domingo, 1 de janeiro de 2012

A dieta paleolítica

Paleolítico refere-se ao período anterior à invenção da agricultura. Como vimos no post anterior, esta é a dieta à qual nossa espécie está geneticamente adaptada. Da mesma forma que estamos geneticamente adaptados à gravidade da terra, à concentração de oxigênio da nossa atmosfera, à temperatura do nosso paneta, pois estas são as condições que estavam presentes durante a nossa evolução, a dieta com a qual evoluímos moldou nossos genes.
Não existe um único tipo de dieta paleolítica. Hominídeos nômades vagaram pela áfrica, e posteriormente por todos os continentes, comendo aquilo que estava disponível. No litoral, isso significava um predomínio de pesca. Nas savanas, um predomínio de caça. Na maioria dos lugares, era suplementada com vegetais, frutas silvestres e raízes, além de insetos e larvas. Em locais como o círculo polar ártico, praticamente não havia vegetais disponíveis por pelo menos 6 meses. Em ilhas do pacífico, o coco chegava a compor mais da metade do consumo calórico. Assim, não há uma dieta paleolítica, mas várias. Mais importante do que as diferenças entre estas dietas, é o que todas têm em comum: a ausência de produtos refinados, alimentos processados e grãos.
É evidente que alimentos processados, açúcar, refrigerante e batatas fritas não faziam parte da dieta ancestral. O que não é tão intuitivo assim é a ausência de grãos. Afinal, o pão está presente no quadro da Última Ceia, sabemos que o trigo acompanha a civilização deste sempre. Mas, como vimos no post anterior, a agricultura e a civilização ocupam apenas as útimas 36 horas do calendário da nossa evolução. 10 mil anos são apenas 300 gerações. O que é o mesmo que nada do ponto de vista evolutivo.
Assim, com todas as variações geográficas e culturais, em pinceladas gerais podemos descrever da seguinte forma uma dieta paleolítica:
- Ausência de grãos
- Ausência de açúcar
- Ausência de laticínios
- Ausência de alimentos processados
A dieta paleolítica precisa ser adaptada aos tempos modernos. Afinal, é pouco provável que  maioria de nós pretenda consumir insetos e larvas ou caçar os animais selvagens com as próprias mãos.
A grande proporção de pessoas intolerantes à lactose atesta nosso despreparo evolutivo para lidar com laticínios após a primeira infância. No entanto, para aquelas pessoas que não apresentam tal intolerência, os laticínios fermentados não parecem apresentar maiores problemas.
Os graves problemas associados ao consumo de carboidratos atestam nosso despreparo evolutivo para lidar com essa classe de macronutrientes, que era escassa durante 99,5% da nossa evolução. O fato de que podemos sintetizar todos os carboidratos de que necessitamos a partir de proteínas e triglicerídeos também sublinha a ausência eventual dos mesmos em nosso passado paleolítico.
Os problemas associados ao consumo de grãos, além do fato de serem a maior fonte de carboidratos da vida moderna, são um capítulo à parte. Eu afirmo, sem sombra de dúvida, que a simples eliminação total dos grãos (pão, massa, farinha, biscoitos, etc, enfim uma dieta livre de glúten) fornece talvez 70% de todo o benefício de uma dieta paleolítica (em termos não apenas de perda de peso, mas de controle de síndrome metabólica e de patologias auto-imunes). Falaremos mais sobre isso nos posts seguintes.

452 comentários:

  1. Olá Dr. José Couto, tudo bem? Seu blog é tudo que eu procurava! Eu tive ovários policísticos aos 25 anos,depois colesterol alto aos 30 e mais recentemente uma gordura abdominal desproporcional em relação ao corpo (cintura = 100) e hiperinsulimia, pesando 64kg e tendo 1,62 de altura. Já fiz os exames e agora estou tomando medicação para colesterol, entrei na academia a um mês e estou na dieta sem gluten, pretendendo tirar os laticineos também. Incrível como a gente passa mal com determinados alimentos e ainda sim continua a consumir. Eu por exemplo só como coisa integral, não tomo refrigerantes, nem uso açucar, nem frituras, nem farinha nas receitas. Mesmo assim não sou magra. Espero conseguir melhorar minha saúde entendendo o que se passa comigo. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Kátia, fico feliz de estar ajudando! Os ovários policísticos são muito ligados à síndrome metabólica e ao hiperinsulinismo, e respondem muito bem à dieta low-carb/paleo. Há quanto tempo você fez as modificações em sua dieta?

    ResponderExcluir
  3. Dr Souto

    Concordo a princípio com a teoria.Minha dúvida é que a dieta dos árabes é a base de trigo,e dificilmente vemos obesidade nesta população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Você tem razão, dificilmente vemos obesidade significativa em qualquer sociedade que siga um estilo de vida tradicional. O que salienta o fato de que as modificações mais importantes para se obter os benefícios da dieta paleolítica são a retirada dos carboidratos REFINADOS. O trigo da culinária árabe tradicional é uma variedade diferente do trigo híbrido que se usa para o processo industrial de obtenção de farinha (variedade esta que contém MUITO mais amido). A culinária árabe utiliza grãos de trigo inteiros, moídos por ocasião do preparo. Várias sociedades tradicionais utilizam (por causa da tradição) métodos de preparo que detoxificam alimentos. É o caso da fermentação da soja pelos asiáticos, ou do preparo da mandioca braba pelos índios da amazônia.

      Há que fazer duas considerações: 1) você provavelmente não engordará comendo uma culinária árabe tradicional. Mas, se você já engordou comendo a dieta ocidental por 20 anos, apenas adotar uma culinária árabe talvez não seja suficiente; 2) qualquer coisa que você compare com a dieta ocidental lhe parecerá boa, mesmo que não seja ótima para a saúde humana.

      Para quem tiver interesse nas dietas tradicionais, sugiro visitar a Weston A. Price Foundation (www.westonaprice.org/) e comprar o livro "Em defesa da comida: um manifesto", de Michael Pollan (traduzido, disponível nas livrarias).

      Excluir
  4. Dr. Parabéns pelo trabalho. Tenho um pequeno problema.. comecei a fazer a dieta a mais ou menos 1 semana e estava tendo resultados maravilhosos, porém nos ultimos dois dias depois da refeição do almoço que foi: Contra filet gordo, azeite e vegetais.. eu passei muito mal! fiquei arrotando o dia todo e com uma sensação de desconforto muito grande pois as vezes eu não conseguir por o '' arroto'' pra fora e me causava mau estar. quase fui parar no hospital... devo parar com a dieta? procurarei um endrocino que talvez eu tenha problema de estômago, mas fiquei na dúvida porque quando ingiro muitos carbos não me senti tão mal quanto aquele contra filet gordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur, obrigado por seu comentário.

      Há um período mínimo de 14 dias de adaptação a uma dieta de baixo carboidrato. Desistir não é o caminho, é o contrário! Continue insistindo um pouco mais, até que seu corpo se habitue. Vá um pouco mais devagar nas quantidades - seu estômago logo se habitua. Você fez cirurgia de vesícula? As pessoas que não tem mais a vesícula levam um pouco mais de tempo para se habituar a uma dieta com mais gordura - mas acabam se habituando.

      Excluir
  5. Tremoço

    Vi que o tremoço tem 3x mais proteinas do que tem de gordura e hidratos. Penso, por isso que é um excelente alimento para o regime low-carb. Você concorda?
    Não sei se no Brasil existe tremoço. Vivi em São Paulo um ano mas não me recordo de ter comido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao fim e ao cabo, o que interessa é quantos gramas de carbs a porção de alimento tem, e se o alimento é um irritante intestinal ou não. Não conheço o tremoço, mas fui pesquisar. 100g contem cerca de 11g de carbs, dos quais umas 2 ou 3g são fibras. Não é muito, mas também não é tão pouco. Além disso, é uma leguminosa, portanto pode ser irritante para o intestino (contém uma toxina que precisa ser removida no preparo). Se for comer, coma pouco e de vez em quando, é o que eu diria.

      Excluir
  6. OK, obrigado pela sua opinião. Mesmo antes de iniciar a dieta adorava o tremoço e nunca tive problemas intestinais. A única coisa que tenho que fazer é retirar parte do sal que vem na água.
    No final da primeira semana de dieta, comendo nas quantidades de sempre (mas outros produtos), perdi 2.5kg :)

    ResponderExcluir
  7. Dr Souto
    Bom dia!
    Estou adorando o seu blog, parabéns pelo mesmo. A dieta paleolítica seria uma forma de se alimentar similar a vegana?
    Desde já, grata.
    Um abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado. Acho que as diferenças são maiores do que as semelhanças. Não há nenhuma evidência de que os seres humanos jamais tenham sido vegetarianos durante sua evolução. Aliás, a maioria dos paleontólogos acredita que foi justamente a nossa transformação em caçadores carnívoros, bem como o domínio do fogo e, portanto, de cozinhar os alimentos, que permitiu o encurtamento do intestino e o aumento do cérebro em relação aos demais primatas (o cérebro corresponde a 2% do nosso peso e a 25% do consumo de calorias - um custo metabólico inviável para um herbívoro). Não acho possível seguir uma dieta páleo e vegana ao mesmo tempo. É possível tentar seguir uma dieta vegetariana low carb, desde que se aceite o consumo de ovos e laticinios. O livro New Atkins for a New You tem um capítulo sobre isso (inclusive para veganos - com proteína de soja, que eu sou contra, mas enfim...). Vejo muito vegetarianos comendo coisas que são frontalmente contrárias à filosofia deste site, como farináceos, pães, doces, batata frita, etc. Enfim, acho que são bem diferentes.

      Excluir
  8. Dr. gostaria de saber se multivitamínicos substituem verduras/ saladas/ frutas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Devemos evitar o "nutricionismo", um pensamento reducionista que pensa na cenoura como beta-caroteno, no tomate como licopeno, na laranja como vitamina C, etc. Há milhares de compostos em cada alimento, em cada "comida de verdade", e eles interagem entre si. Há vários estudos publicados mostrando que os benefícios estão no consumo do alimento, e não do seu componente isolado (componente esse que os cientistas decidiram que era o mais importante, mas apenas por que é o componente pelo qual ELES se interessam mais). Por exemplo, há anos se sabe que alimentos ricos em selênio e vitamina E ajudam a prevenir câncer de próstata. No entanto, estudo recente em que pílulas destas substâncias foram administradas mostraram um AUMENTO do risco de câncer. Na verdade, há muito mais do que selênio ou vitamina E em uma castanha do pará - é prepotência nossa imaginar que conhecemos tudo o que há de saudável em uma simples castanha. Coma a castanha, coma comida de verdade, e você provavelmente não precisará de nenhum multi-vitamínico.

      Excluir
    2. Obrigado, pelo esclarecimento. Eu já esperava está resposta... Dr. eu sempre tive o costume de comer frutas (isto inclui as oleaginosas), porém isso se inverte em relação a verduras e saladas, eu tenho como "valorizar" a saúde mantendo a dieta Paleo e mantendo os multivitamínicos, ao invés das verduras e saladas, ou existe algum em especial que eu deva priorizar? Qual a sua opinião, sei que o certo seria as saladas e verduras, porém como já disse não tenho o habito de consumi-los, acho que não conseguiria me adaptar.

      Excluir
    3. Bem, se vc não consumir salada, suponho que um multivitamínico seja melhor do que nada. Magnésio (cerca de 400mg ao dia) também é uma boa. Uma dieta com bastante carne já contém bastante ferro e cálcio - não convém suplementá-los.

      Excluir
  9. Dr., e quanto a aqueles leites sem lactose, tipo Zymil da Parmalat? Seria uma alternativa? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes leites pobre em lactose NÃO SÃO POBRES EM AÇÚCAR. A lactose é formada por 1 molécula de glicose, e outra de galactose, 2 açúcares simples. A lactose não é extraída do leite, os fabricantes usam uma enzima para transforma a lactose em glicose e galactose. Assim, se você tomar um copo 200 ml de Zymil, você estará consumindo 10 gramas de açúcar, na forma de 5 gramas de galactose e 5 gramas de glicose.

      Já no caso do queijo e do iogurte caseiro, é diferente. Os lactobacilos já consumiram a lactose e produziram ácido lático, que NÃO É UM AÇÚCAR. Por isso, pode.

      Excluir
    2. É por este motivo que alguns "intolerantes a lactose" conseguem consumir queijos e iogurte?

      Excluir
  10. Muitíssimo obrigada pela atenção. Este iogurte caseiro q vc diz é deixar o leite integral coalhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato - única forma de você garantir que os únicos ingredientes serão leite e fermento lácteo (lactobacilos); experimente olhar o rótulo de um iogurte "natural" e ver o que tem dentro: leite em pó, soro de leite, carragena, goma guar, estabilizante isso, conservante aquilo... Esse leite em pó e soro do leite têm lactose. Por isso o que vc mesmo faz é melhor.

      Excluir
  11. Olá, dr Souto. Gostaria de saber se café e chás estão liberados na dieta paleo. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá Dr Souto,
    Fiquei muito feliz por encontrar seu blog. Tenho 50 anos, sigo uma dieta paleolítica e de baixo carboidrato a 4 anos. Mais recentemente, com a menopausa e dois quilos a mais (os hormonios ficaram meio bagunçados!), resolvi ficar em cetogenese. Sinto-me muito bem, faço exercícios de longa duração sem problema (ciclismo, caminhadas) mesmo em jejum de 18+ horas, faço alguns exercícios de força, (barra, flexões) e estou totalmente adaptada a queimar gordura. Infelizmente, lesionei o tendão de aquiles no ano passado e não posso fazer HIIT por um tempo.
    Como sou bilingue, sempre me orientei por publicações e blogs em inglês (Mark Sisson, Art de Vany, Rob Wolf etc) mas agora posso recomendar o seu site para amigos que querem informações em português.
    Pretendo também escrever-lhe para trocar idéias e esclarecer dúvidas, mas este comentário é só para me apresentar e dizer o quanto aprecio seu trabalho com esse blog.
    Abraços,
    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Patrícia. Fique à vontade para me contatar no google plus. Comecei este blog justamente para oferecer uma alternativa para que não domina o inglês.
      Uma alternativa ao HIIT é o Slow Burn - o que importa é a intensidade, não a velocidade...

      Excluir
  13. Dr. eu fiz Atkins uma semana sem haver medidas para os legumes e verduras....estava tomando como suplemento Nutrilite Dr.Alpha...com frutose etc....emagrfeci 3 kgs....Aí conheci Atkins à risca...e com os tais pães de indução..uma semana e um kilo a mais.....depois fui bem ligth...sem as farinhas q dizem ser permitidas....nenhum resultado emagreci numa semana e comecei a engordar na outra....utilizei creme de leite....resultado nenhum..e por ultimo tava td bem..emagreci 1 kg na semana qdo fui medir cetose estava zerada..havia comido creme de leite.... bão...no fim pra mim deu em nada....nessa ultima semana eu havia suspendido o Dr. Alpha....pq eu não emagreço..medidas eu perdi..8 de barriga, 3 de coxa, 4 de braço.....mas preciso de perder peso..dores nas pernas constantes.....obrigada pela atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna:

      primeira coisa: leia http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

      Frutose = veneno; fuja de qualquer quantidade maior do que a que vem com as frutas

      Vá com calma - não pode haver pressa.

      Excluir
  14. Olá Dr. Saudações de Portugal!

    Estou em fase de mudança para um regime Paleo low-carb, tenho me sentido otimamente. Só existe um ponto que para mim não faz sentido em toda essa dieta. Este regime pressupõe a abolição das leguminosas (feijão, lentilha, ervilhas,etc..) pois estas contêm os chamados antinutrientes - fitatos, oxalatos, etc que inibem a absorção sobretudo de minerais e podem ainda ser irritantes gastrointestinais. Contudo todos os vegetais são permitidos e encorajados. Mas estes vegetais, sobretudo os de folha verde, também são ricos em fitatos, oxalatos e fibras. Não compreendo porque as leguminosas têm tão má fama e os vegetais não?
    Espero que continue o bom trabalho. Vou continuar seguindo e divulgando o blog. Abraço
    Ruben

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado por suas palavras. Em verdade, eu acho que o problema dos antinutrientes secundário. Meu problema com as leguminosas (coisas que ocorrem em vagens, como feijão, lentilhas e soja) é que contêm muito mais carboidratos do que as saladas verdes. Acho que são aceitáveis na fase de manutenção, mas podem dificultar a perda de peso. Há autores que exoneram estas leguminosas. Se o consumo não lhe atrapalha, não vejo problemas.

      Excluir
  15. Boa tarde Dr. Jose Couto! Em 2010 fui introduzida a dieta da proteina por uma nutricionista (já que nenhuma outra dieta funcionava), tinha um pouco de receio e medo, mas encarei o desafio, depois de 1 mês eu começei a ler sobre Dieta Atkins e me interessei muito, começei a seguir a dieta e consegui emagrecer bem, os exames de sangue melhoram, mas quando me mudei para o Rio parei a dieta e começei a engordar... meu marido diz que Atkins faz mal e bla bla bla... e sempre brigamos quando digo que quero voltar a esse estilo de vida. Esse é o motivo de estar lhe escrevendo, poderia me indicar algum médico aqui no Rio de Janeiro (capital) que siga a linha de uma dieta low carb (Atkins ou Paleo)? Preciso muito de um médico que possa dizer: olha voce tem que fazer essa dieta por isso, isso e isso... fico no aguardo de seu retorno e seu contato.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostre ao seu marido estas duas postagens: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/gordura-saturada-revista-mens-health.html
      http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/08/dr-drauzio-varella.html

      Sim, há uma médica que segue esta abordagem aí no Rio: Dra Juliana Busch, jubusch@gmail.com

      Excluir
  16. Doutor Souto
    Estou-lhe a falar de Cabo Verde e estou impressionado com a sua dedicação à causa da súde alheia e pelo pragmatismo e sapiência como trata esta questões. Permita-me perguntar-lhe:
    O café (bebida)pode ser usada nesta dieta que lhe garanto será o meu desafio para 2013?
    João Monteiro
    Ilha do Sal cabo Verde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado João:
      Primeiramente, obrigado.

      Sim, pode sorver seu café à vontade. Se quiser, adicione creme de leite ou nata - além de saboroso, já serve de lanche.

      Excluir
  17. Primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog. Descobri hoje atraves do meu esposo que leu no facebook algum compartilhamento. E passei o dia todo por aqui. Adoro ler, ainda mais coisas interessantes como estas que vejo aqui =)
    Estou ansiosa para mudar o meu estilo de vida. Nao sou gorda, mas tenho muito "refluxo e enxaquecas constantemente", venho arrastando essas dores ha anos. Li que eliminando o trigo da dieta, pode ser que ajude com as dores. Espero que funcione e me faça bem. E não iria reclamar se perdesse uns 3kg também. Rsrs
    Mais uma vez, Parabens pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. E sim, se vc não fizer mais nada além da eliminação total do trigo, já tem alta chance de obter os resultados pretendidos. Boa sorte!

      Excluir
  18. Boa tarde Doutor. Gostaria de dizer que estou impressionado com este Blog, quanta informação! Pesquisava em sites variados sobre a dieta paleolítica, mas há alguns dias parei por aqui, pois tem todas as informações que procuro. O doutor tem algum livro publicado?
    Mas gostaria de aproveitar para esclarecer umas dúvidas. Fiquei muito feliz em ver que é normal o mal estar nas primeiras semanas, pois já tentei a dieta há dois anos e desisti devido a constante fraquezas e oscilações de humor, que me renderam até brigas conjugais rs. Como gosto de musculação e gostaria de manter um corpo com mais ou menos volume muscular, seria bom incluir alguns "paleo-carbos"? Outra questão é da concentração, faço faculdade e estudo para concursos, e alguns leigos publicam por aí que esta dieta interfere nas atividades cognitivas, ignoro isso não?

    Muito obrigado, e meus sinceros parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, André.
      Dá para fazer uma boa massa muscular sem nenhum carbo (visite o blog da Cláudia Vilaça - http://claudiafitblog.blogspot.com.br/ - e veja vc mesmo.

      A abordagem mais tradicional é incluir uns paleo-carbs - veja o livro TNT na minha postagem sobre livros: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html

      Este blog inteiro foi escrito com menos de 40g de carbs ao dia - acho que isso responde sua pergunta quanto ao aspecto cognitivo...

      Excluir
  19. Doutor, boa tarde! Iniciei a dieta Atkins a 4 dias, com uma dieta rigorosa, estou comendo frango, queijo, presunto, peito de peru, ovos, chuchu, tomate, café descafeinado, adoçando sem sorbitol, basicamente minha alimentação nessa semana de indução está sendo essa, só senti uma leve tontura e forte dor de cabeça no segundo dia, nos outros dias me senti ótima, mas não percebo nenhuma diferença que indique que entrei em cetose, que é o objetivo para a queima da gordura, como faço para descobrir se entrei ou não cetose?

    Obrigada!

    Obs.: Em 3 dias da dieta, eliminei 600g, porém, faço musculação e aeróbico tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não precisa estar em cetose para perder peso (http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html)

      Mas, se vc quiser ter uma ideia, compre fitas de cetonúria (disponíveis em farmácias de diabéticos) - o fato de não estar passando mal não significa que vc não esteja em cetose, pelo contrário, cetose produz um grande bem estar.

      P.S.: pouca gordura neste seu cardápio! Troque este peito de peru por picanha ou entrecot.

      Excluir
  20. Dr. José Carlos, boa tarde. Parabéns por esse Blog, Blog nem parece um nome digno para esse excelente trabalho!
    Fui diagnosticado com TDAH pela minha psiquiatra. Para que eu me livre da medicação, Concerta, que me dá efeitos colaterais indesejados como excesso de suor, olheiras e cansaço após uso por mais de uma semana. Ela me disse para testar uma dieta sem glúten e sem caseína. Pesquisando vi que se encaixa perfeitamente na dieta paleolítica correto? Posso seguir os fundamentos da dieta paleolítica que ela eliminará essas duas substâncias?

    Muito obrigado. Fernando Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, obrigado.
      A dieta páleo é PERFEITA para vc. Se vc lê inglês, compre o The Paleo Solution (veja http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html).

      Excluir
    2. Ufa! Não vou precisar passar a vida lendo rótulos. rs. Muito obrigado doutor, vou adquirir os livros.
      Fernando Lima.

      Excluir
    3. Exato. Comida de verdade não tem rótulos!

      Excluir
  21. Olá Dr.bom dia,
    Gostaria de saber se a dieta paleo-low carb pode influenciar positivamente no tratamento de hipotireoidismo de Hashimoto (li algo a respeito de eliminar o glúten para melhorar o processo inflamatório).
    Tenho esse problema desde 2009 e nunca tinha tido problemas com ganho de peso antes da doença.
    Desde então estou lutando com a balança num sobre e desce buscando equilibrar o funcionamento da Tireóide.
    Obrigada
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Páleo (low carb ou não) pode ajudar em qualquer doença auto-imune. No seu caso, fazer páleo low carb teria um beneficio duplo, de ajudar a perder peso e, quem sabe, controlar a tireoidite com a remoção completa dos grãos

      Excluir
  22. Ola Boa noite!

    Gostava de saber se para desportistas, esta dieta é aconselhavel ou nao e se permite perder peso ou se ha hipotese de engordar! se for aconselhavel p desportistas, devo fazer alguma adaptação ou é igual para todos?

    Obrigada

    e continuação de bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel:

      Sim, é aconselhada para esportistas, especialmente a dieta páleo (não precisa ser completamente low carb).

      Veja: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html
      http://claudiafitblog.blogspot.com.br/

      E, na postagem abaixo sobre Livros, veja a DIETA TNT:
      http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html

      Excluir
  23. Queridos, encontrei este blog com receitas maravilhosas, não sei se já conhecem: sandraleid.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. boa tarde dr. Jose
    li o seu blog e fiquei muito interessado em fazer a dieta, principalmente com os depoimentos dos que adotaram essa pratica. pois estou muito acima do peso com 31 anos, 1,75 com 138kg, diabetes melitus (uso metformina 850mg em todas as refeicoes), hipertensao (as enfermidades do kit gordo como eu chamo) e ja tentei varias dietas e nao consigo fazer, meu endocrinologista me receitou uma dieta com 1.200kal, acompanhada pela nutricionista + caminhada, quero eh ver quem consegue? rsrsrs eu nao! porem estou a 10 dias comendo como indicado e nao consegui perder peso. pela manha sao dois ovos com presunto ou 2 pedacos de mussarela ambos com cafe com adocante no maximo com uma colher creme de leite/ almoço carne grelhadas as mais magras com pouco oleo soja (nao consigo azeite, varias carnes de boi, picanha, contra-file, alcatra, cx mole, cx duro até carne moida... frango frito, assado, carne de porco do mesmo jeito, com verduras principalmente alface, repolho, rucula, chuchu, cebola, pimentao, tomate cru... (como a vontade entende-se bastante para me saciar) jantar igual ao almoço porém em menos quantidade... não consumi nenhuma fruta, açucar, nem farinha, a nao ser um pouco de farinha de soja e de berinjela em bolinhos de carne fritos, tbm como bastante queijo (mussarela) principalmente nos intervalos. bebidas são apenas refri zero pouquissimo, e sucos clight. Nos dois primeiros dias eu fiquei bastante fraco pois comia um monte de carboidratos, mas apartir do 3° dia fiquei melhor com um composto vitaminico sem açucar que nao engorda. bom em sintese tentei explicar o que tenho feito pois não quero abusar de vossa vontade, se puder me orientar ou quem sabe me dizer se tenho errado em alguma parte na dieta, ou por estar muito gordo demora mais mesmo. percebi algo que foi um pouco a redução da barriga pelas roupas mas peso mesmo, ainda não.
    desde já agradeço a atenção;
    Wendell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wendell: muito pouco tempo!
      Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

      Excluir
    2. ok, Dr. JOse Carlos. de qquer forma abrigado pela atenção! vou ler o post se ainda tiver duvidas entro em contato.
      att. Wendell

      Excluir
  25. Boa noite, doutor! Tirei muitas dúvidas com o sr. durante este primeiro mês de dieta e aos poucos fui acertando tudo. Acontece que hoje fiz exames de colesterol e me decepcionei, os valores subiram e o colesterol bom baixou. E agora? Colesterol total 210, Triglicerídeos 128, LDL 138, HDL 46, Hemoglobina glicada 5%, Glicose 80. O que achou? Nos exames de 6 meses atrás estava tudo melhor...

    ResponderExcluir
  26. Eu fiz três semanas da dieta, e também realizei meus exames, Colesterol esta ainda dentro dos limites, mas elevou bastante perto dos outros que ja realizei. O que me alterou foram as Bilirrubinas , que comentei com as nutricionistas que trabalham comigo e a disseram que pode acontecer, devido a mudança radical na dieta ( moro na Serra Gaucha e sempre comi muitos pães e massas). As demais provas hepáticas estavam OK.

    ResponderExcluir
  27. Suélen, eu já escrevi algumas postagens tentando esclarecer este assunto do colesterol. Na verdade, o colesterol é um péssimo preditor de risco cardiovascular - acontece que há grande interesse da indústria farmacêutica em promover o colesterol como um fator de risco a fim de vender remédios (30 bilhões de dólares por ano). Exceto para algumas poucas pessoas com hipercolesterolemia familar, que apresentam níveis muito elevados, para o restante de nós é irrelevante se o seu colesterol total aumenta ou diminui um pouco. Se a relação colesterol total/HDL for menor que 4, não se preocupe muito. Se seu colesterol total aumentou mas o HDL aumentou também, isso é BOM, e não ruim. Alterações de bilirrubinas não tiveram nada a ver com dieta, posso lhe garantir. O que vemos hoje em dia é um monte de pessoas seguindo as orientações dietéticas correntes, obesas, diabéticas e com o colesterol bem baixinho, e, claro, infartando.

    ResponderExcluir
  28. Mas e se o colesterol bom abaixou também?

    ResponderExcluir
  29. Galera, eu vejo que é preciso uma mudança de paradigma a respeito do colesterol. Este é o ponto que o Dr. insiste em todo o blog.

    Os estudos científicos estão todos citados para comprovar. ;)

    ResponderExcluir
  30. Escreverei mais sobre colesterol (e por que o considero muito pouco importante) nos próximos dias. Por enquanto, leia:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-i.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-ii.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-iii.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/gordura-saturada-revista-mens-health.html

    ResponderExcluir
  31. Escreverei mais sobre colesterol (e por que o considero muito pouco importante) nos próximos dias. Por enquanto, leia:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-i.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-ii.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-iii.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/gordura-saturada-revista-mens-health.html

    ResponderExcluir
  32. Ao Dr.Souto ou quem puder ajudar: as principais fontes de carboidrato deveriam ser então frutas e verduras? Como fico sem tempo durante a semana, faço as compras nos fins de semana portanto as dúvidas são 1 - quais os alimentos base que não devem faltar nas refeições (maçã? brócolis?)?, 2 - qual a quantidade diária (2 maçãs? 1 kg de brócolis)?, 3 - deixando na geladeira será que duraria durante toda a semana (as verduras)?

    ResponderExcluir
  33. Bem mais verduras do que frutas. Frutas são boas sobremesas. Quantidade? Depende de sua tolerâncias aos carboidratos. Uma maça, ou uma laranja, ou alguns moranguinhos, ou vários mirtilos, ao dia, são opções. Diferente da comida processada que nem os microorganismos conseguem comer, comida de verdade estraga. Se não der para comprar mais seguido, sei que há quem congele os vegetais - algum leitor pode nos ajudar nisso?


    Em 26 de fevereiro de 2013 14:14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Bem, Dr. Souto, acho que posso ajudar um pouco!

    Minha experiencia como dona de casa Páleo Low Carb é que uma semana não vai prejudicar suas frutas e verduras. O abacate também é uma excelente opção. Muito resistente. E depois de aberto, acrescente limão e envolva num filme plástico que ele resiste bem alguns dias. Se fizer guacamole então nem se fala. Brócolis, espinafre e outras verduras cozinhe no vapor, coloque em um recipiente plástico, coloque um papel toalha por cima (absorve o excesso de umidade) e vai durar uma semana tranquilamente. Eu tenho o privilégio de ter hortas orgânicas perto de casa, quando compro minhas verduras, deixo na parte de baixo da geladeira e só lavo o que vou consumir na hora. Isso também ajuda na conservação. Não fechar os sacos ajuda, quanto mais sequinhas, mais vão durar.

    ResponderExcluir
  35. Agradeço ao Dr. Souto e a Sr.ª Ayres pela contribuição! Pretendo experimentar a dieta o mais ráoido possível.

    ResponderExcluir
  36. Dr. José Carlos Couto, é verdade que a dieta cetônica é perigosa para o organismo pois pode ocasionar a cetoacidose? Comecei a dieta do Dr. Atkins em agosto de 2012. Já perdi 19 kgs. Não pretendo nunca mais voltar a comer carbo como antes. Mas minha família e amigos ficam me falando que é perigoso. Tenho 52 anos e não posso me arriscar - nem a voltar a pesar como antes e nem colocar minha saúde em risco. Por favor me oriente.

    ResponderExcluir
  37. Olá Dina.

    Veja bem, não podemos confundir cetose com cetoacidose. Não existe relatos de pessoas em low carb que desenvolveram cetoacidose. Cetoacidose acontece com diabetes tipo 1. Veja este comentário do Dr. Souto: "Cetoacidose é um estado de DOENÇA na qual os níveis lipólise (a eliminação da gordura acumulada) são tão grandes devido à falta total de insulina que o fígado é obrigado a converter este excesso de gordura em corpos cetônicos, e os níveis são tão altos que produzem acidose metabólica. A única situação clínica em que isso acontece é o diabetes tipo I sem tratamento. Pesquisando na literatura, descobri que mulheres grávidas com hiperemese gravídica, uma situação patológica em que a mulher vomita sem parar, levando a um quadro de jejum e desidratação. pode produzir cetoacidose. Isto se daria pois na gestação já há uma resistência à insulina fisiológica, ampliando o efeito do jejum sobre este hormônio. SE QUALQUER PESSOA PUDER ME INDICAR UM ESTUDO OU UM RELATO DE CASO EM QUE UMA PESSOA DESENVOLVEU CETOACIDOSE COM RESTRIÇÃO DE CARBOIDRATOS, POR FAVOR ME MANDE A REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA."
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/sobre-dietas-e-darwin.html#comment-810998781

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Dr José Carlo s Couto! Pretendo começar uma nova dieta, porém agora comendo a gordura natural dos alimentos! O que aconteceu comigo foi o seguinte: Nunca tive barriga até os 37 anos, tinha a barriga chapada, sempre pratiquei esportes mas não muito a sério e sempre achei que se algum dia a minha barriga crescesse eu conseguiria facilmente queima-la...ledo engano, hoje com 46 anos tenho uma barriga de uns 5 cm que não consigo perder de forma alguma, porém não é com isso que me preocupo, também não consigo mais jogar futebol como jogava antes dos 40(até dei um tempo)...então comecei a correr atrás da saúde novamente, parei de beber, li 3 livros( A dieta do abdômen de David Zinczenkoom, A nova dieta da evolução de Arthur de Vany, e Emagreça com Dr Rey)todos com a mesma base( que se deve cortar carboidratos e comer proteinas, legumes e saladas). Porém eu sentia que algo faltava ali...me sentia fraco para treinar e até trabalhar...fiz a dieta do De Vany, emagreci 5 kilos, porém a barriga continuou igualzinha!( eu fraquinho)

    Agora pretendo fazer a dieta paleo, porém comendo as gorduras naturais dos alimentos, eu evitava manteiga, queijo, tirava todas as gorduras das carnes, comia pouco ovo, pouco baicon, pouca maionese! Agora vou introduzir esses alimentos novamente e continuar não consumindo oleo de soja, fritura ,arroz, batata, massas, pães, açúcar, trigo e grãos!

    Vou fazer musculação pesado duas vezes por semana e também 10 Sprints aos sábados!

    Daqui a 3 meses vou fazer novos exames de sangue( o meu colesterol total é 180, pressão arterial 12 por 8 e glicemia abaixo de 100) e posto aqui o resultado e como estou me sentindo ok.

    Estou no caminho certo Dr?

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  39. No caminho certíssimo! Aguardo suas notícias.

    Sent from Galaxy S3
    Em 06/03/2013 18:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  40. Doutor! Vim hoje falar da minha experiencia com a dieta nos ultimos dias! Sempre que desejava emagrecer comecava dietas burras de comer pouquinho e passar fome. Claro, nunca dava em nada.. Eu so ficava compulsiva! Nos ultimos dias cortei totalmente o carboidrato e perdi peso! Nao sei quanto perdi pois nao estou me prendendo a balanca e estou fazendo musculacao e HIIT. Nao passo fome. Como carne, gordura e vegetais. E como ate ficar satisfeita. Nao tenho compulsao. Cortei totalmente o acucar da minha vida tambem. Duas vezes por semana eu bebo cerveja (sei que eh pao liquido) mas tambem nao da pra se privar de tudo! Enfim, acho que encontrei um estilo de vida que vai me deixar magra pra vida toda! Muito obrigada! Estou lendo todos os posts do seu blog :D

    ResponderExcluir
  41. Muito obrigado por este depoimento, e parabéns!

    Sent from Galaxy S3
    Em 10/03/2013 01:43, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  42. Boa noite Dr Souto! Após 7 dias de dieta paleo(antes eu fazia a dieta faleo) vou falar como estou indo, mas como diria Jack: -vamos por partes( desculpem a minha escrita, sou péssimo em redação)

    Açucar: Me restrinjo a uma colherzinha de açucar mascavo no cafezinho de manhã, é só...não sei oque vou fazer na pascoa( já estou sofrendo por antecipação)

    Gorduras: inclui novamente todas

    Leite: não me dou muito bem com leite, mas tomo iogurte feito em casa todos os dias, delicioso!

    Pão: abolido! ontem fui no mercado e fiquei muito feliz de não mas me preocupar com o aumento constante de preço! A única falta que sinto dele é como um "envolucro" para manteiga, presunto, salaminho ou requeijão, etc, se alguém souber como se faz pão paleo sem trigo da um toque!

    Grãos: só um pouco de feijão , coisa minima mesmo porque gosto muito...arroz não como faz tempo.

    Batata: Abolida...mas a doce eu como.

    Academia: estou me sentindo muito mais forte e já pego mais peso.

    Meu peso: igualzinho(83 kilos, 1.80)porém eu já havia perdido peso com a dieta faleo(sem gorduras) e o que quero é até ganhar uns dois kilos, mas de musculos e perder a barriguinha.

    Nozes: uma vez por semana compro de 5 a 6 tipos.

    Frutas: Sempre comi muita fruta e vou continuar comendo, porém agora não como mais como lanche e só como sobremesa após uma refeição.( e também estou comendo poucas bananas)

    Refrigerante: quando a minha familia está tomando e estou com muita vontade coloco dois dedos em um copo, completo com agua mineral, limão e gelo.

    Carnes e peixes e aves: Sempre e com a gordurinha deliciosa.

    Jejum: ainda não fiz mas as vezes pulo o café da tarde e vou direto para a janta, coisa que nunca fiz e nem sinto fome!

    Familia: a minha mulher acha que fiquei doido e meu filho de 14 anos já adotou a dieta!

    Bom , por enquanto é só, daqui alguns dias posto outro relato!

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  43. Fatima Aparecida Rocha Guimara15 de março de 2013 20:56

    Eu faço com o brócolis e a couve flor, o que se chama de "branqueamento", ou seja jogo os vegetais na agua fervendo e aguardo um minuto, retiro e jogo na agua fria para dar um choque...espere esriar e congele. Qdo for utilizar novamente é só colocar de novo na agua quente e consumir...fica bem fresquinho...é uma ótima opção aqui na Bahia, onde não encontro os vegetais no ano todo.

    ResponderExcluir
  44. oi boa tarde preciso de ajuda para emagrecer tenho 1metro e60 e estou pesado 92 kilos sou baixinha e nao me sento bem ne para ter relaçoes com meu m,arido ,me sinto feia nao conciguo emagrece

    ResponderExcluir
  45. Olá Simone.

    O que posso te dizer é pra fazer a páleo - low carb é preciso se informar. comece por aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/veja-rio-45-kg-em-7-meses-com-low-carb.html

    ResponderExcluir
  46. Peso 130 kg , tenho 17 anos e meço 1,83 ... alguma dica de dieta ?

    ResponderExcluir
  47. comece por aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    ResponderExcluir
  48. Não se preocupe em fazer jejum, é uma coisa que vc vai acabar fazendo sem preceber. Eu por exemplo, quantas vezes jantei por volta de 8:30 9h da noite, por estar saciado não comi mais nada, no outro dia não senti vontade de tomar café da manha e só voltei a comer alguma coisa no almoço, geralmente por volta de 12:30 a 1h da tarde. Isso são 16 horas de jejum, que vc acaba fazendo inconcientemente.

    ResponderExcluir
  49. 1 Elimine todos o grãos
    2 Evite açucar e reduza os carboidratos
    3 Coma mais gordura, ela é sua principal fonte de energia
    4 Coma comida de verdade
    5 se informe, leia as postagens do blog, procure as fontes citadas e leia as mesmas diretametne, entenda como o corpo armazena gordura, o papel da insulina , e a questão do colesterol. Experimente e tire suas conclusões.

    ResponderExcluir
  50. Tenho a mesma dúvida do João já li muitos posts e sei(aprendi lendo) que como tudo na nutrição é questionável....
    Estou emagrecendo seguindo algumas dicas de sites e tenho me deparado com a low carb que acho fantástica só que tenho muitas dúvidas tenho lido o livro Atkins e sigo um grupo no face...
    Dúvidas.
    1º para emagrecer com a low carb preciso comer mesmo apenas 20g de carbo por dia...claro vindo dos fibrosos?
    2ºcomo contar isso
    3º qual a diferença entre PIS e o Whey qual o melhor e como usar já que quero treinar(academia)?

    Grato desde já,

    Daniel Rosa

    ResponderExcluir
  51. Olá Daniel.

    1º - Não e não sei! Cada pessoa tem um limite de carbs que pode comer por dia. Isso, só testando mesmo. Pode ser que você tenha que ficar no extremamente baixo, que são os 20g ou pode ser que não.

    2º - Se você tem o livro do Atkins e segue o grupo é fácil. Existem também várias tabelas de analise nutricional de alimentos disponíveis na internet. Mas... nada disso é necessário. Coma comida de verdade. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    3º PIS é feito de soja.... que é uma porcaria!

    Leia:

    http://www.umaoutravisao.com.b...

    http://www.umaoutravisao.com.b...

    http://www.umaoutravisao.com.b...

    http://www.umaoutravisao.com.b...

    ResponderExcluir
  52. Obrigado pelas informações Patrícia.

    ResponderExcluir
  53. Prezado Dr. José Carlos Souto, obrigada pelos conselhos e informações. Têm nos ajudado muito a continuar.

    Dr. José Carlos,estou um pouco apreensiva e por isso estou escrevendo. Estou na dieta do Dr. Atkins desde agosto de 2012. Perdi 19 kgs. Ainda faltam 12 kgs. Só que ultimamente não tenho conseguido evitar um "chocolatinho". Parei de emagrecer. Estacionei em 72.200. Será que não vou mais emagrecer? Exite uma informação de que se sair e entrar na dieta várias vezes o corpo não emagrece mais. Isso é mito ou verdade? Será que meu "pecado" não tem perdão?? Ou só tenho que perseverar?

    ResponderExcluir
  54. Bom perder 12Kg não é NADA mal. Mas estes últimos Kg são complicados. Não precisa evitar o chocolate, precisa evitar o açúcar. Acostume-se com cacau acima de 70%. Sobre suas outras perguntas, leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/nao-e-tao-simples-o-set-point.html

    E depois:http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html

    ResponderExcluir
  55. Prezado Dr. José Carlos Souto, há cinco dias decidi seguir a dieta paleolítica, porém venho me sentindo um pouco fraca. Eu tenho uma rotina boa de exercícios. Corro 8 km todos os dias, faço pilates 5 vezes na semana e ginástica multifuncional 2 vezes. O que posso comer antes da corrida e depois dela (começo a correr às 7:00 da manhã)? Em 6 km já me sinto cansada como não me sentia antes correndo mais de 8 km. Peço sua ajua e sugestões por favor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  56. Dê a seu corpo 14 a 21 para se adaptar. Um metabolismo acostumado a usar glicose leva um tempo para passar a usar gordura.

    Sent from Galaxy S3
    Em 10/04/2013 10:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  57. eu queria saber também Dr. José Carlos Souto, se posso tomar alguma tipo de refrigerante. A vida toda eu comi carboidratos em excesso e derrepente resolvi fazer essa dieta, e estou conseguindo facilmente evitar carboidratos e açúcar sem problemas, porém ainda não estou muito certo do que comer quando comer. Eu gostaria de saber o que posso comer em excesso sem me preocupar existe algo nessa dieta que eu possa comer a vontade e quando estiver com fome?.

    ResponderExcluir
  58. Refri não é páleo, mas como o Dr. Souto mesmo diz "o bom não pode ser inimigo do ótimo". Se não consegue abrir mão, use os 'zero'. Quanto ao que comer e quanto, leia aqui:

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde, continuo com a dieta, não li tudo do blog por falta de tempo, mas estou avançando...sinto-me bem, porém tenho algumas dúvidas.

    Eu não cortei totalmente o açucar por causa do café(pretendo testar sucralose, já que não gosto dos outros adoçantes), existe algum problema em estar consumindo gordura porém não ter abolido totalmente o açucar?(pães, massas, batata, soja, margarina, etc, estão de fora faz tempo)

    Outra coisa, a minha ejaculação estava com pouco volume, pensei que fosse por causa da finasterida que tomo contra queda de cabelo, porém após algumas semanas de dieta percebo que aumentou a quantidade...será que tem a ver com o aumento de consumo de gorduras?

    De resto me sinto muito bem, tinha dores nas pernas e fraqueza que foram embora, pretendo fazer exames de sangue logo mais, obrigado!

    ResponderExcluir
  60. Você já cortou quase tudo de ruim - provavelmente um pouquinho de açúcar não vá lhe prejudicar. Quando fizer seus exames, veja os triglicerídeos: se estiverem abaixo de 100, é porque vc está comendo pouco açúcar. Quanto à sua outra pergunta, é comum haver melhorias nesta área, em paralelo com o aumento de testosterona que se observa à medida que a síndroma metabólica regride.


    Em 21 de abril de 2013 13:25, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  61. Olá, sei que devo estar atrasado e alguém já citou, mas ainda assim, viram isso? http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/donna/noticia/2011/11/em-visita-ao-rs-medico-brasileiro-dr-hollywood-conta-que-tem-dieta-restrita-3574422.html

    ResponderExcluir
  62. Dr Souto, encontrei em seu blog a melhor informação sobre nutrição que eu poderia encontrar pois toda sua argumentação tem muita base e realmente se tudo que se fala sobre nutrição hj fosse o correto os números de diabetes e hipertensos deveria diminuir e nao aumentar como de costume.Obrigado por abrir os olhos de muitas pessoas quanto ao que é correto comer.
    No entanto estou com uma dúvida:venho fazendo low carb por um mês e já emagreci 8 Kg.minha meta é chegar aos 77Kg, estou com 80Kg.Porém, chegando aos 77 gostaria de aumentar 3Kg de massa magra, com musculação e atividade anaeróbica.O que eu poderia passar a ingerir para me ajudar nesse processo de ganho de massa magra sem sair dos moldes low carb?

    ResponderExcluir
  63. Desde que vc consuma quantidade suficiente de proteína (de qualquer fonte: carne, ovos, whey, etc) (ao menos 2g por Kg de peso), o resto depende exclusivamente da musculação. E parabéns pelos resultados!


    Em 24 de abril de 2013 15:54, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  64. Dr. Souto, estou seguindo uma dieta similar a paleolítica a 30 dias, porém sem consumir leite ou derivados... até agora não eliminei nenhuma grama sequer. É possível que meu metabolismo esteja reduzido para "armazenar" já que alterei drasticamente a alimentação? antes eu fazia somente 3 refeições/dia e agora faço 6 ou 7. Pratico Pilates duas vezes por semana e 1 hora de caminhada no final de semana. Estou muito desanimada...

    ResponderExcluir
  65. Ola Dr. Venho lendo seu blog a um tempo qdo resolvi fazer dieta para perder 9kls. Estou fazendo a da proteina e ate hj quinto dia nao perdi UMA GRAMA, antes ja tinha tentado da USP, fruta com whey protein e assim por diante ate topar com low carb.
    O MEU GRANDE PROBLEMA É...por incrivel q pareça há uns 4 anos pra cá apos travar uma batalha gigante contra um cancêr, minha fisiologia mudou estranhamente, tanto q nao posso tomar agua pura sem adiçao de algo, como suco, adoçante ou cha pq FICO COM UMA AZIA TREMENDA, e vivo no omeprazol entre outros. E li no seu blog

    ResponderExcluir
  66. ops....postei sem terminar...bem ..li no seu blog q adoçantes sao proibidos pq nao levam a cetose...entao o que eu faço em questao de liquidos???
    Aguardo uma soluçao, nem que seja alguem experte no assunto rsss
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  67. Olá Willy.

    A dieta páleo / low carb não é dieta da proteína. Você pode e deve comer comida de verdade. Quem faz páleo não tem azia! O que vc diz de água pura é muito estranho... Vc já retirou todos os grãos da sua alimentação? Incluiu bastante gordura da boa (manteiga, banha, azeite, oleo de coco)?
    Quando tiver qualquer azia ou queimação, esprema o suco de meio limão e tome puro. Inclua o limão nos seus líquidos, é o melhor remédio pra azia. "O ácido cítrico do limão age como um bloqueador de prótons, ou seja, um Omeprazol Natural. O limão com seu elevado teor de ácido cítrico e citratos, uma vez ingerido, deixa de apresentar propriedade ácida porque, estimula a produção de citratos e outros sais orgânicos alcalinos, promovendo rapidamente a neutralização da acidez localizada, do sangue e demais líquidos corporais."

    Quanto aos adoçantes serem proibidos... acho que vc confundiu alguma coisa, não me lembro do Dr. Souto proibir nada. Leia sobre adoçantes: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html
    Recomendo ler: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

    ResponderExcluir
  68. AHHH e AGUA, NAO POSSO MESMO, SÓ SE FOR H2O da COCA COLA ou q contenha algum aditivo como gas ou sabor, SINISTRO NAO??? NINGUEM CONSEGUIU DESCOBRIR A CAUSA AINDA!

    ResponderExcluir
  69. Willy, percebe como está seu nível de ansiedade?? LÁ NO ALTO! Isso tbm não deixa emagrecer, viu? Pior, stress ENGORDA.

    Só tem 6 dias de dieta???? Não dá pra esperar NADA em 6 dias. É sério, vc precisa colocar isso na cabeça. Tem gente que emagrece sim, mas olha o meu caso, fui COMEÇAR a emagrecer depois de 20 dias... VINTE DIAS!! Mas eu faço páleo / low carb não só pra emagrecer, mas sim por que é um estilo de vida que faz muito bem pra saúde. Digo isso pq minhas enxaquecas foram embora já na 1ª semana, nada de rinite nem sinusite, a pele fica maravilhosa e a barriga seca!

    Tem quanto tempo que vc retirou os grãos? Cortou feijão, soja, trigo, aveia, etc?

    Essa de comer só ovos e carne não vai dar certo! Cadê as gorduras?? Cadê o BACON!! Se vc não comer gorduras boas NÃO VAI EMAGRECER!

    Pra que comer polenguinho se tem outros queijos com 0 carbs e que são muito mais saborosos?

    O limão, vc disse que já tomou. Quantas vezes? Foi PURO? SEM ADOÇANTE NEM ÁGUA? A minha mãe tinha h pilory e curou com limão... Já pensou ser psicológico?...

    Bem, quanto aos carbs não dá pra saber o seu nível de tolerância, isto é individual. Tem gente que emagrece comento 100g, 150g. tem gente que tem que manter abaixo de 50, 40, 30... enfim, vc vai ter que experimentar. Se vc quer emagrecer melhor não atacar os tubérculos.

    Olha, isso de ser natural e poder comer a vontade é complicado. Veneno de cobra é natural... maconha também... Pode usar? DEPENDE! Tem aplicação pra tudo! Veneno de cobra pode ser usado como antídoto e maconha pode ser usada como remédio. Entendeu?

    A vontade mesmo, vc pode comer gordura... e duvido que vai conseguir se empaturrar, pq gordura sacia rápido e mantem o nível de energia por muito tempo. E mesmo a proteína, ela satisfaz rápido. Quando tiver fome, COMA ATÉ ficar saciada. E pronto! Essa é a medida.

    Essas capsulas que vc falou eu já tomei, quando fazia contagem de calorias e PRA MIM não adiantou nada...

    Pra saber sobre Síndrome Metabólica leias isto: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/sindrome-metabolica-o-flagelo-moderno.html

    ResponderExcluir
  70. Rss! Não é bem ansiosa, mais frustrada pelas toneladas de respostas de blog dizendo que emagreceram tantos kilos em poucos dias....e sim...eu sei q ansiedade e estress engordam o q pra mim é meio complicado pq tenho sindrome do panico e ja fazem 3 meses q nao coloco o pé na rua. As compras sao feitas por uma amiga qdo ela pode ou eu peço algo on line. Por isso minha falta de alguns alimentos na dieta.
    Mas eu como manteiga, bacon sim...
    Qto a dieta, é q venho fazendo um monte há 2 meses no qual iniciei algumas a 2 anos... todos os tipos de medicamentos "NATURAIS" ON LINE eu ja experimentei por anos exemplo: NUVORYN enganaçao, TAK, outra enganaçao, CENALESS; enganaçao too, BIOFIT tbm, a pouco tempo entrei na moda do VICTOZA E DO KOUBO ( dinheiro a toa, pelo menos pra mim) só entao a mais ou menos 2 meses tenho feito dieta (claro q antes nao era akela comilança, mas qq coisa ja engordava) Eu sou uma perfeitA CONSUMIDORA NET, pode me perguntar qq produto pra emagrecer desde os termogenicos (BLACK ULTRA) ja experimentei e nada.
    Entao, resumindo, ja vindo de muitas dietas de 2 meses pra cá resolvi fazer a low carb (PQ AMO CARNE...como meu pai dizia.,,,tudo q se mexe eu como rsss...pq alem de carnivora gosto de tudo mas TUDO mal passado) Entao achei q essa seria um modo de vida pra mim.
    So o pbm de ter acesso ao produto q é meio complicado pq nao consigo sair de casa.

    ResponderExcluir
  71. Oi Patricia prometo q nao postarei muito agora, essa foi só pra dizer q vc me ALIVIOU E MUITO em saber q meu organismo não é tao alienistico como eu imaginava afinal vc tbm levou um tempo pra perder peso.... VC TBM ME TIROU ENORMES DUVIDAS SOBRE A DIETA! Sobrou uma só...uma marca de adoçante q REALMENTE NAO INTERFIRA, fora akela q o DR, Citou mas q ele compra no JUMBO. UNS DIZEM CICLAMATO, é o q uso ZERO CAL outros SUCRALOSE (mas e o OSE) nao é açucar??? Só isso e nao te incomodo mais rsss

    ResponderExcluir
  72. Sucralose não é açúcar, é um adoçante não-calórico. E, para vc saber, alguns tipos de quimioterapia podem alterar permanentemente o paladar - talvez tenha sido o seu caso.


    Em 3 de maio de 2013 09:52, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  73. Com sal não rola Willy! nem funciona chupar... Para o estômago, esprema num copo e use um canudinho, evita o contato com os dentes e desce bem mais fácil. Ele PODE, prejudicar, mas dessa forma, com o canudinho não prejudica em nada. E limonada não prejudica mesmo! Pode adicionar suco de limão na água gasosa, no H2OH, em qualquer outra bebida que não tem problema. Mas para a azia tem que ser PURO!

    ResponderExcluir
  74. Comecei a dieta hoje... Já vinha fazendo a low carb, mas também era low fat e com poucas calorias diárias.
    Tive uma dúvida: os queijos sem carboidrato são realmente aceitos nessa dieta ou apenas "toleráveis"?
    A dieta IDEAL, na sua opinião, teria ou não queijos? E para emagrecer, é mais seguro tirar os queijos:?


    Também estava até agora totalmente sem vegetais, só com proteínas MESMO. Agora fico com medo de acrescentar -pelo menos até completar o emagrecimento - qualquer vegetal, mesmo os pobres em carboidratos. Eles são essenciais?


    Pensei em ficar com carnes - vermelhas, frango e peixes - abacate, óleo de coco, azeite e ovos... E talvez o queijo (aí que fico na dúvida).

    ResponderExcluir
  75. Vegetais são essenciais para a sua saúde. Só elefantes e hipopótamos engordam com folhas verdes. E, ao contrário deles, nós não digerimos celulose. Talvez o ideal seja evitar os laticínios por causa da elevação da insulina, para aquelas pessoas nas quais isto for um problema. Para a maioria das pessoas, pode ser consumido com total impunidade.
    Em 10/05/2013 20:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  76. Entendi...Vou deixar os queijos em pequena quantidade então...E também fazer o Jejum Intermitente. Para dar uma acelerada.


    Vou adicionar as folhas a dieta, adoro alface, rúcula, agrião, é um sacrifício ficar sem mesmo..


    O abacate tem qual "potencial" de elevar a insulina? Quem ta buscando perder peso/controlar o máximo possível a insulina pode comer todo dia?

    ResponderExcluir
  77. Stevia não é melhor que sucralose?

    ResponderExcluir
  78. Ótimo. Abacate pode comer todo dia, até o dr. Atkins recomenda meio abacate/dia (inclusive na indução).

    ResponderExcluir
  79. eu não sei! Mas não gosto do sabor da stévia...

    ResponderExcluir
  80. É que eu já ouvi algumas pessoas dizendo que sucralose faz mal, e que a stevia é o único adoçante sem calorias que não é prejudicial.


    O gosto não é muito bom mesmo, mas já acostumei.
    Minha dúvida era se por ser um adoçante natural, mesmo sem calorias, poderia prejudicar a dieta de alguma forma.

    ResponderExcluir
  81. Fiquei com só uma dúvida agora (Juro que a última, rs).. Acho que essa é a dúvida de muita gente..Já aprendi que devem ser mais gorduras que proteínas, mas quanto mais?


    Qual a proporção média ideal entre gorduras e proteínas? O dia de hoje devo fechar com mais ou menos 64% das calorias vindo das gorduras e 31% das proteínas (e 5% vindo do carboidrato, só o presente em 100g de abacate e no ovo).

    Essa proporção está boa? Devo aumentar a parte vinda das calorias da proteína e diminuir da gordura ou é assim mesmo? assustei um pouco com os números (como a gordura é mais calórica, quando estamos comendo não parece que tanto % vem dela).


    Abraços.

    ResponderExcluir
  82. boa tarde gente!
    ja faz um bom tempo que ando lendo sobre a dieta paleolitica, estou muito interessada a manter esse novo estilo de vida, a súde agradece mtuio ne!
    tenho uma vida muito complicada, trabalahr de plantao nunca permitiu uma alimentação de 3 em 3 horas e com aliemntos "corretos".
    marquei consulta com uma nutricionista que peguei aqui no blog o contato, mas só terie tempo na outra semana. gostaria de iniciar por agora essa dieta, ir mudando ... gostaria de sugestoes, de como posso ir mudando ate ir na consulta..
    se alguem puder me ajudar ficarei feliz!
    aaaa e claro q tb qero emagrecer, mas nada muito radical..
    obrigadaa!!

    ResponderExcluir
  83. Andreza Barbosa Peixoto29 de maio de 2013 12:53

    Dr, tenho pressão alta e pré-diabetes, posso iniciar esta dieta? Tenho que ficar mais atenta a alguma restrição como fruta?

    ResponderExcluir
  84. Olá Andreza

    É muito indicada a páleo / LCHF para pressão alta e inclusive para quem já tem diabetes. Sobre frutas, leia:http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    ResponderExcluir
  85. o prazer é meu! ;)!!

    ResponderExcluir
  86. Andreza, se vc começar a ficar tonta, veja se a pressão não está baixa demais, e veja com seu médico a possibilidade de reduzir a medicação - a dieta é tão eficaz que às vezes a pressão cai em poucas semanas.


    Em 29 de maio de 2013 12:56, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  87. Boa Noite! Faz uma semana que comecei a dieta paleo, porém nada ainda mudou. Tenho hipotireoidismo, faço reposição hormonal todos os dias. Será que eu consigo emagrecer fazendo a paléo? Tenho muita vontade de comer doce. Tem dias que sofro bastante. Não faço academia, não gosto de exercícios físico. Tenho 1,68m e 86kg. Preciso emagrecer 20kg. Estou comendo bastante legumes, carnes e ovos. De manhã tomo uma xícara de café com adoçante. Ainda não consegui tomar café puro. Gostaria de saber qto tempo demora para começar a emagrecer??? Tendo hipotireoidismo??? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  88. Olá Camila.

    Uma semana é pouco pra avaliar se algo mudou ou não. Uns perdem peso rápido outros demoram, isto é muito individual. Depende de uma série de fatores.. Calma!


    Você não falou em gorduras boas (manteiga, azeite de oliva, banha, óleo de coco). Essas gorduras garantem a saciedade e inclusive ajudam a sua vontade de comer doces Coma abacate com adoçante. Pode até colocar leite de coco!

    Eu não sei quais legumes você come bastante, mas fique atenta para não exagerar nos que tem muitos carbs.

    Quanto ao hipotireoidismo, veja aqui um comentário do Dr. Souto: "Uma dieta paleo estrita (zero glúten, zero soja, zero feijão/lentilha/amendoin, evitar óleos de sementes) pode reverter o hipotireodismo se o mesmo for causado por tireodite de Hashimoto. Mas a única forma de saber é acompanhar com exames. E o hipotireoidismo persistente e não tratado irá dificultar a perda de peso." http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/05/o-sal.html#comment-904851558

    ResponderExcluir
  89. Doutor,
    Estou fazendo a dieta a 4 meses, e emagreci 10 kg, minha filha começou um mês depois de mim e conseguiu emagrecer 8 kg em um mês, mas depois disso estacionou.
    Tenho olhado o blog e a sua ultima postagem me deixou em duvida, quanto a questão da fibra de soja.

    Faço musculação 6 vezes por semana, e consumo o pão feito com a fibra de soja duas vezes ao dia (no máx. 4 fatias).
    Todas as minhas taxas normalizaram, pois antes tinha síndrome metabólica, diabetes e as taxas todas alteradas.
    E gostaria de saber também sobre o doce, pois pesquisando receitas achei o doce de cacau e coco mas não sei se posso comê-los todos os dias como tenho feito.
    Abraços,
    Martha

    ResponderExcluir
  90. Olá Patricia

    Estou me alimentando basicamente de carnes de porco, de boi, fritos na manteiga, como azeite e os legumes são cenoura cozida e crua, abobrinha, couve, couve flor e brócolis, todos cozidos na água e sal.Como ovos todos os dias.Agora comprei banha para fritar as carnes.Minha preocupação é se posso um dia da semana comer normal, tipo, um chocolate, um doce qualquer? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  91. Olá Luma.

    Não sei o quanto esse pão pode ou não te prejudicar. Fibra de soja é feita de soja! A soja é complicada... É altamente processado, tem anti-nutrientes e tem efeitos hormonais imprevisíveis sobre o corpo.

    Não tem como te responder se pode ou não pode comer o doce todos os dias, você vai ter que testar e ver se pode! Eu como coco e cacau todos os dias, MAS essas tolerâncias são muito individuais, entende?

    Musculação 6x? Você acha produtivo? Não sou especialista em musculação, mas excesso pode ser até prejudicar o desenvolvimento muscular. http://emagrecerdevez.com/o-terrivel-erro-de-quem-vai-pra-academia

    Leia:

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/Proteina%20de%20soja.htm

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/leitedesoja.htm

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/darksoja.html

    http://emagrecerdevez.com/a-verdade-sobre-a-soja-como-alimento-saudavel

    ResponderExcluir
  92. Primeiro dia low carb e pura sensação de leveza geral, Ultimamente sentia um cansaço horrível mesmo me empanturrando de carboidratos. Tenho a sensação de que estava consumindo veneno altamente viciante. Mesmo comendo carne, gorduras, queijo amarelo e ovos(tbm comi berinjela, tomate e pimentões), parece que comi algodão, Nada de fadiga depois de comer. Mas confesso o vício em comer a todo instante. Salve agelatina diet. Bem, vamos em frente carb free forever ;-)

    ResponderExcluir
  93. Muito bom... o vício de comer a todo instante passa depois de algumas semanas. Um dia, sem nem se dar conta, vc verá que comeu há umas 8 horas e nem percebeu.


    Em 2 de junho de 2013 23:43, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde Dr.Souto.
    Fazia uma semana que estava na dieta páleo, porém este final de semana relaxei e engordei, comi bolachas , chocolate, danone....tudo o que não se deve comer, mas minha ansiedade falou mais alto. Hoje recomeçando na dieta páleo, comi bisteca frita na banha, abobrinha cozida na água e sal, cenoura e beterraba ralada, com azeite e sal. Estou saciada, parece que comi um boi...rs. Mas o meu problema é com doce, sou viciada e sinto falta.
    Bom, tenho 20kg pra perder e nunca mais achar...rs. Tenho hipotireoidismo, faço reposição hormonal todos os dias e faço exames a cada 3 meses. Atualmente meu TSH está um pouquinho alto, mas já estou tratando. Gostaria de saber se a minha tireoide vai atrapalhar meu emagrecimento e se vai demorar para que eu emagreça? Aguardo sua resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  95. Camila, leia isso: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html
    Hipotireoidismo só atrapalha se não estiver tratado.


    Em 3 de junho de 2013 13:54, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  96. Boa noite Dr.Souto.


    Eu tomo todos os dias 100mg de levotiroxina.Faço exames de 3 em 3 meses. Neste último meu TSH estava um pouquinho alto. Já estou tratando.Gostaria de saber sobre frutas, quais eu devo comer e quais eu devo evitar. Eu gosto muito de banana, porque sustenta bem, tb gosto de maçã.Quanto ao café, eu tomo com adoçante, não consigo tomar puro e evito o açúcar.Hj me pesei, acho que este fds não me prejudicou tanto assim saindo da dieta, estava com 87,5kg e hj estou com 86,4 em uma semana que comecei.Não vai ser fácil, pois adoro doces e principalmente um chocolate, mas vamos em frente, tenho que eliminar 20kg. Espero que a minha tireóide ajude...rs. Obrigada pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  97. Frutas: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html


    Banana é a pior opção possível.


    Coma morangos com nata com adoçante, e nata com whey de chocolate pra matar a vontade de doces. À medida que seu paladar for se acostumando com menos doçura, vá do chocolate 70% ao 90%, aos poucos.

    ResponderExcluir
  98. Boa Noite Sr Souto

    Iniciei a dieta paleo dia 02/06,engordei 3kg e estou tomando um composto para emagrecer. Ele é um composto a base de:Bromazepam.sene.fucus vesiculosus.hidroclorotiazida. porangaba.carboximetil celulose.picolinato de cromo. Glucomanan.bromoprida. thiomucase. Aloina. Cascara sagrada. Colageno. Gelatina. Paulilinia cupana. Fluxetina. Clorela. Garcinia. Cassioolamina. Gymmema sylvestre. Tribulus. Tb estava tomando Femproporex de 40mg e agora parei pq vi que não adianta nada para quem tem hipotireoidismo.O que eu sinto quando tomo o composto é muita vontade de fazer xixi, pois ele contém diurético. Mas não sei se atrapalha na dieta paleo. Será que atrapalha? Não estou comendo carboidratos e mesmo assim engordei 3kg. O que está errado? Obrigada, Camila.

    ResponderExcluir
  99. Sou 100% contra esta abordagem - o objetivo e melhorar a saúde, e não acabar com ela.

    Leia: http://www.marksdailyapple.com/17-reasons-youre-not-losing-weight/ E também: http://www.marksdailyapple.com/9-more-reasons-youre-not-losing-weight/
    E veja se você se enquadra em algum desses motivos para não perder peso. E fuja de quem lhe prescreveu isso.


    Em 10 de junho de 2013 13:33, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  100. Boa Noite Dr Souto


    Parei de tomar este composto que estava me fazendo mal. Porém hoje tive uma dor abdominal horrível e fui ao médico.
    Fiz exames de sangue e urina, que estão super normais. Fiz RX do abdomem e o médico me disse que eu estava com muitos gases.Me disse que algumas verduras e legumes dão bastante gases.Me passou luftal pra tomar e me proibiu de tomar este composto. Pediu exames da tireoide, que vou colher o sague amanhã.
    Mas tb achou estranho com esta dieta eu estar engordando. Meu marido emagreceu 16kg em dois meses com a dieta paleo, aliás almoçamos e jantamos juntos.Mas ele emagrece e eu engordo. Li o site que o Sr recomendou, não me identifiquei com nada.Agora, não sei se cada organismo reage de um jeito e o meu não trabalha bem com a dieta paleo.Não sei se isso pode acontecer,pode? Não sei se paro com a dieta ou continuo tentando,mas daqui a pouco vou bater 100kg????? Estou com medo de ficar obesa,pois ainda estou sobre peso. Hoje me pesei assim que acordei e a balança bateu 90kg. Estou desesperada!!!!!! Por favor me ajude! Grata

    ResponderExcluir
  101. Vá de jejum intermitente + low carb - em geral, não falha!

    ResponderExcluir
  102. Dr Souto, muito obrigada pela resposta!
    Ontem jantei e não comi mais nada até hj no almoço, não tomei café da manhã, foram 16 horas de jejum. Aguentei bem, Hoje almocei abobrinhas, cenoura e brócolis cozidos no vapor e comi 3 bifes fritos em banha.Até agora estou satisfeita.. Vou tentar o jejum de 24 horas hoje. Vamos ver se consigo. Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  103. Está no caminho certo!

    2013/6/11, Disqus :

    ResponderExcluir
  104. Recebi este artigo hoje e gostaria de compartilhar com todos.
    http://hypescience.com/8-mitos-sobre-dietas/

    ResponderExcluir
  105. Dr. Souto


    Gostaria de fazer uma pergunta. Posso comer aqueles torresmos tipo salgadinho ? Não é o da elma chips tipo baconzitos é a pele frita mesmo tipo pururuca. Os ingredientes são pele de suíno desidratada e sal. 0 carboidratos.


    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  106. Não coma sozinho, divida com a gente! =)

    ResponderExcluir
  107. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/8-mitos-ridiculos-da-nutricao.html

    2013/6/13 Disqus

    ResponderExcluir
  108. Pele suína e sal - não vejo problemas! :-)


    2013/6/13 Disqus

    ResponderExcluir
  109. Sempre tenho um pacotinho por perto!

    ResponderExcluir
  110. Obrigado Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  111. Rsrsr........claro com certeza.......e eh bom o torresminho né ?

    ResponderExcluir
  112. Dr Souto, Boa Noite!


    Estou tendo problemas em seguir a dieta sem "burlar" digamos assim. Tem dias que como doce, especificamente, bolacha recheada. estou na dieta desde o dia 26 de maio.Esta semana foi aniversário do meu bebê, 2 aninhos, teve salgadinhos e bolo. Isso foi na quinta. Hoje eu fui a uma churrascaria , comi legumes e muita carne, porém , não me aguentei e comi, banana a milanesa com canela e doce de abóbora. Fico me sentindo muito culpada, depois me arrependo e fico muito mal. Já tenho depressão...então imagina como que eu fico. tem dias que subo na balança e ainda nem uma grama. Minha médica já aumentou a dose da levotiroxina, pois meu TSH estava alto.
    Meu marido também faz a paleo, começou muito antes de mim, emagreceu 17kg, me animou para começar, mas ao mesmo tempo me desanima essa vontade que tenho de comer, como eu disse em um texto anterior, minha vida era rica em carboidratos e açúcar. Está sendo um desafio muito duro , mas lendo muitos depoimentos vejo que o começo é mesmo muito difícil. Espero conseguir, mas me sinto pressionada pelo meu marido, hj qd me viu comendo me parece que ele fechou a cara pra mim, perguntei agora a noite isso pra ele, ele negou mas eu sei que ele não gosta qd saio da linha. Não sei o que fazer, quero muito emagrecer, sou extremamente ansiosa e essa pressão me deixa pior.
    O que pode acontecer, no caso de hj eu ter comido doce? Obrigada! Camila.

    ResponderExcluir
  113. Olá Camila.

    Ansiedade, culpa, stress, tudo isso atrapalha muito. É preciso ter em mente que SEU emagrecimento é SEU. Não será igual ao de ninguém. Mas acho que anda confundindo fome com vontade de comer, com ansiedade, com stress, etc.

    Se não for isso, e se você realmente tem fome é porque ainda come muito carboidrato. Fome é sinônimo de IG alto... O que nos deixa famintos é o carboidrato. Veja: "O glúten parcialmente digerido produz peptídeos denominados de"exorfinas, um estimulante dos receptores opioides no cérebro, assim como a HEROÍNA. Estas exorfinas aumentam a FOME e levam a um verdadeiro vício no consumo de produtos derivados do trigo. O simples bloqueio farmacológico das exorfinas já leva a um consumo de 400 calorias diárias a menos. Ou seja, o trigo é um poderoso estimulante do apetite." Além de viciar como drogas pesadas. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html

    Tente caprichar mais nas boas gordura. Elas saciam demais e mesmo que queira exagerar não vai conseguir muito. Misture manteiga derretida com cacau 100% (sem açucar) e coco ralado. Se quiser, umas gotas de adoçante. Sacia bem e a vontade de doce passa!

    Quanto a sua pergunta, não tem como prever o que vai acontecer por vc ter comido doce hoje! Cada organismo é único. Mas vc já entendeu bem que é ansiosa, está se sentindo pressionada, culpada. A solução não é piorar a situação. Se está insegura, se informe, leia mais sobre o assunto, entenda o que está acontecendo e o que precisa acontecer para alcançar seus objetivos. Pela sua pergunta, vc ainda não leu a totalidade deste blog. Faça isso! Você vai se sentir mais segura.

    Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html

    htmlhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/09/obrigado-ao-leitor-fabio-mossmann-por.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html

    ResponderExcluir
  114. Andreza Barbosa Peixoto17 de junho de 2013 13:12

    voltei aqui pra dizer que realmente minha pressão baixou e estou muito, mto feliz por isso!!! Obrigada Dr.Souto e Patrícia por tornar esse site tão proveito e eficaz !!! :)

    ResponderExcluir
  115. Parabéns a vc tbm Andreza! E obrigada ;)

    ResponderExcluir
  116. Dr eu tenho os eritrocitos no nivel elevado.Será que deveria tomar alguma medicação?O meu médico só me mandou fazer dieta,está correto? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  117. Eu engordei 4kg no início da dieta e descobri que o problema era o queijo. Sou intolerante à lactose e não sabia. Caso vc esteja comendo laticínios, tente eliminá-los. Para mim funcionou como mágica.

    ResponderExcluir
  118. Dr Souto, parei com a dieta, mas foi a pior coisa que eu fiz, nada do que eu como me faz bem, tenho tido enjoo e vomitando muito. Eu disse que sentia muita falta de doce, na vdd eu descobri agora que voltei a comer, que não é bem assim.
    Amanhã estarei voltando na dieta paleo. Pois não consigo me alimentar como antes de entrar na dieta paleo. Vou recomeçar, espero que agora eu consiga emagrecer, pois estou tomando Lystate, receitado pela minha médica e chá de Hibisco!

    ResponderExcluir
  119. Sou COMPLETAMENTE contra este Lystate (mesma coisa que o Xenical). Se vc tomar isso, seu corpo não absorve gordura, vai lhe dar diarreias líquidas, um desastre. Além disso, vc não vai mais absorver as vitaminas lipo-solúveis (A, D, E e K) enquanto usar isso.

    O remédio para emagrecer é a própria comida, low carb e páleo.


    Em 2 de julho de 2013 20:56, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  120. Camila, por experiência própria, pare de buscar atalhos... fiz isso por muitos anos e tudo que consegui foi dificultar ainda mais meu processo de emagrecimento. Não engordamos em 2, 5, 6 meses. Engordamos em anos! Não vai ser em 1 ano que vamos conseguir reverter todos os problemas.
    Esses ditos 'remédios' que emagrecem alteram a tal ponto a química e o metabolismo do corpo que piora muito a situação. Todas as pessoas que conheço que lançaram mão desses tipos de medicamentos, incluindo eu, engordavam sempre o dobro depois que paravam... Agora eu tenho uma resistência enorme para emagrecer. Mas pela primeira vez na vida estou emagrecendo sem fome! Devagar e sempre... Pense nisso antes de fazer isso com seu corpo e sua cabeça.

    ResponderExcluir
  121. Além disso, a ideia do Xenical é justamente TUDO o que eu tento desmentir aqui no blog - que precisa reduzir a absorção de comida, comer menos calorias, etc - sou contra, MUITO contra.

    ResponderExcluir
  122. Eu e meu marido nos inspiramos na dieta Paleo e Low Carb no começo da dieta. Meu objetivo era apenas perder alguns quilos, apresentados na forma de gordura localizada e celulite ( tenho 1,77 e estava pesada 71Kg - nenhum absurdo). Já meu marido tinha objetivos maiores, 23 Kg ( ele tem 1,88 e estava pesando 120kg). Eu praticamente cheguei no meu objetivo e meu marido eliminou 20 kg. Mas isso foram em 6 meses. Estou escrevendo isso, que como profissional da área tenho lido muitos questionamentos de gente DESESPERADA em emagrecer, tomando medicações que só enganam seu organismo e mente. Tenham paciência. O emagrecimento quanto mais lento, mais duradouro é, evitando efeito sanfona. Hoje, como treinamos mais de uma hora - 6x por semana- voltamos a comer carboidratos no período da manha ( quando treinamos), mas limitados a frutas e cereais integrais ( fazemos os nossos pães e bolos em casa), e o emagrecimento tem seguido mesmo de forma mais lenta, mas de um forma que temos a certeza que poderemos seguir pelo resto da vida. Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  123. Muito bem, PARABÉNS. Sugiro abandonar os cerais integrais e trocá-los por frutas, batata doce, até mesmo arroz, qualquer coisa que não contenha glúten. Leiam o livro Barriga de Trigo. É muito importante.


    Em 3 de julho de 2013 11:05, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  124. Temos tentado eliminar ao máximo o glúten... basicamente só o comemos por causa da aveia - o trigo como fazemos os nossos pães, usamos em pequena quantidade, em alguns casos temos até nem usado. A dificuldade maior é que no Rio Grande do Sul, em especial aqui em Caxias do Sul, é dificil encontrar os substitutos, e fazer as substituições é bem difícil. As receitas de sucesso eu inclusive posto no meu blog!

    ResponderExcluir
  125. Uma alternativa é NÃO usar substitutos e mudar o hábito de comer pão. Manda um e-mail pra Polyana (nutripaleo@gmail.com) q ela te manda receitas sem glúten. Glúten é uma situação em que mesmo pouco é problemático.
    Em 03/07/2013 11:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  126. Obrigada por me responder Dr Souto. Eu vou parar com o Lystate. Outra dúvida, os chás que citei posso tomá-los certo? Chá de Hibisco e Chá de Oliveira.Vou fazer outros exames para a Tireoide que serão decisivos para um excelente tratamento. Com tudo controlado e com a dieta paleo, tenho certeza que agora eu elimino peso. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  127. Dear Doc Souto!
    Comecei a fazer a dieta Paleo há uma semana, por indicação do Dr. Alvaro Pacheco, de Curitiba.
    Os primeiros dias de abstinência foram tensos, mas estou aqui, firme e forte e com 4Kg a menos!
    O
    que gostei muito e que me tem instigado, é pesquisar e criar novos
    pratos que sejam estremamente saborosos e se encaixem no que é
    permitido!
    So far, so good!
    Tenho minha fan page no Facebook e um canal de culinária onde postei pela primeira vez uma receita low/zero carb: Pizza de Atum com "Massa" de Brocolis! http://www.youtube.com/watch?v=LEQ5MeWhLdg
    Estou bolando mais receitas, porém, como sou novo no assunto, gostaria de obter mais fontes do que está permitido ou não.
    No domingo próximo, entra o vídeo Crepes Zero Carboidratos! SENSACIONAL!
    Um abraço, e obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  128. Ótimo. Dê uma olhada neste site: primalbrasil.com.br

    Há, nos EUA, MUITOS livros bons de receitas páleo que vc pode comprar na Amazon.


    Em 5 de julho de 2013 00:04, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  129. Dr Souto Boa Noite!
    Não encontrei nenhum assunto sobre a dieta low carb e hipotireoidismo???
    O sr sabe onde posso encontrar algo para me informar melhor?
    Grata

    ResponderExcluir
  130. http://www.marksdailyapple.com/hypothyroid/

    http://chriskresser.com/thyroid
    Em 06/07/2013 22:59, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  131. gostaria de saber sua opinião sobre o dia livre, ou dia do lixo? Você recomenda faze-lo?

    ResponderExcluir
  132. Boa noite Dr. Souto!

    Descobri hj esta dieta low-carb, através do site emagrecer de vez, do Rodrigo, estou atordoada com tantas informações! À anos vivo de dieta, já cheguei perder 26 kg,mas eles sempre voltam!!Hj tenho 31 anos, com 1 filha, desde da adolescência, vivo o tal "efeito sanfona", achei até q poderia ser problema hormonal, pois fui uma criança magricela! Passei o dia inteiro lendo sobre o assunto, e apesar de ter me assustado com a ausência de carboidrato, gostaria de tentar, mas já li tanta coisa e ñ encontro sugestão de cardápio, achei um, mas está em desacordo com o q o senhor diz, foi no site de uma revista! Se puder me ajudar, serei eternamente grata!

    ResponderExcluir
  133. Olá Gleice.

    isso de cardápio não é bem a proposta! Leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    ResponderExcluir
  134. Obrigada Patrícia! Vou olhar, como disse estou ainda tentando entender melhor a vida low-carb!

    ResponderExcluir
  135. Olá Camila! Pelo jeito vc sofre bastante com problemas psicológicos. Eu tb tenho transtorno de ansiedade e sei que me dificulta um pouco a perda de peso. Meu caso não é grave, graças a Deus preciso perder poucos quilos, no entanto eu sempre pesquiso a respeito disso e encontrei uma vez um site legal sobre terapia on-line. Eu não sei se é bom, mas como vc não sai de casa pode ser uma ajuda. Veja se vc se interessa http://www.pensemagro.com.br/

    ResponderExcluir
  136. No começo é assim mesmo Gleice! Explore bastante o blog. Quanto mais a gente lê, mais fácil fica.

    Use tbm a ferramenta de pesquisas no alto a direita 'Pesquisar este blog' e bons estudos!!

    ResponderExcluir
  137. Olá Paula, acho que vc entendeu errado. Não tenho problemas psicológicos tenho hipotireoidismo, vc sabe o que é?
    Não preciso de terapia!!!! Já estou emagrecendo e perdendo medidas também. Onde vc leu que eu não saio de casa???? saio de casa qd preciso ir a um banco, supermercado e etc...meu trabalho é em casa, tenho uma loja virtual. Obrigada pela sua ajuda.

    ResponderExcluir
  138. Paula!!!! Acho que você não entendeu a postagem da Camila, ela não tem problemas psicológicos e sim hipotireoidismo!!!!! Alé do que não a vi dizendo que não sai de casa!!!

    ResponderExcluir
  139. Olá, gostaria de compartilhar com vcs que depois de 5 dias de dieta eu eliminei 1,3 kgs e 5 cm de circunferência abdominal. estou bem confiante que vou conseguir chegar onde eu preciso por conta da minha saúde!

    ResponderExcluir
  140. Vixi!!! Acho que confundi os post's. Me desculpa. Sucesso e parabéns. Foi mal...

    ResponderExcluir
  141. 22 de julho comecei a dieta paleo.

    ResponderExcluir
  142. Se vc. vivesse no polo norte talvez tivesse de correr atrás de um urso com faca e garfo na mão,senão morria de fome.

    ResponderExcluir
  143. Boa noite Dr. Souto. Estou tomando amoxilina 500. Terei que tomar durante dez dias. \Gostaria de saber se esta medicação pode atrapalhar minha dieta?

    ResponderExcluir
  144. Bem pensado... vou excluir o polo norte dos destinos provàveis para as minhas pròximas fèrias...

    ResponderExcluir
  145. Tome um probiótico junto e depois - aliás, por uns 30 dias.


    2013/7/26 Disqus

    ResponderExcluir
  146. Tipo Yakult ? Onde vejo quais? Tomar uma x ao dia, por 30d? Nunca usei. Lhe agradeço, desde já, a atenção.

    ResponderExcluir
  147. Tem muita sorte em viver num País tropical cheio de muita fruta saborosa.

    ResponderExcluir
  148. Gosto muito do livro (O MACACO OBESO),de José Enrique Campillo Alvarez, ajuda-nos a elaborar a nossa futura dieta personalizada.

    ResponderExcluir
  149. eu nao moro mais no Brasil!! Moro na Italia e aqui nao tem a minha fruta preferida, que è o maracujà...

    ResponderExcluir
  150. Não, tipo Lactofos ou Probiatop, compra-se na farmácia. Iogurte feito em casa também ajuda


    2013/7/27 Disqus

    ResponderExcluir
  151. Ilha da Madeira,onde eu vivo,há maracujá roxo em grande quantidade.

    ResponderExcluir
  152. Estou completando 3 semanas de mudança alimentar e ainda não vi diferença na balança, pórém a disposição e bem-estar físicos são impressionantes. Muito animador!

    ResponderExcluir
  153. Mauro Palhares Junqueira Leite29 de julho de 2013 23:32

    Fantástico> Dieta cetogênica cura câncer:http://www.youtube.com/watch?v=dHng1zcuDJI

    ResponderExcluir
  154. A ausência de grãos inclui tb a eliminação de feijão, grão-de-bico, lentilhas, etc.?

    ResponderExcluir
  155. Bom texto sobre os assassinos brancos.. http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/ultimas/uso-de-produtos-refinados-aumenta-risco-de-doencas-diz-especialista/

    ResponderExcluir
  156. Sim N Marion.

    "Quanto ao feijão, bem, embora tenham proteínas, são 3/4 carboidratos e, como toda a leguminosa (incluindo soja e amendoim), contém lecitinas que alteram a permeabilidade intestinal (não tanto quanto o glúten). Assim, também sugiro o uso apenas esporádico, se fizer questão de consumir."

    "O que me incomoda nos legumes (coisas que crescem em vagens, como soja por exemplo), além dos carbs, não é o fitato, e sim as lecitinas que podem provocar alterações na permeabilidade intestinal, à semelhança do que acontece com o glúten (que é, na
    verdade, uma lecitina do trigo)."

    ResponderExcluir
  157. Se a ciência é a "estética do pensar humano", então por que parar de pensar "lindamente" e retroceder antes dela?
    Ciência se combate com ciência!

    ResponderExcluir
  158. Olá Dr. Tenho uma duvida, estou tomando shake da herbalife, e eles dizem que a composição deles é mais proteína do que carboidratos, mais como estou querendo seguir este tipo de alimentação agora e quero fazer certo para ver resultados, eu gostaria de saber se eu posso continuar tomando os shakes ou não ? Aguardo Obrigada

    ResponderExcluir
  159. Shake da Herbalife não muge, não bale, não cacareja, não nada nem faz fotossíntese. Ou seja, não é comida.
    Em 05/08/2013 11:22, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  160. Ok Dr. vou parar com os shakes então! tenho mais uma divida, posso comer castanhas entre as refeições?

    ResponderExcluir
  161. Pode sim, essas são comida de verdade
    Em 05/08/2013 11:43, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  162. Dr. tem algum limite/quantidades em que posso ingerir as castanhas?

    ResponderExcluir
  163. Sugiro não passar de 50g por dia. No máximo 100g.


    2013/8/6 Disqus

    ResponderExcluir
  164. Essa postagem foi feita por um nutricionista em um site sobre corrida: http://suacorrida.com.br/blog/no-tempo-das-cavernas/



    Apesar dele não concordar com alguns pontos (como alto consumo de carnes e jejum prolongado) concorda com outros. Já é uma grande coisa!

    ResponderExcluir
  165. ferreira margarida25 de agosto de 2013 12:53

    oi gente posso comer tripa pè e orelha de porco?????????? obrigada

    ResponderExcluir
  166. Sim


    2013/8/25 Disqus

    ResponderExcluir
  167. Roberta Evangelista25 de agosto de 2013 21:02

    Olá Dr. Souto, criei um blog sobre a introdução da dieta Paleolítica na alimentação do meu filho autista eu gostaria de sua autorização para disponibilizar essa sua postagem numa página do blog.
    Obrigada!!!

    meu blog é novo!!

    http://autismo-dieta-paleo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  168. Claro, Roberta, apenas indique a autoria, ok?

    Grande abraço, e felicidades!!


    2013/8/25 Disqus

    ResponderExcluir
  169. Olá, Dr. Faço paleo há 45 dias e se foram 11 kilos. É a melhor dieta que já fiz na vida. Me sinto mais disposta, não tenho mais as sonolências que tinha pós refeições, não tenho mais compulsões por alimentos, doces, etc. Não tenho mais ansiedade e me controlo muito melhor na TPM, que deixa qualquer mulher mais voraz. A saciedade é tamanha que chego a ficar de jejum de vez em quando, sem perceber. Me alimento basicamente de proteínas e vegetais permitidos, de vez em quando coloco um queijinho na minha salada. Diminuí naturalmente o sal ( que amava e abusava antes ) , tomo muito líquido o dia todo. Inclui como exercício, pedaladas de 20 minutos todas as manhãs, com folgas de vez em qdo. Nunca me senti tão serena sem remédios. Descobri que são os carbos que causam esta compulsão, esses ataques de ansiedade que me fizeram engordar a vida toda. Agradeço à minha irmã, thriatleta, que me ensinou esta dieta. Dr. ela emagreceu e melhorou sua performance esportiva com a dieta Paleo e comprovou através de exames a efetividade da dieta contra o colesterol. Eu sempre tive o colesterol no nível limítrofe e ultimamente estava com o triglicérides alto. Vou fazer meus exames em breve e enviarei a este blog que me inspirou a conhecer e me incentivar na dieta.
    Merry / Santos-SP

    ResponderExcluir
  170. Ah, outra coisa: tenho hérnia de hiato e sofria com azias frequentemente. Dei adeus aos anti-ácidos e pantoprazóis da vida.

    ResponderExcluir
  171. Tenho uma dúvida, poderei seguir essa dieta para a vida toda, sem qualquer dano a minha saúde? adorei a matéria está de parabéns..

    ResponderExcluir