesmo assim, diminuindo doces e carbs eu ainda consegui me livrar de 14kg e sair da linha de obesidade I, hoje estou com sobrepeso, apesar de já terem se passado dois anos nessa peleja.


    Depois de percorrer um caminho mais difícil, experimentando dietas que se adequassem a minha rotina cheguei aqui, onde tudo faz sentido, onde há lógica pra mim. Se nossos antepassados viviam sem carboidratos e açúcares e ainda assim se perpetuaram, porque eu não conseguiria?? É próprio da minha espécie viver sem esses tipos de alimentos. Claro!! É isso!! Eu preciso me livrar destes alimentos! :D Eles não são essenciais pra mim.


    E algo incrível aconteceu...Eu me flagrei diante de um prato composto de um mix de legumes e verduras (algo que seria impossível tempos atrás), carne e azeite, e mesmo não achando aquele prato tãaaooo saboroso, eu o achava lindo! lindo sim! pois ali tinha tudo do que eu precisava pra mim sentir bem.


    E fiquei pasma ao perceber que eu me sentia satisfeita (de bucho cheio, rsrsrs) mas sem aquela sensação de estufamento e estômago pesado de antes. E melhor: SEM SENTIR FOME! Isso foi maravilhoso, nos últimos dias não senti fome em nenhum momento.Reconheço que ainda falta ajustar o café da manhã, pois ainda não consegui me livrar do hábito de ter na mesa o nosso "santo pão de todo dia", ainda como uma fatia, mas eu chego lá.


    Dr. Souto, agradeço a sua disponibilidade de compartilhar toda a sua experiência e suas informações conosco! Isso é fantástico! :D

    ResponderExcluir
  71. Juliana, primeiro vamos esclarecer uma dúvida. Quando falamos
    em percentuais estamos nos referindo ao percentual de participação dos alimentos na composição das calorias, não o peso dos alimentos. Ou seja, numa dieta de 70% gordura, 20% proteína e 10% carboidratos, você não estará comendo um pedação de gordura pura. É que a gordura tem 9 Kcal por grama, e a proteína e os carbs têm menos da metade (cerca de 4 Kcal/g).

    Um exemplo: suponhamos que você fosse fritar uma batatinha de 1g. E suponhamos que a batatinha absorvesse 1g de gordura no processo. E suponhamos, para facilitar o raciocínio, que a batatinha fosse 100% amido. Neste caso, você estaria comendo 1g de carbs e 1g de gordura. Mas quantos % é isso? NÃO é 50% de cada. É 70% gordura! Como? Conta rápida: 4 Kcal + 9Kcal = 13 Kcal. E 9 é 70% de 13, não é mesmo?

    Em uma dieta natural, é muito difícil comer muita proteína em relação à gordura, na medida em que a gordura é muito mais calórica. Vc teria que fazer um esforço consciente nesse sentido, tipo comer apenas a clara do ovo ou peito de frango bem sequinho, feito sem gordura. Se vc comer só a clara do ovo, 100% será proteína. Mas se vc comer um ovo inteiro, a maior parte das calorias será gordura: 66%; se ovo for frito, 91% das calorias serão de gordura!! Ou seja, comer mais gordura do que proteína é FÁCIL, desde que você não esteja TENTANDO reduzir a gordura.

    Na natureza, a proteína e a gordura andam juntas. Desde que vc não faça estas coisas que sua avó acharia bizarro - separar a gordura natural dos alimentos - vc não terá problema. Coma sua carne, cuja gordura já vem junto, entremeada às fibras. Coma sua carne moída de segunda - mais barata, e mais saborosa pois tem mais gordura. Coma seu frango com a pele - MUITO mais gostoso, e com sua gordura intacta. E não esqueça do azeite de oliva na salada, e dos abacates. E, claro, do queijo.

    Excesso de gordura? É quase impossível comer excesso de gordura. A gordura, ao contrário dos carboidratos, sacia. Você engordaria se comesse vários tabletes de manteiga, mas quem faria isso? Você nunca comerá excesso de gordura se não misturar açúcar com ela. É um conceito tão alienígena como respirar ar demais, beber água demais. Seu corpo regula a quantidade, com algo chamado fome. Se não fosse assim, por que 90% de nossos antepassados recentes eram magros sem nem mesmo tentar, e numa época em que não existia academia? Por que os animais carnívoros, mesmo que tenham alimento em excesso disponível, jamais engordam? Pense nisso.


    Em 4 de março de 2013 08:52, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  72. Alessandra, comentários como esse alegram o meu dia!

    Vá no seu ritmo, mas LIVRE-SE deste pão. Vc não gosta de ovos? Faça ovos mexidos com 2 ou 3 ovos - vai ficar uma rodela parecida com uma panqueca. Aí, vc coloca num prato, e coloca alface picadinha, tomate, cebola, e dobre o omelete como se ele fosse o pão sírio de um sanduíche beirute. Tempere a gosto (maionese, sal, etc). Depois desta experiência gloriosa, vc vai dar risada de comer o insosso pão no café da manhã.


    Em 4 de março de 2013 09:21, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  73. Olá Andreza.

    Se você está confusa é porque ainda não entendeu que a gordura dos alimentos de verdade não te fará mal algum, pelo contrário, fazem muito bem, saciam mais rapidamente, etc. Não coma NADA diet, ligh, desnatado, etc. Quanto aos refrigerantes e outros produtos, leia os rótulos. Se tiver carbs dispense! Para entender melhor, leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    ResponderExcluir
  74. Gostei muito da resposta em relação a gordura. Tenho mais um dúvida em relação a isso. No processo de emagrecimento, o corpo eliminará natualmente o excesso de gordura se evitarmos carboidratos e passar a comermos gordura e proteinas quando sentirmos fome?
    A prática de exercícios físicos (eu diria musculação) é dispensável nessa fase em que começamos cortar os carboidratos para alcançar um peso normal?
    Os exercícios aeróbicos de baixa intensidade estão meio que fora de cogitação, certo? Ainda tenho essa dúvida no quesito exercício. É díficil crescer acreditando que eles emagrecem e depois ouvir que eles podem causar o efeito oposto!

    ResponderExcluir
  75. Olá Juliana!

    Na falta de carbs o corpo passa a usar a gordura acumulada como combustível. Sugiro que veja Documentário fat heat (atenção para a 7ª parte) http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/search?updated-min=2012-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2013-01-01T00:00:00-02:00&max-results=50

    Esse processo leva algum tempo de adaptação. Mas normalmente em 2 semanas você já acostumou, ou seja, já esta ceto-adaptada (corpo queimando gordura como combustível). Até lá, é bom evitar exercícios, principalmente os aerôbios. Leia estas postagens: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

    ResponderExcluir
  76. A gordura é sua amiga na dieta. Não consuma nada desnatado. Se houvesse uma versão "natada", com gordura extra, seria melhor :-)

    Água com gás, sem problemas. Refri zero, não é uma coisa saudável (obviamente), mas não parece ter grande impacto em termos de emagrecimento.

    ResponderExcluir
  77. Não conheço, botei no google e parece que é mais uma variação, certo? A propósito, páleo não restringe frutas. Low carb é que restringe. Para quem não consegue perder peso mesmo fazendo páleo, ou para quem é diabético, restringir as frutas é necessário - para os demais, não.

    ResponderExcluir
  78. Dr. Souto, fiz isso no café da manhã de ontem, só acrescentei o queijo. E, realmente, além de saboroso, eu me senti saciada. Hoje, preparei queijo assado com rodelas de tomate e orégano por cima, ficou ótimo!

    A prova de fogo: O supermercado!

    Ontem foi dia de compras, mas antes de sair de casa, refleti de forma inteligente e estratégica para não comprar as mesmas coisas (trigo, trigo e grãos). Bom, resumo: do supermercado eu trouxe basicamente material de limpeza (rsrsrs) e outros itens, evitei o "corredor do trigo" do supermercado, e de bônus sobrou dinheiro :) que claro, irá ser gasto na feira livre com verduras, frutas e legumes.

    Estou bastante orgulhosa por conseguir reorganizar a alimentação. E o bom é que estou conseguindo colocar em prática na minha casa para a toda a família, claro que as crianças não se adaptam com tanta facilidade, mas negociamos...
    biscoitos apenas um no fim de semana, quanto ao pão, elas até que estão respondendo bem a não tê-los mais em casa. Só sentiram falta da torrada, que também foi negociada pra um vez ou outra. Aos poucos, elas entenderão que os alimentos de verdade serão regra, e todo o resto será exceção. A saúde de todos agradece!

    Estou entrando na segunda semana de adaptação do low-carb, e há dois dias retirei por completo o "maldito" pão do café da manhã, e sabe o que aconteceu? nada! Eu tinha receio de sentir fome se o retirasse, que bobagem! na verdade o que me deixava saciada era o que eu colocava dentro dele: ovo e queijo. Joguei ele fora, fiquei com o recheio, acrescentei uma verdurinha e um tempero e pronto! Um café da manhã nutritivo e saciável.

    Benefícios: Disposição, fome zero, sonolência durante o dia zero, falta de energia também zero. :D #satisfeita

    Dr. Souto, desculpe-me pelo texto grande, é que estou tão feliz com o novo rumo que a minha rotina está seguindo que é quase impossível não compartilhar.

    Mas uma vez obrigada pelas informações.

    Abraços, vou indo... tenho muitos artigos ainda pra ler...

    :D

    ResponderExcluir
  79. Os carbs são o principal empecilho para que a fome regule o peso. Com uma dieta adequada àquilo que seus genes esperam, a fome regulará as calorias da mesma forma que a sede regula a água que você bebe.
    Exercícios físicos são bons para a saúde e para o bem estar, e são secundários para o emagrecimento. Exercícios aeróbicos de baixa intensidade são bons para detonar suas articulações e perder tempo - não estão fora de cogitação, apenas são inúteis.

    Da mesma forma que você precisa se desvincular do pensamento centrado em calorias na nutrição , precisa fazer o mesmo no exercício. Você come determinadas coisas pelo efeito HORMONAL que elas têm. Você fará exercícios (curtos e de alta intensidade) pelo efeito HORMONAL que eles têm (no GH, no IGF-1, na adrenalina, na sensibilidade à insulina). Exercícios de baixa intensidade não têm efeito hormonal significativo.

    ResponderExcluir
  80. Mais uma vez, ganhei meu dia!

    Sent from Galaxy S3
    Em 07/03/2013 09:18, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  81. Oi Patrícia! Postei a dúvida antes de terminar a leitura completa... Não tinha achado meu comentário pra apagar, não queria atrapalhar o dr. com uma dúvida já respondida, só agora que vc respondeu eu vi onde ele estava! Obrigada pela prestatividade. Beijos!

    ResponderExcluir
  82. Não se preocupe!
    bjim!!

    ResponderExcluir
  83. Vix, eu como uns 6 por dia. rs

    ResponderExcluir
  84. Eu nem conto!!! kkkk

    ResponderExcluir
  85. É um bom lanche. Processado, sabe-se lá o que tem dentro, mas quebra o galho de vez em quando.


    2013/3/26 Disqus

    ResponderExcluir
  86. bom dia jose, gostaria de informaçoes de onde atende, seu consultorio e contato.... ha 1 ano faço, ou tento fazer rsrs uma dieta quase paleo diriamos assim, com low carb e high protein mas acho q estou erran do nos niveis de gordura... sou insulinoresistente e treino crossfit hj, um treinamento bem intenso 5 a 6 dias na semana.... nunca mais tive quedas de glicose, mas estagnei meu percentual hj em 19% aguardo obrigada

    ResponderExcluir
  87. Dr Souto. Muito obrigada pelas informações.

    Ainda estou um pouco receoso de comer tantos ovos, e estou tentando comer apenas 4 ovos por semana no máximo. Então tenho
    abusado um pouco das claras dos ovos, picadinhas nas saladas a fim de evitar o colesterol. Por isso na outra postagem perguntei sobre o whey e a quantidade de proteína diária para o emagrecimento e para a saúde.

    Estou dando preferência para comer peixe grelhado no almoço e no jantar com salada, mas no café e no lanche ainda não me encontrei. O café estou tomando 2 xícaras cada uma com uma colher de chá de creme de leite, uma delícia...e no lanche tenho comido um queijo polenguinho light ou 2 col sopa de um queijo cottage da marca Balkis, com um pouco menos de gordura que li que tinha 0 lactose. Ainda me sinto “culpada” de comer mussarela, gorduras...rsrsr.

    a) Gostariada saber a sua opinião, porque gostaria de comer um queijo sem muita gordura, que tivesse poucos carb, mas também que não tivesse lactose. Será que esse queijos “cottages”, “minas padrão light” que se dizem sem lactose e pouco carboidrato realmente são confiáveis?

    b) e o catupiry tem lactose?

    ResponderExcluir
  88. Vou responder em poucas palavras, pois faço-o pelo celular. Eu como de 3 a 6 ovos por dia. Meu colesterol caiu depois disso. Imagina o resto da resposta... bom final de semana :-)

    Sent from Galaxy S3
    Em 12/04/2013 23:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Olá Adriana.

    Eu não entendo seu receio em comer gorduras, ovos e carnes... Ovos não estão relacionados com colesterol...Gordura BOA não está relacionada ao colesterol (manteiga, banha, azeite, óleo de coco, gorduras das carnes e queijos).

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-i.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-ii.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-iii.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/colesterol-iv.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/colesterol-v-causa-e-efeito-versus.html

    Queijo cottage...porque? Por causa da gordura? A gordura dos queijos é sua amiga. Você é intolerante a lactose? Em uma rápida pesquisa na internet você consegue várias tabelas do percentual de lactose nos alimentos. O queijo Minas tem mais lactose que mussarela... Se você pode comer mussarela, pode comer todos os outros queijos gordos.

    Pelo que entendi, o que você quer fazer, vai contra tudo o que este blog fala: low carb, low fat (baixo carbo e baixa grodura). É isso mesmo? Isso não dá certo.... a carência de gorduras no organismo traz muitos problemas, inclusive hormonais, o que pra nós, mulheres, é muito ruim. Fora que você vai ficar com muita fome, pois o que traz a saciedade é a gordura.

    Nada light é muito confiável...http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

    ResponderExcluir
  90. Bom dia. Obrigada Doutor Souto e Patrícia pelas informações preciosas.

    Eu não estou fazendo a paleolítica, pq ainda não me acostumei com a ideia. Estou fazendo atkins.
    Eu não estou tentando fazer low carb e low fat, só que como quero emagrecer estou dando preferência para peixes, pois comendo carne no almoço e jantar e mais creme de leite, e queijos estava chegando a 70 e 80 gramas de gordura por dia e meu peso está estacionado, por isso numa tentativa de baixar um pouco a gordura para 40 gramas por dia eu introduzi peixe e queijos menos calóricos. Realmente sem gordura a fome aumenta. O senhor não acha que 70 gramas de gordura é muito para emagrecer? Li que o ideal seria em torno de 36 gramas de gordura e no máximo 72 gramas por dia mas não sei se é confiável a informação. Atenciosamente.

    Tenho 1,54 e estou pesando 65 kilos. Estou usando essa ferramenta para avaliar a quantidade de carbs, prot e fat na dieta.

    http://www.myfitnesspal.com

    ResponderExcluir
  91. Bom dia Adriana! Eu já fiz Atkins, tenho o livro e não me lembro em nenhum momento de controlar gordura. Atkins não controla a gordura nem proteínas e sim carboidratos. Gordura não engorda. O que engorda é a falta dela. Deixando de comer carne você está se privando de aminoácidos essenciais e da gordura.

    Eu não sei se existe um máximo de gordura para se ingerir, Dr. Souto me corrija se estiver errada, mas o meu máximo vem naturalmente, porque gordura satisfaz rapidamente e por um longo tempo.

    Leia um pouco mais a totalidade deste blog. Informação de qualidade é o melhor para nos sentirmos seguros.
    Algumas sugestões, mas não deixe de ler outros posts.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/afinal-gordura-faz-mal-consideracoes.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/regulacao-do-tecido-adiposo.html

    ResponderExcluir
  92. Concordo com a Patrícia, de q não há motivo para contar gramas de gordura. Se vc está estacionada, dê uma olhada na postagem sobre jejum intermitente. É uma experiência interessante, pois além de reiniciar sua perda de peso, permite que você aprenda a diferenciar fome de gula ou de comer apenas por hábito. Depois de minha experiência com jejum intermitente, passei naturalmente a comer porções menores, pois descobri que ao comer porções menores também não sentia fome, ou seja, comia porções maiores por hábito ou gula. Concordo com a ideia de que é difícil comer gordura demais devido à saciedade proporcionada pela mesma, mas não é impossível. Ou seja é, sim, possível comer tanta gordura que você estacione sua perda de peso, pois queimará apenas as gorduras que ingerir, não sendo necessário queimar as próprias gorduras. Para a maioria das pessoas, é desnecessário controlar porções ou controlar quantidade quando se faz Atkins, mas algumas pessoas realmente precisam passar pela experiência do jejum intermitente afim de aprender a controlar naturalmente as porções (além, é claro, do déficit calórico e das alterações hormonais benéficas causadas pelo jejum.)

    Sent from Galaxy S3
    Em 13/04/2013 10:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  93. Salame pode? Qual? Pela amanhã?

    ResponderExcluir
  94. Pode. Qualquer hora é hora de salame.

    Sent from Galaxy S3
    Em 14/04/2013 20:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  95. Eu novamente.... To muito em dúvida... Já fiz a Dieta Dr. Atkins, em 10 dias foram 6kg perdidos! Mas agora vejo que não to tendo sucesso! :-(
    Hj to no jejum intermitente de 16 hs(+/- 19 hs), e já fico preocupada com o almoço... Acha que deveria comer algum legume nesse almoço, ou é melhor deixar para amanhã?
    Queria um cardápio ou umas dicas de como seguir essa semana para voltar a perder peso! Tá muito difícil...
    Desde já agradeço... E parabenizo pela competência!!!
    Sucesso! To adorando te seguir!

    ResponderExcluir
  96. Leia esta postagem: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
    Copio um trecho aqui: "

    - *A perda de peso rápida, muito comum nos primeiros dias de dieta low carb, consiste em glicogênio e água, não gordura.* O glicogênio é a forma em que o corpo armazena glicose. E cada grama de glicogênio liga-se a 4 gramas de água. Assim, *não é incomum que se perca 2 a 6 Kg em poucos dias ou poucas semanas* no início de uma dieta low carb devido à eliminação de glicogênio e água, além de um *pouco* de gordura.
    - A perda de peso média nos primeiros 30 dias é de cerca de 1,5 Kg por semana (mas pode ser bem menos se você tiver baixas reservas de glicogênio); - *Uma vez que ocorra esta perda inicial muito rápida de peso, há uma sensível diminuição da velocidade de perda de peso* - a partir de agora, começa a perda de gordura propriamente dita



    Em 15 de abril de 2013 10:50, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  97. Que adoçante para forno?

    Sent from Galaxy S3
    Em 19/04/2013 07:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  98. Dr. Souto, no que se refere à carne e frango, existe algum problema com fígado, coração, miúdos em geral? Ou não há nenhum problema, estão liberados como todo o restante da carne? Obrigado

    ResponderExcluir
  99. Carnes de órgãos são as mais nutritivas


    2013/4/25 Disqus

    ResponderExcluir
  100. Sucralose pode ir ao forno Dr. Souto! Tanto a líquida quanto em pó.

    ResponderExcluir
  101. Aglair, experimente deixar a moela de um dia para o outro no vinagre balsâmico, cominho, sal, alecrim, urucum... Depois refogue na banha!

    ResponderExcluir
  102. Eu sei. Tinha medo q a leitora estivesse usando um Tal e Qual da vida (maltodextrina).

    Sent from Galaxy S3
    Em 25/04/2013 13:13, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  103. Vou experimentar sim, Patrícia. Quando prepara pra você, quantas moelas usa? e já deixa nos temperos picada? E desculpe minha ignorancia, mas achei que vinagre balsâmico não podia...

    ResponderExcluir
  104. uai, sô, agora fiquei sem graça! kkkk desculpe!!

    ResponderExcluir
  105. Faço 1k! eu não pico, faço inteira. coloco as moelas numa bacia, jogo os temperos, faço uma 'massagem' para que o tempero entre na carne, e deixo na geladeira. No outro dia, refogo na banha. Já deixei no vinho tinto tbm. Vario bastante os temperos, geralmente coloco os temperos em pó. Gosto de pimenta tbm. Picadinho vai a cebola que pode marinar junto com tudo mas a salsa e cebolinha acrescento depois de refogado.

    ResponderExcluir
  106. E a fibra de soja??/Ela tem 0 carbs...posso?

    ResponderExcluir
  107. Olá Annalia.

    Além de ser uma leguminosa, a soja tem outros agravantes. Eu não recomento.

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/Proteina%20de%20soja.htm

    ResponderExcluir
  108. Fibra? Espinafre, couve, salada verde, frutas com bagaço e/ou casca.

    Sent from Galaxy S3
    Em 29/04/2013 19:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  109. Dr Souto...otimo trabalho que o senhor faz!!parabens!!
    Dr tenho um duvida a respeito de gelatinas que nas suas informaçoes nutricionas diz que contem 0 de açucar e 0 de carboidrato, mas nos ingredientes contem maltodextrina!quanto de carbo realmente tem a composiçao ja que tem maltodextrina?obrigado

    ResponderExcluir
  110. Vou copiar aqui uma resposta que já dei:

    Maltodextrina vira açúcar no sangue. Mas atente para a quantidade. Um pacotinho de gelatina Royal tem 12 gramas. Sabemos que a maior parte é proteína. Assim, mesmo que 2 ou 3 gramas do pó fossem maltodextrina, e mesmo que você comesse todo o pote de gelatina (500g, a maior parte água), 2 ou 3 gramas de carbs não vão travar a sua dieta. Dito isso, se você puder optar por uma marca sem carbs, sobra mais carbs para você consumir em outras coisas, como brócolis, por exemplo.

    O mesmo vale para o creme de leite. A maioria das marcas contém cerca de 0,5g (lactose) em cerca de 15g do produto. 150 gramas do produto dariam 5g, ok? Prefira nata, que é mais gostoso (na minha opinião), e tem menos carbs ainda - esta vc pode comer à vontade.

    OUTRA RESPOSTA

    Sim, mas em que tamanho de porção? Por lei, se há menos de 0,5 gramas de alguma coisa na porção, eles podem arredondar para zero. Mas você mesmo pode fazer a conta. Quantas gramas tem no pacote?

    Vou fazer uma simulação. Digamos que haja 10 gramas de pó para gelatina. Vamos chutar para cima, e imaginar que seja tudo maltodextrina (sabemos que não é, mas vamos errar para o lado da segurança). Assim, teremos 10g de açúcar. Um pacote dá 500ml de gelatina. Assim, 500 ml = 10g. Uma porção de 100 ml terá quanto?? Regra de 3. Faz a conta, dará 2 gramas de açúcar em 100 ml de gelatina, 4 gramas em 200ml, etc. Isto, claro, na pior das hipóteses, se fosse tudo maltodextrina. Assim, não é zero, mas não é muito!

    2013/5/6 Disqus

    ResponderExcluir
  111. Verônica Gerstenmeyer7 de maio de 2013 10:05

    Verônica Gerstenmeyer : Dr. José Carlos, iniciei a dieta faz uns 20 dias, e, a olhos vistos eliminei 3 kg de 25 que irei eliminar. Ocorre que, faz uma semana que,não elimino absolutamente nenhum grama, não estou me exercitando, e tenho consumido carnes de frango, peixe e boi, porém sem muita gordura, salada verde e verduras cozidas, ovos, queijo e iogurte integral no café da manhã, porém diariamente tenho consumido em média duas porções de gelatina zero com uma colher de chá de creme de leite, não estou segura se creme de leite posso consumir. É comum acontecer de estacionar e não perder peso durante a Low Carb?

    ResponderExcluir
  112. http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    Em 7 de maio de 2013 06:05, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  113. Comecei hoje, hoje comi 1.650 kcal (sim, eu anotei tudo e conferi no final do dia), e ainda comeria mais se pudesse, rs..


    Estou esperando ansiosa a queda da fome..Estou realmente zerada em carbos (ainda tenho que acrescentar folhas, por enquanto estou só nas carnes, ovos e queijos 0 carb)...


    Mas tenho uma dúvida.... Um médico já me falou que comer porções grandes, independente do que, sempre gera picos de insulina, bem como fazer uma refeição após muito tempo sem comer. E que para não ter picos de insulina só comendo pouquinho.


    Será que mesmo não comendo pouco vou conseguir abaixar minha insulina? Ou devo forçar a comer pouco nos primeiros dias, assim a insulina abaixa, e controla o apetite?

    ResponderExcluir
  114. Não. Na verdade, nada baixa tanto a insulina quanto o jejum. E estar em um estado alimentado contínuo é ruim para o emagrecimento.


    Em 11 de maio de 2013 19:17, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  115. Olá, Doutor!

    Comecei uma dieta cetogênica radical, zero carb. no dia 17 de dezembro de 2012. Consegui eliminar 10 quilos em três meses.Sempre mantive o consumo = zero carb. Também fazia uso da prática de exercícios - musculação e corrida. Na verdade tive quatro ou cinco recaídas neste processo, em cada recaída, que durava cerca de três dias, chegava a engordar cerca de três quilos em média. Penso ser o glicogênio o motivo do peso, mas também adquiria gordura corporal. Voltava a fazer a dieta zero carb e perdia o peso novamente. Tenho uma tendência forte ao consumo de doces, na maioria chocolates, e em todas as recaídas foram eles a minha maior culpa. Não sei por que razão tive tantas recaídas, (Pelo uso de cafeína? Por manter uma dieta cetogênica por longo período sem acrescentar os carboidratos permitidos? Por não comer as hortaliças recomendadas e manter somente consumo de proteínas? Não sei...) Cheguei a tentar acrescentar os carboidratos permitidos, mas além da compulsão bater forte, queria comer o pote inteiro de avelãs por exemplo; percebia que meu emagrecimento ficava comprometido, como uma resistência metabólica. Apesar de não conseguir o sucesso desejado, e hoje possuir um peso perto de 78, (engordei muito mais do que quando comecei a dieta proteica), apesar disso,quero tentar o estilo de vida LG, por isso, hoje comecei a dieta. E quero fazer do jeito certo. Minha pergunta essencial aqui é, como saberei que os níveis de vitaminas ingeridos diariamente estão corretos? Vitamina A, e C.todas elas. Existe uma tabela que possa acompanhar as quantidades? Tenho 31 anos, 1.68. Faço suplementação com um multivitamínico tomando uma capsula no almoço e outra no jantar. É suficiente? Também consumo ômega 3. Se puder me ajudar ficarei imensamente grata. Fiquei muito feliz ao encontrar o blog. Renasceu em mim a esperança de emagrecer sem sentir fome e sem precisar de horas de exercícios. Ganhei uma tendinite da pata de ganço por conta da frequência na corrida e ciclismo. Parabéns pelo seu trabalho e iniciativa Dr. Souto!

    ResponderExcluir
  116. Quanto ao chocolate, acostume-se ao chocolate > 70%, o vício de chocolate é saudável, o de açúcar é que não é. Se vc consumir chocolate > 80% cacau, pode até mesmo comer a barra inteira de 100g e provavelmente não lhe afetará.

    Uma dieta cetogênica é muito restritiva, não é fácil de manter no longo prazo. De que adianta algo que vc não pode manter a vida toda? Para acabar ganhando mais peso do que tinha antes? Melhor nem fazer nada, não é mesmo?
    Nossos ancestrais não tinham nenhuma tabela, e não precisavam. Se vc comer carne, peixe e salada, vc estará consumindo muito mais vitaminas e minerais do que 90% das pessoas no mundo ocidental. E vitaminas e minerais de uma forma que seu corpo absorve e aproveita, ao contrário das pílulas.

    Vamos lá!


    Em 14 de maio de 2013 13:38, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  117. Obrigada pela resposta! Segundo dia em busca da cetoadaptação. Sei que ainda vai demorar, mas pra mim, depois do quinto dia fica mais fácil. Boas novas quanto o chocolate você me deu! Gosto do amargo. Gosto de todos! Depois que estiver cetoadaptada vou consumir as 100 gramas sem culpa, quem sabe antes dos exercícios. Desencanar dos suplementos vitamínicos. Ok. Mas uma duvida que surgiu. Como faço para começar a emagrecer comendo carbs? Me parece que não vou emagrecer se comê-los sem saber quanto posso. Pensei em quase zerar até fazer cetose - observar na urina, e depois ir acrescentando. Está correto? Mas quero já dizer que não estou super radical como antes, hoje já acrescentei duas colheres de chá de creme de leito no café. E fiz uso do suco de um limão. =) Me indica alguns artigos seus para este meu inicio em low carbs Dr. Souto?!

    ResponderExcluir
  118. Olá Iris.

    A tolerância individual aos carboidratos é MUITO variável. Não tem jeito de falar pra vc o quanto deve ou não comer de carbs. Mas seu método parece coerente. Ir acrescentando aos poucos. Se conseguir ficar na restrição da cetose, ótimo! Não é preciso estar em cetose para emagrecer.

    ResponderExcluir
  119. Isso aí, desencana!
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html



    Em 15 de maio de 2013 20:00, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  120. e para quem tem intolerancia a lactose?

    ResponderExcluir
  121. While the pre-exercise meal can ensure that adequate glycogen stores are available for a food aspect to pair up with
    the bodily physical exercises. Unfortunately, life doesn't always cooperate with the workout schedule no everything you need for your weight p90x order confirmation goals and activity levels.

    my blog ... how to p90x program

    ResponderExcluir
  122. Pra nao jogar fora o cottage que eu ja tinha em casa bati ele no liqüidificador com óleo de coco, adoçante, e coco ralado e congelei para ser meu sorvete do fim de semana! É valido?

    ResponderExcluir
  123. fica bem gostoso com abacate tbm! Se quiser experimentar, pode bater congelado mesmo junto com um abacate e cacau 100%. Vira um musse de chocolate!

    ResponderExcluir
  124. Muito esclarecedora esta explicação... uma pérola diria (deveria estar pendurada no Blog com luzes piscando, rs!)... Dr. Souto, parabéns pelo Sucesso (merecido, aliás) do Blog, MEIO MILHÃO DE VIEW'S...

    ResponderExcluir
  125. Obrigado :-)
    Vc tem razão, vou transformar isso numa postagem.

    ResponderExcluir
  126. Aboli os carboidratos ha 5 dias e que sensacao maravilhosa. No 3 dia a fome sumiu. A minha pele oleosa esta otima, a acne desapareceu. Estou encantada:-)

    ResponderExcluir
  127. Hoje tava com vontade de comer um docinho então misturei:
    - 1 colher de sopa de pasta integral de amendoim;
    - 1 colher de sopa de cacau em pó;
    - 3 gotas de adoçante;
    - 1 colher de chá bem cheia de nata gelada (que deu a consistência do doce).
    Fica muito bom!
    Está ok em termos de paleo e low carb?

    ResponderExcluir