sábado, 17 de dezembro de 2011

Por que a gordura se acumula em locais específicos?

Se o motivo do acúmulo de gordura fosse apenas comer demais, por que a gordura se acumula em locais diferentes? Por que algumas pessoas acumulam gordura na barriga, e outras no quadril? Por que algumas mulheres acumulam mais gordura no seios embora mantenham o resto do corpo magro? Por que comeram demais? Então por que não são obesas? Por que comeram pouco? Mas para acumular gordura nas mamas, por definição tiveram de comer mais do que gastaram, por meses. Simplesmente contemplar estes paradoxos já deveria ser suficiente para concluir-se que o acúmulo de gordura não pode ser causado pelo excesso de comida.

Um Zebu tem uma corcova, denominada popularmente de "cupim", composta de gordura. É evidente que o animal precisou comer mais calorias do que gastou a fim de criar uma estrutura com vários quilos de gordura. Mas outra raça de gado, por mais capim que coma, não desenvolverá esta corcova. Por quê?

Há mecanismos regulatórios que determinam o acúmulo (ou não) de gordura em alguns locais específicos e não em outros. Tendo havido o desvio de calorias para o acúmulo de gordura em determinada localização, o animal (e a pessoa) será compelida a comer mais para repor as calorias gastas neste processo. Mais uma vez, voce pode alimentar um boi o quanto você quiser, mas ele não criará uma corcova se não for um zebu. Mas, para criar uma corcova, será necessário comer mais. Mas comer mais não é causa do surgimento da corcova. Evidentemente, é apenas uma consequência.

50 comentários:

  1. I hаve ѕmokеd cіgaretteѕ
    on and off ѕince і havе ωaѕ about
    Twelvе. Gаve uρ 2 tіmes οnce for 4 уеars and onсе foг
    15 yeaгs! Stаrted smοking once mοre 3 yеars baсκ and haνe dіslіked myself each ԁау for doing thiѕ.


    Here is my web pagе: green Smoke Discount code

    ResponderExcluir
  2. I all the time used to studу article in news papеrs but nοw aѕ I аm a user of web theгefore from now Ӏ am using net foг articles, thanks to
    web.

    My site :: wiki.i-rpg.net

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Dr. Souto. Gostaria de saber se tem alguma forma de emagrecer uma parte específica do corpo. No caso a minha "corcova" fica na barriga. Eu emagreci 14kg com Atkins, estou com o corpo magro, porém minha barriga ainda acumula muita gordura. Existe alguma alimentação especial ou exercícios que pudesse ajudar no meu caso? Faço a dieta a 7 meses e não pratico esportes, mas agora quero manter como estilo de vida a dieta low carb para manter o peso. Grata

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila.


    Isso acontece! tente procurar uma esteticista que trabalhe com ultrasom, modeladora, mantus, etc. Se sua gordura localizada for pouca como diz, resolve!


    Vc consome soja e outros grãos? Mesmo em forma de PIS, ela tbm costuma inchar bastante, e as vezes o que vc acha que é gordura, são gazes, e inchaço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo retorno Patrícia. Praticamente não como nenhum grão, no máximo uma ou 2 vezes por mês em alguma receita. Qualquer coisa eu fico bem inchada, mas me refiro a gordura localizada mesmo, pretendo emagrecer mais uns 2kg, não quero ficar magrela, mas minha barriga não combina com o resto do corpo... hehh. Vou tentar então massagem, esses outros tipos de procedimentos devem ser caros. Grata

    ResponderExcluir
  6. Camila, esses procedimentos costumam ser o mesmo preço da massagem! Mas procure no google "auto massagem para drenagem". No youtube tem vídeos que nos ensinam a fazer em casa.

    ResponderExcluir
  7. Camila: acho que só plástica mesmo!


    Em 29 de maio de 2013 15:21, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  8. Oi...já passei por isso...magra e com o abdômen saliente. Fui a uma nutri que além de passar uma dieta restrita prescreveu uma formula com Pholia Magra, Casca de laranja amarga e farinha de feijão branco. No seu caso que adota um estilo paleo quem sabe pode usar alguma erva que não interfira na sua dieta?

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela dica, mas eu tenho mais medo da cirurgia do que da barriga... hehe, vou continuar tentando, diminuir mais uns 3kg e fazer as drenagens, quem sabe amenize um pouco, mas com o meu tipo de corpo solucionaria mesmo só com a lipo :(

    ResponderExcluir
  10. Não acredito que esta seja a única opção. Vc deve ter chego na homeostase. Recomendo que aumente a massa magra e para isso vc precisa de estímulos físicos mesmo e alimentação com bastante proteína. O aumento de músculos irá exigir maior gasto calórico, seu corpo irá gradativamente queimar essas gorduras se seguir as dicas de alimentação do Dr Souto . (low carb, etc). Comigo deu certo.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela dica Thiago, continuo a dieta já emagreci 16kg, a barriga diminuiu mas ainda é o mais evidente, digamos assim. Vou começar com os exercícios e depois te conto o resultado. Bom saber que deu certo com você. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá, Camila. Também estava na mesma que você. Minha barriga sempre foi minha corcova..rs. Mas, comecei a praticar musculação, fazia aeróbico (esteira + transport) e via que a barriga não sumia. Até que descobri os exercícios Hiit (tipo Insanity, T25, P90X...). Você encontra grupos no Facebook onde pode baixar esses treinos. Minha pança secou 3 cm em 2 semanas. Pode parecer pouco, mas pra quem não conseguia nada suando na esteira...! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela dica Gabriele, 3 cm é ótimo para uma barriga que não se mexe... heheh, já li algo sobre o Hiit, vou procurar os grupos. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Patricia eu costumo sempre cozinhar com óleos tipo girassol,canola,porque me disseram que o azeite não pode ser muito aquecido,no caso de frituras,ou mesmo fritar os temperos dizem que isso não é bom,o que vc me diz sobre isso?outro dia quase comprei no mercado banha para fazer as vezes do óleo,só que é aquela barra grande e li atras que deve ser consumida em até trinta dias,com certeza eu não consiguiria consumir aquela banha toda nesse tempo,pois uma lata de óleo pra mim dura mais de um mes,como vc faz se cozinha com banha?e para emagrecer tem de consumir só 20g de carb?quanto seria isso?quando consumo feijão ou lentilha sem o arroz também estou consumindo carboidratos?

    ResponderExcluir
  15. Bote todos esses óleos no lixo. A banha dura pra sempre (vários meses), independentemente do que diz na embalagem, e ao contrário desses óleos poliinsaturados que vc vem usando, que se oxidam assim que expostos ao oxigênio, tornando-se ainda mais prejudiciais com o passar de cada dia. Procure no YouTube o Dr Lair Ribeiro falando sobre isso.
    Em 16/08/2013 02:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Dr Souto, Essa dieta costuma prender o intestino? Caso sim, o que devo consumir para regular? CAso seja só um período de adaptação, qto tempo demora? Sempre tive intestino preso, mas agora está pior e tenho evitado comer mamão todos os dias....

    ResponderExcluir
  17. Olá Tatiana.

    Vários comentários sobre o assunto:

    Intestino preguiçoso na Páleo / LCHF pode ser vários fatores: Pouco sal, pouca água, falta de boas gorduras. Olhe estes comentários do Dr. Souto: "Pode comer abacate todos os dias.

    Além disso, compre um bom probiótico (p.ex. Probiatop), misture com iogurte natural feito em casa ou batavo integral natural e umas 3 ou 4 colheres de sopa de linhaça moída, por 1 mês."
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html#comment-982145365

    O que precisa mudar é a flora intestinal (acostumada com açúcar, fica escassa quando muda a dieta). Minha sugestão é, além do que disse a Patrícia: Iogurte natural feito em casa (pois tem lactobacilos vivos). Linhaça moída na hora (compre um moedor de café, e moa um belo punhado de cada vez)

    Um bom probiótico (tipo Probiatop)

    Misture tudo, 2x ao dia, até regularizar, e depois 1x ao dia por 1 mês.

    Se precisar de um laxante em algum momento, use a lactulona, que é pré-biótica (serve de alimento aos probióticos)"
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html#comment-967918152

    "Precisa adaptar a flora intestinal. Faça o seguinte: compre um bom probiótico na farmácia, tome todas as noites misturado em um iogurte natural (feito em casa ou Batavo natural integral) com farinha de linhaça. Isso mais uns abacates. E não economize no sal. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html#comment-966404594

    "Yakult de supermercado é puro açúcar.

    Leia esta postagem:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

    Minha colaboradora Patricia Ayres faz Yakult em casa:

    "Sou adepta dos probióticos. Penso que a melhor opção é fazer o iogurte ou yakult em casa. O yakult principalmente porque não existe esse tipo de probiótico sem açúcar e com gordura no mercado. Todos são feitos com leite parcialmente desnatado ou desnatado e açúcar. Nesta postagem
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

    ensina a fazer o iogurte caseiro. Lembre de usar sempre o leite INTEGRAL de boa qualidade. Para o yakult é só substituir o iogurte por 2 yakults (ou actimel). Se a lactose for fermentada já é considerado LC, pois os lactobacilos consomem o açúcar. Eu gosto de variar os 'bichinhos'. As vezes faço iogurte, as vezes
    actimel, as vezes yakult..."

    ResponderExcluir
  18. Geilton Barros de Lima17 de setembro de 2013 11:39

    Gostaria de saber se no inicio e normal a sensacao de enjou ou refluxo junto com o quadro de diarreia,minha esposa comecou esta dieta no dia 14,09,2013 e no 3*dia esta apresentando esses sintomas.ela comecou cortando draticamente carb,acucar,trigo ,porem estava consumindo ovos,carnes e vegetais e nao senttiu nada,mas quando usou banha pra fritar as coisas comecou a sentir os quadros acima.gostaria de saber sua opniao Dr.

    ResponderExcluir
  19. O corpo leva um tempo para se acostumar - vá mais devagar com a gordura

    Em 17 de setembro de 2013 11:39, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  20. Arthur eu acho muito mais gostoso do que o outro! Ele tem a gordura toda do leite e não tem açúcar.

    ResponderExcluir
  21. Que textura fica?


    Em 17 de setembro de 2013 15:10, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  22. Não conheço! Qual a diferença?

    ResponderExcluir
  23. O iogurte grego é o iogurte natural 'dessorado'!
    É só colocar o iogurte natural em uma peneira forrada com um pano e deixar na geladeira de um dia pro outro. Pronto! Tem gente que faz em 'pequenas' doses usando o suporte de coador de café com o filtro de café. Eu prefiro coar logo um tanto, pq é delicioso e vai embora rápidim! Fica gostoso tanto como base pra patês (fica ótimo com zaatar, cebolinha e muito azeite) quanto como base pra doces.

    ResponderExcluir
  24. Fica tipo um patê mesmo Dr. Souto. Já comeu chancliche? É um pouco mais cremoso.

    ResponderExcluir
  25. Eu tentei com yakult e não deu certo...

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/09/2013 19:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  26. Interessante, vou tentar fazê-lo. :)

    Acabei de provar um iogurte que eu fiz, deixei 24h em repouso, mas não está quase nada azedo! Será que fermentou certo? Medo de estar tomando leite na colher...

    ResponderExcluir
  27. mas está pelo menos 'grosso'?

    ResponderExcluir
  28. vixi... colocou 2?

    ResponderExcluir
  29. 1 só. Mas vou continuar a fazer meu iogurte, q esse sempre dá certo!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/09/2013 21:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  30. Nunca achei que ia comprar Yakult de novo, mas ta aí um bom pretexto XD

    ResponderExcluir
  31. Geilton Barros de Lima18 de setembro de 2013 01:12

    Obrigado pela atencao Dr ,mas quando leio os artigos e comentarios agente acaba se empolgando e pensa logo em meter a cara na gordura kkk ou melhor dizendo a boca .Desde ja lhe agradeco muito

    ResponderExcluir
  32. Eu curto mais ainda o Actimel - menos doce e mais gordura! coloque 2 pra um litro de leite tbm. Acrescente essência de baunilha... hummmm!

    ResponderExcluir
  33. Dr. Souto, já fiz várias vezes e uma única vez deu errado... eu refiz o processo todo de novo com o mesmo leite e... deu certo! Ficou até mais grossinho do que o normal.

    ResponderExcluir
  34. Vou tentar, assim que for no mercado essa semana. Valeu pelas dicas :)

    ResponderExcluir
  35. Meu iogurte caseiro não ficou muito bom. Parece ter formado uma goma e não ficou tão azedo quanto eu esperava. Já com Actimel ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  36. tbm gosto demais do Actimel cazeiro!

    ResponderExcluir
  37. Patrícia, seria possível você passar suas receitas de iogurte natural e "Yakult"? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Olá Gabriela,

    aqui - http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/adocantes-e-rotulos.html tem um vídeo explicando como fazer o iogurte natural. Para o Yakult substitua o iogurte por 2 potinhos de Yakult ou Actimel.

    ResponderExcluir
  39. Oi Patrícia, não consegui achar o video no link que você me mandou. De qualquer forma, muito obrigada por responder.

    ResponderExcluir
  40. Aqui! http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

    ResponderExcluir
  41. Opa! Agora sim rsrs... Vou experimentar. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Isso não seria a coalhada seca muito apreciada na cozinha árabe?

    ResponderExcluir
  43. O meu rosto é bem rechonchudo, isso me incomoda de mais.

    ResponderExcluir
  44. A gordura saturada gera a mesma redução de cintura que a mono e a poli-insaturada?

    ResponderExcluir
  45. A poliinsaturada (ômega 6, óleos de sementes) engorda, favorece inflamação e gordura no fígado. As outras colaboram para a perda de peso e para a saúde.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/12/2013 22:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  46. Há necessidade de suplementação de ômega-3?

    ResponderExcluir
  47. Só se vc come poucos frutos do mar

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/12/2013 22:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  48. Dr Souto, fiz a dieta das proteínas consegui emagrecer bastante e perdi muita massa gorda. Entretanto, após 5 meses de dieta Dukan, ja na última fase da mesma, tenho sentido fadiga durante os exercícios físicos e uma estranha sensação de esvaziamento. Eu sinto muita fome e
    como toda hora mas tudo dentro do permitido. Meu medo de incluir a gordura é acabar aumentando muito a ingestão de calorias e engordar novamente. Não entendi ainda se a dieta está baseada no baixo consumo de carboidrato ou se é na associação do baixo carbo com alto índice de gordura. Ex. Dou preferência ao consumo de uma fruta somente ou seria melhor associa-la a uma fonte de gordura, como um creme de leite, por exemplo? Espero que possa me ajudar! Quero muito começar mas as dúvidas me impedem e tiram minha segurança...

    ResponderExcluir
  49. Olá Karinebss

    Dukan deixa com fome mesmo! Comer só proteína tbm não é efetivo. LCHF/páleo se baseia em alto consumo de gordura, médio de proteína e baixo de carbs. Comer frutas é sempre melhor com alguma gordura, mas se for abacate e coco não precisa se preocupar, são frutas com alto teor de gordura, as mais indicadas, muito saciantes.

    Contar calorias não adianta: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/o-grande-significado-de-apenas-20.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/falacia-original-tudo-depende-do.html

    Explore mais o blog! A caixa de busca do blogger está com problemas. Para pesquisar o Blog, vá no google, coloque sua palavra-chave, seguida de "site:lowcarb-paleo.blogspot.com" (sem as aspas).

    ResponderExcluir